Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Chá a qualquer hora

Tipo:

690059141.jpg

Os ingleses tomam pontualmente às cinco horas da tarde. Nós brasileiros não temos o hábito, ainda preferimos o café. Mas, existem mais de 60 espécies de plantas medicinais catalogadas no Brasil indicadas para o consumo. As ervas podem trazer resultados terapêuticos  inacreditáveis. O chá traz bem estar, uma sensação de contato com a natureza e muitos benefícios à saúde.


A história do chá

O imperador  Shen  Nong  andou pela China para catalogar as plantas medicinais de seu país. A metodologia do chá  foi descoberta no século 8, por monges budistas que tiveram a idéia de misturar as ervas à água fervente. Ao tomar o chá durante o dia, os religiosos ficavam bem mais dispostos para longas horas de meditação. Mas você sabe qual é a forma correta de preparar o seu chá?  Veja a seguir.

Espere três minutinhos

O chá, que tem como princípio básico a infusão, deve ser preparado da seguinte forma:  coloque água para ferver e quando estiver em ebulição, despeje numa xícara e abafe por três minutos.  Só depois faça o consumo do chá. Se for preparar o chá utilizando também casca e caule das plantas ferva a água junto com estas partes durante cinco minutos.

Prefira as ervas a granel

Se quer aproveitar bem as propriedades terapêuticas do chá, compre a erva a granel.  Opte pelas ervas que estejam acondicionadas em embalagens fechadas a vácuo. Deve constar na embalagem o nome científico da planta, a procedência, data de validade e a parte da planta que contém.

Quantidade certa da erva

Uma colher de sopa para cada 350 ml de água.

Veja receitas poderosas

Combinações de ervas podem ajudar no combate a doenças. Vão agora dicas de misturas de ervas para cada tipo de tratamento. Coloque num pote 50 gramas de cada tipo de erva, misture bem e obedeça a dosagem acima.

Digestivos

Misture cáscara sagrada, boldo-do-chile, camomila, espinheira-santa, carqueja e hortelã-pimenta. Essa receita proporciona relaxamento da musculatura gastrointestinal e é indicada também para combater a formação de gases no intestino e no estômago, facilitando a digestão. Tome meia hora depois das refeições.

Termogênicos

Misture canela, gengibre, cravo-da-índia, chá verde e laranja-amarga. Estas plantas reunidas tem o poder de ajudar no emagrecimento. Elas potencializam a termogênese, que é o processo regulado pelo sistema nervoso que possibilita transformação da glicose e da gordura em energia.

Antivirais

Misture alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, salgueiro, alcaçuz e guaco. Muito bom para fortalecer o sistema imunológico. As ervas reunidas possuem propriedades  analgésica e anti-inflamatória.

Diuréticos

Misture quebra-pedra, chapéu-de-couro, cavalinha, cana-do-brejo, bardana e dente-de-leão. Estas  ervas juntas melhoram o funcionamento dos rins, aumentam o fluxo da urina. As plantas auxiliam na reabsorção do sódio e da água, atuam no processo de desintoxicação e no tratamento de infecções urinárias.

Imagem oferecida por   CR ♫♪♫.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X