Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Ingrediente que você tem na cozinha é perfeito para tratar dermatites

Tipo:

130476857.jpg

A dermatite é uma doença que afeta, geralmente, crianças, desde recém-nascidas. É um problema cutâneo que se manifesta de diversas formas, porém, a mais comum é chamada dermatite atópica, afetando 15% das crianças. Quando os afetados sentem ressecamento na pele e uma coceira intensa se faz necessário procurar um médico especialista.


Além dos remédios químicos produzidos pelas drogarias e receitados pelos médicos, há um agente natural contra a dermatite que é fácil de ser encontrado, preparado e que, funciona tão bem quanto os das farmácias: a avena sativa, popularmente conhecida como aveia.

Dermatite: saiba o que é, quais os sintomas e os cuidados

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite não possui uma causa exata. Porém, de acordo com muitos especialistas, alguns fatores podem desencadear essa doença, como uma resposta desordenada do sistema imunitário e o componente hereditário. Além disso, alguns elementos podem atuar como detonadores da pele, podendo inflamar e agravar ainda mais a dermatite, à exemplo o contato com sabonetes, detergentes, perfumes e produtos químicos fortes, assim como roupas ou peças de lã, mudança de temperatura, banhos quentes, umidade ambiental, fumaça de cigarro e ácaros presentes em pó.

Além do ressecamento e a coceira intensa, há áreas arranhadas na pele devido a coceira. A região afetada também pode mudar de cor, ficando mais clara ou mais escura que o tom normal. Em alguns casos podem surgir bolhas e um vermelhidão ao redor delas, ficando a pele também áspera. Essa doença e suas características podem atingir os primeiros meses de vida de um ser humano e costumam melhorar em torno dos dois ou três anos de idade, sendo menos severos à medida que a criança cresce. Por essa razão, alguns conselhos para cuidar da pele delicada das crianças são válidos. Confira:

  • Cuidado na hora da limpeza na região cutânea nos pequenos, pois é preciso delicadeza para não alterar a camada ácida protetora, que serve como barreira contra as infecções;
  • Não é necessário dar banho todos os dias com o uso do sabonete nas crianças, e sobretudo nos recém-nascidos.
  • Perfumes, colônias e outros produtos perfumados não são recomendados, principalmente para os bebês, isso devido o seu potencial alergênico;
  • A secagem deve ser feita com uma toalha de pano ou algodão, sem esfregar o corpo da criança.

Por que e como usar a aveia?

Esse cereal contém em sua composição ácidos graxos poli-insaturados, silício e mucilagens. Todas essas propriedades combinadas aos poderes emoliente, regenerador e protetor fazem da aveia um ótimo remédio caseiro para eliminar esse problema dermatológico. Além de ser usada na elaboração de cremes ou óleos usados para cuidar de peles secas, sensíveis e irritáveis, em casa pode servir como ingrediente principal na preparação de cataplasmas e chás, que servem para beber e para compor banhos suavizantes.

Externamente, é utilizada em forma de farinha para ser aplicada como cataplasma diretamente na pele afetada. Já para quem deseja usar como chá, é necessário fazer uso de duas colheres de sopa de grãos de aveia em um litro de água. Essa receita serve como bebida e como banho, que irá ajudar na hidratação da pele e relaxará os nervos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X