Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pudim de Doce de Leite, para lá de gostoso!

Tipo: Doces e Sobremesas

IMG_6434

Modo de Preparo:

  1. Em uma forma de alumínio com buraco no meio,  18 de diâmetro, coloque 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de água
  2. Deixe  cozinhar, sem mexer para não açúcarar, até que vire um caramelo – 12-15 min.,  método úmido, aqui.
  3. Enquanto isso … No copo do liquidificador, coloque 2 latas de doce de leite e 3 ovos inteiros.
  4. Prefira ovos frescos e antes de acrescentá-los à massa, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tigelinha antes de leva-lo ao liquidificador, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo  esteja estragado, você não perde todos os ovos.
  5. 1 medida da lata de leite integral.DICA: Se preferir mais suave, menos doce, ao invés de 1 medida de lata, coloque 2 medidas de lata de leite.  Ele vai ficar com uma textura mais leve e um sabor mais delicado.
  6. Bata ligeiramente, 30seg, máximo por 1 minuto somente até misturar os  ingredientes, até que fique uma massa cremosa e homogênea.
  7. PUDIM DE DOCE DE LEITE SEM FURO:

  8. O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito. Apenas misture os ingredientes  e está pronto.
  9. Quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada demais. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica aguado. Agora, se você  quer um pudim mais suave, com os furinhos, faça ao contrário e bata mais tempo para aerar bem a massa.  😉
  10. Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelada.  Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o gosto de ‘ovo’.
  11. Preencha a forma untada com a calda de caramelo com a mistura do pudim. Ascenda o forno a   a 190º  Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado  até que fique consistente, e a superfície douradinha, cerca de 1h30 minutos.
  12. O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque? Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim. Com o forno frio, o pudim repousa por  uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso. Lembrando que, se você é fã das bolinhas, só ignorar as dicas e bora lá fazer um pudim de doce de leite aerado. Ao gosto do freguês.
  13. Outra dica é não tampar com papel alumínio.  Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo  mais aguado. O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa.
  14. Agora se você é fã de um pudim,  mais leve, mais úmido e aguadinho, só fazer ao contrário do indicado e  bora tampar.
  15. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e   leve a geladeira até gelar.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g





Ingredientes

    • 2 latas de leite condensado, 395ml cada lata cozidas como doce de leite ponto firme
    • 1 lata de leite integral, 389 ml
    • 3 ovos inteiros
    CALDA DE CARAMELO:
    • 1 xícara de açúcar
    • 1/2 xícara de água
Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X