Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Melhores petiscos para cada tipo de cerveja: saiba quais são eles

Tipo:

copos-cerveja-aperitivo-0916-1400×800

Assim como acontece com os vinhos, determinadas comidas harmonizam melhor ou pior dependendo do tipo de cerveja. Por exemplo, na hora de comer, há sabores que combinam mais quando for apreciar uma Lager, Witbier ou Golden Ale. Saber como harmonizar o prato também ajuda a intensificar as notas do estilo da cerveja. Principalmente, as de puro malte como é o caso das cervejas artesanais.


Como harmonizar cerveja com comida
Thomé Calmon, um dos sócios da cervejaria artesanal pernambucana DeBron Bier, fala sobre cinco tipos de cerveja e como combiná-las com os melhores petiscos. “A Lager é uma cerveja de sabor mais suave e de baixo amargor, que agrada o paladar mais sensível. Já a Witbier tem um sabor ainda mais suave que o da Lager, por possuir cascas de laranja e sementes de coentro, sobressaindo o gosto frutado que dá muita refrescância”, diz. A Golden Ale é mais forte das três, segundo o especialista, tanto em teor alcóolico quanto em amargor, pois possui um fermento especial em sua composição. “De espuma densa e cremosa, ela possui coloração dourada e sabor intenso”, esclarece. Veja sugestões:

Lager
As cervejas de tipo Lager harmonizam muito bem com queijo fresco, frituras, peixes e frutos do mar e aves. No caso dos peixes e frutos do mar, é preferível o camarão, lula, mariscos e peixes brancos. Já no caso das aves, o mais indicado é o frango grelhado ou assado, mas com tempero suave. E os melhores queijos para esse tipo de cerveja são os macios, como brie.

Witbier
Por ter um sabor suave, alimentos com sabor forte podem sobressair o sabor da Witbier. Para harmonizar escolha frutos do mar como mexilhões que combinam perfeitamente, assim como sushi e peixes, a exemplo o linguado. Comidas leves como saladas e risotos também são ideais. Para uma tábua de frios, opte por queijos como brie, camembert, ricota e até o queijo de cabra.

Golden Ale
As cervejas Golden Ale ficam muito bem com queijos que possuem um sabor mais forte como Gruyère e Gouda. Para os frutos do mar, lagosta e camarão combinam muito bem, assim como sushis e sashimis. Todos os tipos de carne harmonizam bem inclusive os mais intensos como ovelha e cordeiro, principalmente quando bem apimentados.

IPA
Para a Pale Ale a sugestão são os queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, e os queijos duros, como cheddar e grana padano. Os sanduíches condimentados e picantes são os destaques de acompanhamento para esse tipo de bebida. Camarão, lula, mariscos e bacalhau são os ingredientes do mar que mais harmonizam. E, para quem gosta de doce, a pale ale combina com bolos de cenoura e laranja.

Weiss
Harmoniza bem com queijos embutidos e queijo de cabra, tábuas de frios e outras comidas de boteco. Para quem gosta de petiscar mais leve, cai bem com uma salada caprese, caesar salad, pratos leves da culinária japonesa, como o sashimi. Também combina muito bem com comida mexicana, pela carbonatação e acidez, assim como é com massas recheadas, como o ravióli.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

7 erros que estão impedindo você de perder barriga
7 erros que estão impedindo você de perder barriga

Especialistas em nutrição e fitness reuniram para a revista “Cosmopolitan” sete hábitos...

827543000.jpg
Muito barulho pode ser prejudicial e causar perda auditiva

Nossas células nervosas sofrem com o barulho extremo e, como consequência, pode ocorrer...

946247_10151710093360479_1785071046_n
Banana com Peito de Peru e Queijo

Inove suas refeições, Banana com Peito de Peru e Queijo, que tal?

954627_10151621266010479_1723209455_n
Peixe assado com manteiga de ervas

Não há quem resista a essa deliciosa e saudável iguaria!

Deixe seu comentário

X