Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Cistos nos rins: quais são os sintomas?

Tipo:

rins-500×333

Certamente você ouviu falar mais de uma vez sobre os cistos nos rins. É que, na realidade, trata-se de algo realmente comum entre a população que não traz excessiva gravidade. Mas, mesmo assim, vale a pena conhecer um pouco como surgem e quais são os possíveis sintomas que acompanham sua aparição. Explicaremos a seguir.


O que são os cistos simples de rins ou renais?

cisto renal

Todos conhecem a importante função que os rins cumprem: eles filtram nosso sangue, limpam nosso organismo, controlam os níveis de sal do nosso corpo e afastam as substâncias residuais que eliminamos pela urina. São dois órgãos essenciais para a nossa existência, daí a importância de conhecer quais possíveis doenças estão associadas aos rins.

Mas, vamos para o tema central. O que é realmente um cisto em um rim? Bem, um cisto é uma bolsa ou saco fechado cheio de ar ou líquido. Normalmente estão cheios de um líquido aquoso, são como nódulos que emergem da superfície do próprio rim ou dos néfrons. O normal é que sejam pequenos como uma lentilha, mas já houve casos destes cistos tão grandes como uma maçã. Crescem pouco a pouco, e o que existe em seu interior, não tende a ser pus nem sangue, somente um líquido inócuo. 

Quem tende a sofrer com os cistos simples nos rins?

medico

Em primeiro lugar temos que retirar a excessiva gravidade do assunto. Os cistos nos rins não são sinônimos de câncer e nem de uma complicação que vá nos retirar a qualidade de vida. Os cistos simples nos rins são muito comuns à medida que vamos envelhecendo, sendo muito normal aparecer a partir dos 50 anos. Antes desta idade podemos inclusive ter um cisto, mas quando chegamos aos 55 ou 60 anos, podem aparecer muitos mais. E repetimos, tendem a ser inofensivos.

Mas, o que origina o cisto no rim?

rins1

É normal que estes cistos vão aparecendo com o passar dos anos, devido ao fato de que os néfrons (as partes do rim encarregadas de filtrar o sangue) vão se tornando maiores e se enchem de líquidos. Na realidade, os especialistas, não sabem muito bem porque ocorre, somente reconhecem que acontece com aumento da idade. Os cistos são como pequenas lesões que provocam a acumulação de líquido até que origina um nódulo de um tamanho pequeno. Realçamos que estes cistos nos rins não são hereditários. 

Se eu tiver um cisto no rim, é grave?

rins

Em geral, os cistos não são graves. É algo associado com a idade e ocorre com muita frequência. Daí os chamamos simplesmente de “cistos simples dos rins”, e não tendem a causar tumores cancerígenos. São quase sempre inofensivos. Agora, temos que identificá-los e controlá-los. Se suas paredes são grossas e irregulares, então podem sim estar associados a algum tipo de câncer. Mas, 70% deles tendem a ser benignos e nada graves. 

Quais os sintomas de um cisto nos rins?

dor-nos-rins

Os cistos simples dos rins normalmente não causam sintomas. A grande maioria das pessoas não sabem que na realidade possuem um ou mesmo 7 cistos nos rins, posto que não apresentam sintomas. As pessoas descobrem de modo casual, por exames de raios-X ou uma tomografia computadorizada. Mas, caso estes cistos se rompam então sim, existe uma gravidade a ser levada em conta, e é então quando vamos ter uma série de sintomas que deveremos saber identificar, para, então, procurar um médico:

  • Dor no abdômen, costelas, quadris, estômago ou nas costas.
  • Ter alguma febre.
  • Ir ao banheiro urinar muitas vezes, e aparecer sangue na urina.
  • Pressão alta.

Como os cistos simples dos rins são tratados?

médico

Dado que em geral os cistos não são graves, não tendem a ser tratados. Mas, se um cisto exerce muita pressão no rim acabará dificultando sua função e então não caberá outra opção senão a intervenção. E como é esta intervenção? Pode ser de dois tipos dependendo de onde o cisto se encontra e do tamanho dele:

  • Aspiração ou escleroterapia: mediante uma injeção o líquido do cisto é eliminado.
  • Cirurgia: em geral se realiza uma laparoscopia, usando instrumentos finos que são inseridos através de pequenos furos no abdômen. Durante a cirurgia, o médico drena o cisto e logo o corta ou queima. A cirurgia é feita rapidamente e o período de internação é de poucos dias no hospital. 

Posso prevenir os cistos nos rins?

Bicarbonato

Em geral, os cistos aparecem com a idade. Porém, um modo básico de manter sempre em bom estado nossos rins é manter uma boa qualidade de vida. E você já sabe como:

  • Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas;
  • Beba dois litros de água por dia;
  • Evite o sal, as farinhas refinadas, o açúcar e os refrigerantes;
  • Consuma frutas e verduras frescas, evitando carnes vermelhas;
  • Beba sucos de frutas naturais;
  • Beba, durante 10 dias no mês, um copo pequeno de água com uma colher de bicarbonato de sódio depois de seus jantares.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X