Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Diga adeus à gota com este potente tratamento natural

Tipo:

gota

Como falamos, a gota surge por causa do acúmulo de ácido úrico nas articulações, e este acúmulo ocorre principalmente por causa da alimentação.


Nosso corpo produz ácido úrico quando quebra purinas, substâncias encontradas naturalmente em nosso organismo e também em alguns alimentos, como carnes e frutos do mar. Além disso, elas também estão presentes em bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, e bebidas ricas em frutose.

Normalmente, o ácido úrico se dissolve no sangue e é eliminado através da urina. Entretanto, se o corpo o produzir em excesso ou os rins não conseguirem excretá-lo, ele pode se acumular nas articulações e causar a gota.

É importante lembrar que pessoas com sobrepeso possuem uma probabilidade maior de desenvolver a doença.

Como identificar um caso de gota? Estes são os principais sintomas:

Dor intensa nas articulações (pode ocorrer nos pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos, mas é mais comum no dedão do pé)

Desconforto constante
Inflamação e vermelhidão aparentes
Inchaço e sensibilidade elevada na região
Capacidade de movimentação limitada
Os ataques podem durar alguns dias ou até semanas antes que a dor vá embora por completo. Mesmo que a dor passe sozinha, é importante procurar um médico, pois o acúmulo de ácido úrico pode prejudicar as articulações.

Como tratar a gota

O tratamento convencional para a gota geralmente envolve medicamentos para aliviar os sintomas e, principalmente a dor. A automedicação não é recomendada; fale com o seu médico para entender qual é a melhor solução para o seu caso específico.

Outras recomendações incluem usar gelo para reduzir o inchaço na área afetada e descansar a articulação inflamada, evitando ao máximo forçá-la.

A longo prazo, se os ataques de gota forem recorrentes e constantes, é importante tentar reduzir a produção de ácido úrico. Isso pode ser feito através de uma alteração nos hábitos do dia a dia. É importante manter uma alimentação saudável e balanceada e evitar a ingestão de alimentos ricos em purinas, como carnes, alguns peixes e o álcool, especialmente a cerveja.

Além disso, pratique atividade física com regularidade. Se você estiver acima do peso, saiba que perder alguns quilos e chegar a um peso saudável também pode ajudar a reduzir os casos futuros.

Estes conselhos gerais costumam ser eficazes, mas além deles queremos revelar também um tratamento complementar e natural para aliviar a dor e prevenir futuros casos de gota.

Tratamento natural para a gota

Este remédio natural combina ingredientes com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, e é muito eficaz para tratar a gota sem causar efeitos colaterais indesejáveis.

Ingredientes
1 xícara de suco de cereja
1 abacaxi
1-2 colheres de cúrcuma
2,5 cm de raiz de gengibre ou 1 colher e meia de gengibre em pó
Mel

Como preparar?

Descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Coloque no liquidificador e bata bem até formar um purê.
Acrescente o suco de cereja, a cúrcuma e o gengibre e bata tudo até obter uma textura homogênea.
Coloque a mistura em um frasco de vidro hermeticamente fechado e mantenha na geladeira durante 10 dias.
Depois de passado este tempo, agregue o mel (opcional) para obter um sabor um pouco mais agradável, alterando um pouco o gosto do gengibre e da cúrcuma.
Esta bebida pode ser armazenada por até um mês na geladeira, sempre que se mantiver em um frasco ou garrafa bem fechada. Para obter melhores resultados no tratamento da gota, é importante tomá-la todos os dias.

Não se esqueça de combinar este remédio natural com as outras recomendações sobre as quais falamos para tratar a gota. Com os hábitos certos, será possível se livrar da doença antes do esperado.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X