Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Grão-de-bico assado super crocante e simples

Tipo: Acompanhamentos

Grão-de-bico assado super crocante e simples

  1. MODO DE PREPARO:
  2. Deixe os grãos sobre folhas de papel toalha por pelo menos 15 minutos e se ele estiver quente você precisa esperar que esfriem para depois assá-los. Esta etapa é fundamental para enxugar o excesso de água que possa conter nos grãos, não queremos grãos úmidos pois no forno esta umidade se transforma em vapor e acabar atrapalhando o processo de deixar o grão-de-bico crocante.
  3. Eu sempre tenho grãos congelados e nesta receita usei o grão-de-bico que tinha guardado no freezer. Para descongelar coloque os grãos no micro-ondas por aproximadamente 5 minutos ou deixe-os de um dia para o outro na geladeira até que descongelem. Quando os grãos descongelaram eu os coloquei sobre o papel toalha até que esfriassem e liberassem todo o excesso de umidade.
  4. Enquanto os grãos estão sobre o papel toalha preaqueça o forno à 220º C (temperatura média alta).
  5. Depois de enxugar o excesso de umidade dos grãos tempere-os com 1 colher de sopa de azeite, um pouco de sal e pimenta preta moída na hora, não adicione ainda a páprica ou outros temperos que estiver usando, porque se não eles queimam e amargam.
  6. Transfira os grão para uma forma com papel manteiga untado, é importante que os grão não fiquem muito juntos, use uma forma grande de 20 x 30 centímetros e assim você garante que a umidade de cada grão seja eliminada sem dificuldade.
  7. Leve para assar em forno preaquecido à 220º C por 20 minutos.
  8. Depois de 20 minutos abra o forno e mexa os grão com uma espátula para que assem uniformemente por todos os lados.
  9. Feche o forno e marque mais 10 minutos.
  10. Depois deste tempo, e agora totalizando 30 minutos de cocção, abra novamente o forno e mexa os grãos para que dourem por igual e marque mais 10 minutos.
  11. Vai depender muito da potência do seu forno e também se você seguiu a etapa de retirar a umidade dos grãos, mas com aproximadamente 40 minutos de forno o grão-de-bico já vai estar crocante. Teste um para analisar a textura, se ainda estiverem muito moles retorne para o forno por mais 10 minutos.
  12. Após 40 minutos de cocção retire o grão-de-bico crocante do forno e transfira para um prato. Enquanto quente tempere-os com azeite de oliva, páprica, pimenta vermelha e o sal. Mexa bem e volte os grãos para forma.
  13. Agora vem a etapa crucial da receita, retornar os grãos para o forno pela última vez. Como os grãos já estão crocantes você deve levá-los para o forno para ativar o sabor do tempero por mais 5 minutos, eu fico literalmente ao lado do forno olhando atentamente os grãos.
  14. Abra o forno na metade do tempo para garantir que não queimem e fique atento. E eu falo isso por experiência própria, na primeira vez que testei a receita eu queimei toda a fornada, então vale a pena ficar “cuidando” do forno pois eles queimam rápido.
  15. Depois deste tempo retire os grãos do forno e deixe que esfriem na forma, depois de completamente frios armazene-os em um vidro hermético por até 1 mês.


Confira também:

- 229 Receitas Low Carb

Ingredientes

    • 2 xícaras de grão-de-bico cozido
    • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou use óleo de coco (opcional)
    • 1/2 colher de chá de sal (opcional)
    • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional ou use o tempero seco da sua preferência, cúrcuma, curry, alho em pó, canela, pimenta síria, etc)
    • Pimenta a gosto (opcional -usei pimenta preta moída na hora e pimenta vermelha desidratada)
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

24296_580022615341186_975592132_n
Panqueca massa fantástica

Bora fazer o almoço? Confira essa receita suculenta de panquecas!

1774596_1437673754
Mudanças que você nota imediatamente após comer beterraba: da bochecha ao xixi

Rica em vitaminas A, C e do complexo B, a beterraba ainda...

10761a610283fac0282a6da7a47bfb42.jpg
No meio da gravidez, ela percebe que o bebê em sua barriga não é seu. Inacreditável.

A história desta família é difícil de ser descrita em palavras. A...

Bolo de Leite de Coco
BOLO DE LEITE DE COCO MOLHADINHO

Essa receita, sem modéstia nenhuma, é a melhor receita de bolo de...

Deixe seu comentário