Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os melhores e piores alimentos para a digestão

Tipo:


A digestão é importante na decomposição dos alimentos, para que possam ser absorvidos pelas células para a alimentação e a energia de nosso organismo.
Se a comida não se decompõe, fica retida no corpo sob diversas formas, o que pode causar um ganho severo de peso.

É por isso que a seguir, indicaremos quais são os melhores e piores alimentos para o processo digestivo.

Os melhores alimentos:

Frutas e verduras

As frutas e verduras são excelentes para a digestão por que a maioria contém alto teor de fibras. As fibras contidas nesses produtos beneficiam a regulagem dos movimentos intestinais.

Grãos integrais

Os alimentos integrais, como o arroz e o trigo, também contém grande quantidade de fibras, por isso são outro grupo de alimentos de primeira qualidade para a boa digestão.

Banana

Apesar de todas as frutas e verduras serem, geralmente, boas para a digestão, a banana em particular é ideal, por que não irrita ao estomago.

Água

A água é excelente para a digestão, apesar de, em geral, as pessoas não consumirem água o suficiente. A água ajuda no processo digestivo, já que ajuda no transporte dos alimentos através do intestino.

Especiarias e ervas como o gengibre, a cúrcuma e a menta, são excelentes para solucionar o mal estar estomacal. Logo, ao sofrer desse mal, tome um chá de gengibre ou menta, ou ainda, chupe uma pastilha de menta.

Alimentos que possuem probióticos e pré-bióticos

Os probióticos e pré-bióticos são bons compostos para o sistema digestivo, já que contêm bactérias boas, que eliminam os efeitos de bactérias ruins que por vezes se instalam em nosso intestino.

Alguns exemplos de alimentos que os possuem são o iogurte, aspargos, lentilhas e cereais integrais, dentre outros.

Os piores alimentos:

Alimentos picantes

Os alimentos picantes podem ser péssimos para a digestão, já que podem desencadear os sintomas de refluxo gástrico em algumas pessoas.

A cafeína

Como os alimentos picantes, os que contêm cafeína também podem desencadear o refluxo gástrico.

O café é um produto potente no que se trata da ativação do peristaltismo (movimento involuntário do intestino) ainda que contenha cafeína, o que significa que pode causar refluxo. Porém, ele pode ser de grande ajuda em casos de prisão de ventre.

Refrigerantes

Assim como os alimentos picantes e a cafeína, certos refrigerantes ácidos também podem desencadear o refluxo gástrico.

Alimentos ricos em gorduras saturadas
Alimentos gordurosos podem provocar ardor no estômago e diarreia, pois a gordura tem uma má absorção em nosso organismo.

O álcool

O álcool também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode provocar refluxo. Além disso, pode induzir a inflamação no estômago.

Lactose

A lactose pode induzir inchaços, bem como mal estar abdominal, principalmente em pessoas que apresentam intolerância ao produto.

Imagem oferecida por Grace Boyle



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário