Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Chá da folha de siriguela pode reduzir os sintomas da dengue

Tipo:

939041000.jpg

De nome científico spondiaspurpurea, a siriguela, também conhecida como ciroela, cajá vermelho e ameixa da espalha, é uma planta pertencente à família das anacardiáceas e tem origem na América Central e na América do Sul, sendo facilmente encontrada em São Paulo e no Nordeste do Brasil.


A planta é considerada de porte médio atingindo em torno de sete metros de altura, com ramos que crescem rentes ao solo e folhas compostas. Seu fruto tem sabor bastante adocicado e coloração entre amarelo e vermelho quando maduro.

Benefícios e propriedades da siriguela

Diurética e energizante, a planta siriguela atua no alívio de espasmos, no tratamento de queimaduras, limpeza de feridas, inflamações, fases, febre, diarreia entre outros sintomas.

Por ser rica em vitaminas A, B e C, assim como altos teores de cálcio, ferro e fósforo, a planta ajuda ainda no tratamento da anemia e ajuda a fortalecer a imunidade do corpo. Rica em antioxidantes, atua ainda no combate a ação dos radicais livres e no combate ao câncer.

A planta também é rica em fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal e reduzir as taxas de colesterol. Essas propriedades e benefícios são encontrados tanto nas folhas quanto no fruto, que pode ser consumido em sua versão natural, como suco e doces.

Chá de siriguela para conter os sintomas da dengue

O chá feito com as folhas ajuda ainda a reduzir os sintomas da dengue, auxiliando durante o processo de tratamento da doença. Essa receita deve ser combinada ao suco de uva de forma a amenizar os efeitos sintomáticos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo aprovado por aqueles que experimentaram.

Uma das pacientes que experimentaram a receita para tal finalidade foi a professora Dejanira Franceschi de Angelis, que é docente no Departamento de Bioquímica e Microbiologia do Instituto de Biociências da Univesrsidade do Estado de São Paulo (Unesp), em Rio Claro, quando contraiu a doença.

Segundo ela, ao tomar a mistura, a mesma sentiu uma melhora nas dores corporais e mal-estar, sintomas típicos da dengue. Ela, entretanto, é bastante categórica ao afirmar: não existe comprovação científica quanto aos efeitos do chá no tratamento da dengue, e cada pessoa reage de uma forma, podendo ou não ter efeitos positivos com o consumo.

Atenção

É importante também ressaltar que mesmo usando o chá, não se deve interromper o tratamento indicado pelo médico, pois este atuaria somente como um complemento, e não um substituto.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

Estes-pontos-fazem-milagres-pela-tua-saúde
Estes pontos fazem milagres pela tua saúde! Aprende a usá-los e vais te surpreender com o resultado!

Esta técnica surpreende qualquer pessoa com os resultados, pois faz maravilhas para...

ácido-úrico-500×325
Como reduzir os níveis de ácido úrico?

As dietas hiperproteicas que são usadas para perder peso podem resultar em...

477f3205b55c59a5310c9557fd1e5761.jpg
Gelado de Brigadeiro Branco com frutas.

Está em dúvida do que servir como sobremesa? Não quer muito trabalho,...

1098272_651494698193977_1500175587_n
Bolo de fubá cremoso com queijo

É dica deliciosa para o café da manhã!

Deixe seu comentário

X