Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Saiba como cozinhar o arroz branco de forma mais saudável

Tipo:

68787283.jpg

Cada pessoa tem uma maneira peculiar de cozinhar. As opções de tempero, o tempo no fogão e a quantidade são selecionados de acordo com cada cozinheiro e sua forma de preparar os alimentos. A mesma situação decorre quando o assunto é fazer o arroz. O modo de refogar, cozinhar e o que adicionar na receita, depende do critério de gosto de quem está produzindo.


O que pouca gente sabe é que, dependendo do cozimento, o arroz pode ficar mais calórico ou mais saudável. Tudo vai depender do modo de preparo e dos ingredientes utilizados. Por isso, aprenda como preparar um arroz mais nutritivo e saiba quais métodos devem ser evitados.

Benefícios do arroz

Esse grão é rico em carboidratos e, por isso, é uma alimento que provoca uma grande sensação de saciedade. Antes de engolir o arroz, é preciso uma mastigação mais densa que em outras situações. Também por essa razão, o consumo de arroz melhora o funcionamento do intestino. Junto ao feijão, ele forma a combinação perfeita para fornecer a quantidade quase que necessária de proteínas no organismo.

Além disso, o arroz estabiliza a quantidade de açúcar no sangue, fornece mais energia a quem o consome, retarda o envelhecimento precoce e ainda proporciona bons níveis de vitamina B1 no corpo.

Técnicas que devem conter no cozimento do arroz

O clássico arroz cozido com cebola e alho é a receita que o deixa mais saudável. Isso porque, esses ingredientes são ricos em flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a minimizar as ações maléficas dos radicais livres, e assim conseguem prevenir doenças e o envelhecimento precoce. Neste caso, para refogar você pode usar óleos vegetais como o de canola ou melhor, só a cebola e o alho com um pouco de água. Desta forma, você reduz a gordura do preparo.

Outra dica de um arroz nutritivo é prepará-lo com verduras e leguminosas, como a cenoura e o brócolis. Além de deixar o prato mais colorido e saboroso, esse modo de cozimento fornece muitos nutrientes para o organismo. A cenoura, por exemplo, é rica em fibras e betacaroteno. Já o brócolis possui altos índices de ácido fólico, fibras, vitamina C, entre outros nutrientes.

Quando a ervilha é adicionada no arroz, ela funciona como o feijão. Por essa razão, conseguem proporcionar boa parte da quantidade de proteínas necessárias para o organismo. Milho é outro grão que pode ser adicionado no arroz, diversificando o prato e proporcionando uma quantidade ideal de carboidratos.

Métodos que devem ser evitados

Busque deixar o arroz mais saudável evitando usar alguns métodos, a exemplo de usar muito sal e óleo no preparo. Isso evita problemas cardiovasculares. Não use temperos prontos, pois mesmo sendo saborosos, esses produtos são uma bomba de sódio, este que também afeta o funcionamento do coração e da pressão arterial.

Evite usar manteiga quando for refogar o arroz, bem como os enlatados para acompanhar a refeição. Além de não agregarem nenhum nutriente para o grão, prejudicam à saúde do corpo. Outras formas de consumir o arroz deve ser evitada, como o tropeiro, tendo em vista que possui alto valor calórico; e o requeijão, com exceção do light.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X