Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Mãe quase morre fazendo tipo comum de dieta na amamentação; veja qual e os riscos

Tipo:


Durante a amamentação, todos os nutrientes necessários para o crescimento adequado chegam ao bebê através do leite da mãe. É justamente por isso que dietas restritivas devem ser evitadas durante o período de amamentação. Uma mãe sueca, de 32 anos, descobriu isso da pior maneira possível. Depois de fazer uma dieta com restrição de carboidrato para perder o peso adquirido durante a gestação, ela desenvolveu um quadro grave que quase causou sua morte. Entenda a seguir.

Dieta durante amamentação pode ser perigoso: entenda o caso
A mãe sueca, que não quis se identificar, teve um quadro grave de cetoacidose após fazer uma dieta com restrição de carboidratos. Seu caso foi descrito na revista científica Journal of Medical Case Reports.
Segundo os médicos que a atenderam, a mulher foi ao hospital depois de ter náuseas, vômitos, palpitação e tremores e espasmos nos braços e pernas. Quando questionada, ela disse que estava seguindo uma dieta com pouco carboidrato e muita gordura.

Ela estava comendo menos de 20 gramas de carboidrato (o equivalente a uma batata média, que tem 80 calorias) por dia. No Brasil, é recomendado que os carboidratos representem ao menos 55% das calorias consumidas durante um dia. Isso equivale a 1.100 calorias para pessoas que consomem 2.000 calorias por dia.

A mulher disse ter perdido 4 kg com a dieta, mas passou a se sentir muito mal. Os médicos identificaram um quadro de cetoacidose, comum em pessoas que possuem diabetes tipo 1.

A cetoacidose é um tipo mais grave de cetose, que acontece porque, sem carboidrato, o corpo passa a utilizar gordura para para gerar energia. Os corpos cetônicos liberados nesse processo são ácidos e tendem a acidificar o sangue. Quando o pH do sangue não está próximo ao neutro (entre 7,35 e 7,45), diversas funções orgânicas são acometidas e, em consequência, o indivíduo pode entrar em coma e morrer caso o quadro não seja revertido.

Após receber doses de glicose e insulina, o quadro melhorou e o perigo foi afastado. Antes da alta, a mãe, cujo bebê estava com 10 meses, foi orientada sobre a grande quantidade de energia gasta durante a amamentação e a necessidade de comer carboidratos para ter energia suficiente para dar de mamar. Segundo os especialistas, esse é o primeiro caso de cetoacidose em pacientes sem diabetes durante a amamentação e surge com a popularização de dietas como Atkins, Dukan e paleolítica.

Por último, eles alertam para os primeiros sintomas de cetose em pessoas que fazem esse tipo de dieta: fique atento a náuseas e hálito de acetona. Se eles aparecerem, procure imediatamente um médico.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário