Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Carne de panela uma receita com cara de casa de mãe que todo mundo adora

Tipo:

carne-de-panela-1611.jpg

Se você está a procura de uma receita prática e, ao mesmo tempo, bem saborosa, para o almoço ou jantar da família, acaba de encontrar! A gostosa carne de panela, que também leva batatas, é cozida praticamente sem água, com as cebolas que irão saborizá-la. Não perca tempo, confira a receita do Canal Cebola e Salsa, e faça hoje ainda a maravilhosa carne de panela, que será um sucesso!


Como fazer carne de panela

Para a carne de panela, colocaremos em uma panela de pressão: o azeite vamos esquentar e agregar uma cebola, dourando. Adicionaremos a carne e iremos selar, misturando com uma colher de pau, até ficar douradinha. Diminuiremos o fogo e juntaremos a outra cebola, sal, pimenta-do-reino e o alho amassadinho, misturando sem parar com a colher de pau. Fecharemos a panela com a tampa e, ao pegar pressão, diminuiremos o fogo, cozinhando durante meia hora. Após esse tempo, desligaremos o fogo e tiraremos a pressão cuidadosamente. Concluiremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e saboreie sua apetitosa carne de panela!

Ingredientes da receita de carne de panela

  • 2 cebolas grandes picadas em pedaços médios
  • 1 colher (chá) de sal + 1 colher (café) de sal para o cozimento com as batatas
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • cheiro-verde picado (a gosto) 
  • 3 batatas descascadas e cortadas em pedaços médios
  • 700g de carne picada em pedaços (músculo traseiro, ou outra de sua preferência)
  • 100ml de água + 50ml (se necessário)
  • 1 dente de alho amassado

Modo de preparo

  1. Numa panela de pressão, adicione o azeite, aqueça e junte uma cebola, deixando dourar.
  2. Ponha a carne e deixe selar bem, mexendo com uma colher de pau, até dourar,
  3. Abaixe o fogo e acrescente a outra cebola, sal, pimenta-do-reino e o alho amassado, sempre mexendo com a colher de pau.
  4. Tampe a panela e, assim que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Não adicione água, as cebolas vão soltar água o suficiente para o cozimento e para saborizar a carne. Também não deixe em fogo alto.
  5. Decorrido esse tempo, apague o fogo e retire a pressão com cuidado. Abra a panela e mexa com a colher de pau, espetando a carne com um garfo para verificar se está bem cozida. Uma dica é desligar a panela quando sentir o aroma da carne, próximo aos 30 minutos, para não deixar queimar.
  6. Caso a sua carne ainda não esteja bem molinha, ponha só 50ml de água e volte ao fogo, por mais 10 minutos, após chiar. Desligue o fogo, tire a pressão cuidadosamente e abra a panela.
  7. Acrescente as batatas, misture bem e, se achar necessário, agregue um pouco mais de sal (1 colher de café). Inclua 100ml de água, tampe a panela e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo.
  8. Desligue o fogo, mais uma vez tire com cuidado a pressão e transfira para uma travessa.
  9. Salpique cheiro-verde picado a gosto, sirva e aproveite essa fantástica carne de panela!

Você também vai gostar de:

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Mousse de manga com a fruta do momento gostoso e cremoso igual sorvete
Almoço rápido com um macarrão gratinado com bastante queijo que fica divino
Sobremesa de abacaxi muito simples de fazer sem gastar quase nada
Bicarbonato caseiro depois que você aprender sua vida ficará muito mais fácil na cozinha

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Coloque CRAVOS da ÍNDIA no LIMÃO e se SURPREENDA com o RESULTADO

Rolinhos primavera assados e sem glúten: uma versão saudável e crocante

Bolo de abacaxi invertido sem farinha de trigo e sem fermento

Torta de maçã com mais fruta do que massa

Misturinha para Limpar pisos: Receita caseira faz milagre com piso manchado e encardido

Bolinhos doces de banana e iogurte

Rosca de polvilho de padaria

Macarronada com Carne moída e um molho secreto que você vai adorar

Delicioso bolo de iogurte sem açúcar e sem farinha de trigo

Torta salgada de pão velho da Ana Maria Braga!




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X