Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Conheça um teste eficaz para saber se está stressado

Tipo:

Infelizmente, o stress se tornou extremamente comum no dia a dia das pessoas, especialmente aquelas que vivem em grandes cidades. Ainda que seja difícil, precisamos tentar evitá-lo o máximo possível, já que estar sempre stressado pode trazer consequências terríveis para a nossa saúde.

As consequências do stress

Trata-se de um desequilíbrio nervoso que ocorre quando algo nos causa angústia, preocupação ou nos mantém tensos de forma permanente. Como consequência, algumas funções vitais do organismo são afectadas. Podemos ter problemas digestivos, intestinais, estomacais, como úlceras e gastrite, insónia, espasmos musculares e hipertensão.
Conforme o período de stress se estende, podem surgir ainda mais condições, como problemas na pele, alergias, sobrepeso ou perda de peso exagerada. Se  estiver muito stressado, saiba que seu risco de sofrer ataques cardíacos ou de desenvolver outras doenças cardiovasculares é maior do que o observado em um indivíduo saudável.

Como saber se  está stressado

A maioria das pessoas sabe que está stressada, mas às vezes precisamos que alguém nos diga esta, dura verdade para que possamos começar a agir.

A seguir, apresentaremos algumas frases para que  analise se elas se encaixam com o seu dia a dia. Assim,  poderá identificar se está passando por um momento muito stressante em sua vida.

  • Seus amigos e familiares falam que nunca para e que está sempre ocupado
  • Costuma passar da alegria para a sensação de desânimo com muita facilidade.
  • Está sem trabalhar ou gostaria de trocar o seu trabalho actual.
  • Está preocupado com assuntos financeiros ou familiares.
  • Sente que precisa de mais tempo para si mesmo.
  • Sente culpa ou rancor por temas e assuntos passados.
  • Consome com frequência refrigerantes, café, tabaco e/ou álcool.
  • Gostaria de conseguir comer de forma mais balanceada.
  • É uma pessoa super-protectora e sofre pelo que acontece com os demais.
  • Tem dificuldade para dormir bem e descansar durante a noite.
  • Tem dores e espasmos musculares.
  • Gostaria de mudar algumas coisas em sua vida.

O resultado do teste

Para obter o resultado e saber o seu nível actual de stress, some um ponto para cada resposta afirmativa e meio ponto para cada frase que lhe deixou em dúvida ou que respondeu “às vezes”. As respostas negativas somam zero pontos.
Entre 9 e 12 pontos:  provavelmente já sabe que está vivendo um stress muito alto em sua vida. É importante enxergar a gravidade da situação para poder enfrentá-la. Além de mudar a alimentação, praticar actividades físicas e eliminar os maus hábitos, talvez seja necessária uma grande mudança na sua vida como um todo.
Entre 6 e 8 pontos: certamente você passa por momentos de ansiedade, nervosismo ou irritabilidade que reduzem a sua qualidade de vida no dia a dia. Dê prioridade ao que o seu corpo lhe pede para evitar chegar a um ponto que traga consequências graves para a sua saúde.
Entre 3 e 5 pontos: seu corpo está começando a dar sinais de stress, mas como tudo é inicial, há tempo de resolvê-lo. Priorize uma alimentação balanceada, pratique actividade física e não se esqueça de encontrar tempo para relaxar e se dedicar a você mesmo.
Entre 0 e 2 pontos: o stress não é uma preocupação grande na sua vida actualmente. Pode-se dizer que você consegue manter um dia a dia saudável e com boa qualidade de vida.

Como reduzir o stress

Tente, na medida do possível, não se preocupar tanto com coisas do dia a dia. Muitas vezes nos stressamos e sofremos com antecedência, pensando em problemas que podem nem chegar a ocorrer.
Estabeleça momentos na sua rotina que serão dedicados única e exclusivamente a você. Dedique algumas horas para fazer algo que realmente goste; pode ser qualquer hobby ou atividade do seu interesse, como pintar, escrever, ler, passear, fazer algum trabalho manual, etc.
Além disso, tente manter uma alimentação balanceada e saudável, rica em frutas e vegetais. Evite alimentos muito pesados, ricos em gordura e industrializados. Reduza também o consumo de açúcar, sal e farinhas refinadas em geral.
Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente. Escolha uma opção que  goste e tente fazê-la de forma consistente. Além de exercícios cardiovasculares e de força, tente também priorizar actividades que trabalhem a mente, como a ioga e a meditação, óptimos para diminuir os níveis de stress.
Sempre que possível, tente sair um pouco da rotina. Faça algo diferente, visite um lugar novo, entre em contacto com a natureza e respire um pouco de ar puro. Tudo isso vai contribuir muito para deixá-lo menos stressado.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário