Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Conheça as saladas de frutas lights

Tipo:

684954865.jpg

As frutas são fundamentais em uma dieta saudável e balanceada, fornecendo diversas vitaminas e outros nutrientes e benéficos para o nosso organismo. Doces, aromáticas, saborosas e suculentas, elas permitem várias combinações e podem ser consumidas no café da manhã, após o almoço, no lanchinho da tarde ou até mesmo antes de dormir.


Uma das maneiras de aproveitar os benefícios das frutas é por meio do preparo das saladas de frutas, entretanto, é preciso ter atenção, pois apesar de serem saudáveis, as frutas têm calorias e são ricas em carboidratos.

Benefícios das saladas de frutas

A salada de frutas é uma opção mais saudável para saciar a vontade de consumir doces, pois uma taça de aproximadamente 250 gramas fornece em média 131 calorias, dependendo da fruta e dos seus “acompanhantes”. Leite condensado, creme de leite e chantilly são os acompanhamentos mais utilizados. Mas, se você quer aproveitar os benefícios das frutas sem extrapolar as calorias necessárias, opte por acompanhamentos saudáveis, como o próprio suco da fruta, mel, linhaça, aveia, granola e iogurte.

Protege contra o envelhecimento precoce

Devido à sua ação antioxidante, as frutas auxiliam no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de diversas doenças. Além disso, estes alimentos são fontes naturais de vitaminas A, C e E, que também agem na proteção contra o envelhecimento precoce das células.

Ajuda no funcionamento adequado do organismo

As vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos presentes nas frutas são importantes para o aparelho digestivo e o funcionamento adequado do organismo em geral.

Combate a depressão e o estresse

As pessoas que sofrem com estresse e/ou depressão podem ter deficiência de vitaminas A e C no organismo, nutrientes que podem ser encontrados na laranja, manga e banana.

Combate a retenção de líquidos e celulite

As enzimas de ação anti-inflamatória presentes no abacaxi funcionam como diurético, combatendo a retenção de líquidos e o aparecimento da celulite. Já a maçã é uma boa fruta para eliminar as toxinas do corpo.

Receitas de saladas de frutas lights

Salada de frutas com aveia

Ingredientes:

– Meio mamão papaia;
– Meio melão;
– 1 banana;
– 1 maçã;
– 10 morangos;
– 1 xícara de aveia em flocos;
– 2 potes de iogurte desnatado;
– Açúcar mascavo a gosto.

Modo de preparo:

Corte as frutas em cubinhos, junte-as e depois reserve. Em seguida, misture os potinhos de iogurte com o açúcar mascavo e também reserve. Posteriormente, coloque as porções das frutas picadas em pequenas taças e, em seguida, as cubra com iogurte. Finalize polvilhando a aveia. Esta salada de frutas rende seis porções.

Salada de frutas com laranja

Ingredientes:

– Banana;
– Mamão;
– Maçã;
– Laranja;
– Suco de laranja.

Modo de preparo:

Corte as frutas em quadradinhos e coloque-as em um pote. Depois, acrescente suco de laranja na mistura. Para o consumo, divida a porção de acordo com as necessidades calóricas da sua dieta.

Se quiser, acrescente outros complementos saudáveis, tais como: chia, amaranto, quinoa e iogurte.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X