Arritmia cardíaca: sintomas e consequências
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A arritmia cardíaca é uma doença caracterizada pela irregularidade dos batimentos cardíacos. Esta irregularidade pode ocorrer de algumas formas diferentes: se o coração bate mais rápido do que o normal, trata-se de taquicardia, e se o coração bate mais lentamente do que o normal, o caso é de braquicardia.
Um paciente pode ainda apresentar batimentos cardíacos irregulares, que não seguem um padrão específico e podem variar entre mais rápidos ou mais lentos do que o esperado.
A arritmia costuma ser consequência de algum problema no sistema elétrico do coração, e há diversos fatores diferentes que podem ser considerados causas do problema:
A arritmia pode ser silenciosa e existem muitos casos nos quais os pacientes não apresentam nenhum sintoma. A condição pode ser descoberta através de um exame regular, antes mesmo que percebamos alguma alteração nos nossos batimentos.
Por outro lado, mesmo que o paciente experimente sinais e sintomas relacionados à arritmia, não necessariamente significa que se trate de um problema sério.
Entre os possíveis sintomas estão os seguintes:
Se você sentir algum dos sintomas mencionados acima, procure um médico para fazer um exame específico e tentar detectar a arritmia cardíaca. Um eletrocardiograma (ECG), exame que mostra a representação gráfica da atividade elétrica do nosso coração, é capaz de identificar a condição.
Uma vez que o tipo específico de arritmia for identificado, será definido o melhor tratamento para cada caso. Há condições que não requerem tratamento, e outras podem ser tratadas com medicação, mudanças no estilo de vida e, em última instância, alguns tipos específicos de cirurgia cardíaca.
Além disso, adotar alguns hábitos saudáveis é fundamental para prevenir e tratar a arritmia:
Adotar estes hábitos e fazer uso da medicação adequada são estratégias essenciais para tratar com sucesso a arritmia cardíaca. Mesmo que ela seja inofensiva na maioria dos casos, é fundamental ir ao médico e dar a esta condição a atenção que ela merece, já que o quadro pode evoluir para problemas mais sérios.
Algumas das complicações que podem surgir a partir da arritmia cardíaca incluem insuficiência respiratória, angina, caracterizada por uma dor muito intensa no peito, ataque cardíaco ou infarto, AVC (Acidente vascular cerebral) e até morte súbita.
Certamente apenas um pequeno percentual das arritmias evolui para quadros tão graves, mas não custa nada ficar atento aos sintomas e prevenir esta condição mantendo hábitos saudáveis.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
O que é alegria? Não sei pra você... mas pra nós está...
Torta de batata ou escondidinho? Um prato de bom rendimento, preparado em...
Hummm... Que tal fazer beijinho para uma gordice bem deliciosa nessa noite...
Ingredientes 2 e 1/2 xícaras (chá) de sobras de arroz branco 50g...
. Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Modo de preparo: fácil e rápido!
Modo de Preparo: Prepare o bolo e leve para assar. Enquanto o...
Ingredientes do Pãozinho: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara...