Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A vitamina que protege as mulheres do câncer de mama.

Tipo:

A vitamina que protege as mulheres do câncer de mama.

Esta vitamina é essencial para manter o equilíbrio mineral no corpo.

A deficiência dela no sangue aumenta em aproximadamente quatro vezes as chances de quedas, fraturas ósseas, sintomas depressivos, câncer de cólon e problemas cognitivos (de memória e da capacidade de raciocínio).


Além de doenças cardiovasculares, como infarto, trombose e derrame cerebral.

De qual vitamina estamos falando?

Você já vai saber.

Segundo estudo da Universidade Federal Fluminense, cerca de 60% da população brasileira possui deficiência de vitamina D, mesmo sendo o Brasil um país tropical, com alta incidência solar na maio parte do ano.

Dado alarmante, não?

A vitamina  D também protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo de toxinas, incluindo as proteínas amiloides associadas à doença de Alzheimer, promovendo um melhor funcionamento do organismo como um todo.

Mas uma nova descoberta relacionada às consequências da deficiência de vitamina D no sangue vem gerando ainda mais alerta: um estudo realizado por investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que baixos índices de Vitamina D no sangue estão associados a um risco maior de câncer de mama.

E esse tipo de câncer, depois do de pele, é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

Os especialistas responsáveis pelo estudo epidemiológico, publicado na revista PLoS ONE, identificaram o nível mínimo saudável de 25 (OH) D no plasma sanguíneo em 60 nanogramas por mililitro, substancialmente maior do que os 20 ng/ml recomendados em 2010 pela Academia Nacional de Medicina, um grupo consultivo de saúde norte-americano.

As participantes com níveis sanguíneos de 25 (OH) D acima de 60 ng/ml tinham um risco bem menor de desenvolver câncer de mama em comparação com aquelas com menos de 20 ng/ml.

Foram reunidas informações de dois ensaios clínicos para examinar a associação entre o risco de câncer de mama feminino e uma ampla gama de concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D), que é a principal forma de vitamina D no sangue.

Todas as mulheres avaliadas tinham 55 anos ou mais de idade e no início do estudo não apresentaram nenhum tipo de câncer.

Elas foram acompanhadas por um período médio de quatro anos e os níveis de vitamina D no sangue foram medidos durante as visitas.

77 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados para uma taxa de incidência ajustada por idade de 512 casos por 100 mil pessoas-ano.

Mas é importante dizer que esse estudo foi limitado ao câncer de mama na pós-menopausa.

Mais pesquisas são necessárias para saber se altos níveis de 25(OH) D podem prevenir, ou não, o câncer nesta fase.

Veja aqui os alimentos ricos em vitamina D:

  • Sardinha
  • Camarão
  • Bacalhau
  • Fígado de galinha
  • Fígado de boi
  • Manteiga
  • Gema de ovo

Pode-se também consumir um bom suplemento de vitamina D, após consultar seu médico ou nutricionista, claro.

Banhos de sol, porém, são a melhor forma de se nutrir com essa vitamina.

Agora preste atenção: para ter melhor absorção da vitamina D, a exposição correta ao sol é das 7h às 9h e das 16h às 17h, por 10 a 15 minutos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X