Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Xarope para limpar o muco dos pulmões

Tipo:

Xarope-caseiro-para-o-muco-500×331

Existem diferentes tipos de tosse. No caso da popularmente chamada “tosse com fleuma” (produtiva em termos médicos), existem sintomas específicos e remédios naturais, por tanto, também específicos.
Nesse artigo você pode saber mais sobre um ótimo xarope caseiro para acabar com o muco dos pulmões, assim como receitas naturais muito eficazes. ¡Não perca a oportunidade!


Tosse produtiva: o que temos que saber

Se você sente pressão no peito e ao respirar percebe um chiado; se ao tossir expulsa catarro ou sentir uma mucosidade aderida em suas vias aéreas ou no peito, então, você sofre desse tipo de tosse. A tosse produtiva ou úmida é a consequência da acumulação de fleumas espessas, que podem ser de três colorações: brancas, amarelas ou verdes, mesmo que todas sejam expulsas quando tossimos.

A resposta normal e orgânica do corpo será sempre tossir para eliminar aquilo que incomoda ou aquilo que não é natural do pulmão. Os sintomas da tosse produtiva são:

Tosse persistente;
Muco pegajoso que expulsamos ao tossir;
Som semelhante a chiado quando tossimos ou respiramos;
Como dito anteriormente, o muco pode ser de diferentes cores, por isso é preciso prestar atenção para identificar sua causa:

Se for claro ou transparente, é uma fleuma (ou muco) normal;
Se for amarelo, é devido a uma resposta imunológica a uma inflamação nas vias aéreas;
Se for verde, há uma infecção bacteriana, como a bronquite, por exemplo;
Se for marrom, é devido a fumaça ou ar contaminado;
Se for cinza, está relacionado com o cigarro;
Se for cor de rosa, é comum em casos de pessoas asmáticas.

Xarope caseiro para eliminar o muco dos pulmões

Trata-se de uma receita mais do que eficaz para acabar com a acumulação de muco nos pulmões, não está contra indiciado para crianças pequenas. Os ingredientes necessários são:

Uma colher de sopa de raiz de marshmallow;
Uma colher de sopa de sementes de linho;
Uma colher de sopa de sálvia;
Um limão cortado em fatias;
Uma xícara de água;
Uma xícara de açúcar mascavo.

Em uma panela, coloque a água com o açúcar e ferva até o açúcar derreter. Adicione os demais ingredientes, misturando-os bem, depois retire do fogo. Espere quinze minutos e coe, depois armazene em um frasco de vidro com tampa hermética. Beba uma colher de sopa desse xarope três vezes ao dia até que o quadro melhore. Deve ser guardado na geladeira para que não estrague.

Remédios caseiros para a tosse com muco

Como complemento para o xarope, cuja receita proporcionamos anteriormente, você pode aproveitar receitas naturais para eliminar o muco (quando for de cor branca, que é o tipo de muco mais leve) ao tossir.

Vapores d’água

É um dos remédios caseiros mais antigos e eficazes para dizer adeus ao muco. Podem-se fazer vapores apenas com água, algumas pessoas optam por adicionar um pouco de sal grosso ou ervas medicinais próprias para problemas respiratórios, como por exemplo menta, eucalipto, sabugueiro, o tomilho e a sálvia. Coloque uma panela com água para ferver, quando estiver em ebulição aproxime a cabeça e tampe com uma toalha, como se fosse uma tenda.

Remédio com mel e pimenta

Ambos os elementos tem um grande poder expectorante, o que ajuda a expulsar o muco através da tosse. Misture uma colher de sopa de mel com um pedaço de pimenta preta moída, e use duas vezes ao dia.

Remédio com cebola

Esse vegetal tem mais de um benefício para a saúde. Por exemplo, a  cebola é desinfetante e anti-inflamatória, principalmente para as vias respiratórias. Para tratar a tosse com muco podemos aproveitar esses benefícios de diferentes maneiras. Um exemplo muito simples é: cortar uma cebola pela metade e cheira-la diretamente.

Outra alternativa é realizar um chá com uma cebola e um litro de água fervidos (beber três xícaras ao dia do líquido resultante filtrado e adoçado com mel, limão e gengibre).

Remédio para eliminar o muco com alho

Outro dos aliados para as pessoas com afecções respiratórias. Isso porque o alho tem muitos compostos valiosos que o tornam um antibiótico natural. Você pode cortar um dente de alho e comê-lo cru, seja sozinho ou em saladas. Alguns optam por preparar uma infusão com água fervendo, assim como é feita no caso da cebola.

Remédio com leite de gengibre

Você precisará de uma fatia pequena de raiz de gengibre e um copo de leite bem quente. O primeiro ingrediente tem propriedades expectorantes e, se somamos a isso a temperatura do leite, conseguimos eliminar o muco que tanto incomoda. É um remédio maravilhoso para tomar na hora de dormir. Misture ambos e beba antes que esfriar. Servirá também para ajudar você a pegar no sono e respirar melhor.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

6 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

184131_10151481329645479_1298897918_n
Arroz de forno de sobras da geladeira

Sobrou arroz ? Então que tal o famoso "restodontê" turbinado, Arroz de...

Bolo-de-abacaxi-com-creme-de-leite-ninho-na-travessa-facil-e-alem-de-ser-tudo-gostoso
Bolo de abacaxi com creme de leite ninho na travessa, fácil e além de ser tudo gostoso

Ingredientes: Massa: 6 ovos (claras e gemas separadas); 2 xícaras de chá...

42386_original
Carneiro ensopado

Melhor do que muita canja de galinha!!

DOCE PRENDE-MARIDO, SÓ 5 MINUTOS DE PREPARO E DEIXA QUALQUER UM APAIXONADO
DOCE PRENDE-MARIDO, SÓ 5 MINUTOS DE PREPARO E DEIXA QUALQUER UM APAIXONADO

Ingredientes: 1 lata de leite condensado 2 caixinhas de creme de leite...

Deixe seu comentário

X