8 coisas incríveis que o bebê sente dentro da barriga (e que você nem imaginava)
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
O exame ultrassom permitiu ver que o bebê, ainda dentro a barriga da mamãe, pode abrir e fechar os olhinhos, dormir, bocejar, chupar os dedinhos e fazer diversas gracinhas com a mão e o pé. Mas e as coisas que acontecem no ambiente externo ao útero, será que eles sentem? A seguir, confira oito situações que são percebidas pelos feto ainda na gravidez.
A partir da 10º semana o embrião já pode perceber o batimento cardíaco da mãe. É exatamente por isso que recém-nascidos ficam muito mais calmos se colocados no colo, perto do coração. O barulho remete aos meses de segurança que ele teve dentro do útero.
Mudança de posição
A partir da 17º semana o sistema de equilíbrio do feto já está formando. Por isso, ele sente quando a mãe muda de posição – senta, deita, levanta ou agacha.
Os sons, ao passar pelas camadas de tecido da barriga, chegam abafados no útero, mas o feto, entre a 18º e 25º semana está com o sistema auditivo todo formado e, por isso, escuta o que acontece do lado de fora da barriga. Vozes, músicas e ruídos são claramente percebidos. Por isso, é muito importante conversar com ele. Após o nascimento, pesquisas indicam que o bebê pode identificar os sons, fator que também contribui para a sua sensação de segurança.
A partir 20º semana, os pequenos também sentem o toque. Carinhos na barriga e brincadeiras através de estímulos e balanços são percebidos por ele.
A partir das 33º semana o feto é capaz de ouvir todo o funcionamento do corpo da mãe. O funcionamento do intestino e do estômago e a respiração fazem parte da ambientação sonora do mundo restrito daquele serzinho.
O ato de levantar, sentar ou agachar faz com que o bebê seja constantemente tocado pelo corpo da mãe. Para ele, os movimentos funcionam como uma massagem. Após o nascimento, é muito importante continuar estimulando o corpinho dele com massagens para que a segurança do útero seja reproduzida.
Embora o bebê não compreenda o que está acontecendo, ele sente as consequências – ao ficar nervosa ou estressada, a mulher tende a liberar hormônios como cortisol e adrenalina, que chegam ao feto através da corrente sanguínea. Como consequência, o batimento cardíaco dos dois aumenta.
Assim como o estresse e o nervoso, o feto também sente quando a mãe está feliz, isto porque ocorre a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que também chegam ao útero.
MEDIDAS IMPORTANTES:7 votos, média: 2.86 de 5
Que tal aprender uma massa coringa para qualquer tipo de salgados fritos?...
Hmmm! Meu lanchinho ficou uma DELÍCIA!
Já experimentou pudim de requeijão? Veja essa receita!
As câimbras podem ser simples de resolver, mas não deixam de ser...