Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Cuidado! Estes 7 alimentos não devem ser requentados

Tipo:

Comidas-requentadas-500×334-500×334

Reaquecer os alimentos é um bom hábito para contribuir para a redução do desperdício de toneladas de comida que acontece diariamente a nível global.


É muito triste saber que, enquanto em muitos países a comida é jogada em grandes quantidades no lixo, em outros, as pessoas morrem de fome.

Por isso, há alguns anos vem-se promovendo a reutilização de sobras de comida, seja preparando novas receitas ou pelo reaquecimento das mesmas.

No caso do reaquecimento de alimentos é muito importante saber que não é em todos os casos, que você pode optar por esta alternativa, pois existem algumas comidas que podem ser tóxicas quando são submetidas a altas temperaturas.

Sabendo que muitas pessoas ainda desconhecem quais são esses alimentos, hoje decidimos compartilhar uma lista onde se esclarece por que podem ser prejudiciais.

Espinafre

A melhor maneira de comer espinafre é quando está fresco e, de preferência, crua. Existem várias receitas, vitaminas, saladas e cremes, que permitem aproveitá-lo sem a necessidade de aquecê-lo.

Quando submetemos este vegetal ao processo de aquecimento ou reaquecimento, seu teor de nitratos se transforma em nitritos e isso pode ser prejudicial à saúde.

Aipo

Em geral, o aipo é usado de forma semelhante ao espinafre, mas também é comum adicioná-lo em sopas ou cremes quentes. Nestes últimos casos, o melhor é consumi-lo recém preparado evitando deixar sobras para reaquecer mais tarde.

Como o vegetal anterior, o aipo também contém nitratos que podem ser prejudiciais à saúde ao serem reaquecidos.

Os nitritos são um componente associado com o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, embora seja esclarecido que eles somente podem chegar a esses extremos quando consumidos em excesso.

Em todo caso, a melhor maneira de tirar 100% de proveito das propriedades do aipo, é em sua forma crua.

Ovos

Por serem um alimento pequeno e de fácil preparo, raramente restam sobras para requentar.

Por outro lado, muitos acham que não é uma boa ideia fazê-lo, pois quando perdem sua frescura, mudam de odor, sabor e textura.

Em todo caso, não é recomendável, porque quando os ovos são submetidos a altas temperaturas no processo reaquecimento, podem liberar compostos tóxicos para o organismo.

Beterraba

Durante anos, este alimento tem sido avaliado na medicina alternativa por seu alto teor de nutrientes essenciais e compostos antioxidantes.

No entanto, também têm uma quantidade mínima de nitratos que, embora sejam inofensivos, o melhor é não submetê-los às altas temperaturas para evitar riscos.

O que os especialistas em nutrição e saúde mais recomendam é aproveitar este vegetal mediante a preparação de sucos, batidas ou saladas.

Batatas

Elas contêm nutrientes e propriedades que são muito boas para a saúde, desde que seu consumo seja moderado. Por serem ricas em carboidratos, seu consumo excessivo pode trazer problemas com o peso.

Mas, deixando isso de lado, é importante saber que, ao requentá-las, tendem a perder muito do seu valor nutricional. Além disso, seu sabor também é alterado e pode chegar a liberar compostos que não fazem bem para o organismo.

A boa notícia é que existem maneiras de deliciosas e simples de reutilizar as batatas cozidas, mesmo depois de vários dias. O que você acha que um purê de batatas?

Cogumelos

Os cogumelos comestíveis e outras variedades de fungos não devem ser requentados de forma alguma, pois podem resultar em problemas digestivos e até mesmo do coração.

Este tipo de alimento tem propriedades interessantes para a saúde, mas a melhor maneira de aproveitá-las é mediante seu consumo fresco.

A melhor maneira de evitar o seu desperdício é tentar preparar apenas a quantidade necessária, ou comê-los frios em poucas horas após sua preparação.

Frango

Por seu alto teor de proteína saudável este alimento é altamente recomendado para todos os tipos de dieta balanceada.

O problema que ocorre com o seu reaquecimento é que ao esfriá-lo na geladeira ou ao perder o seu frescor, sua composição de proteínas muda e pode causar problemas digestivos.

Como no caso anterior, é aconselhável preparar apenas a quantidade necessária para o almoço. No entanto, no caso de restarem sobras, podem ser aquecidas posteriormente, mas certifique-se de fazê-lo a uma temperatura baixa.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Estres1-500×325-500×325
7 dicas básicas para reduzir o estresse

Na maioria dos casos o estresse surge por situações futuras que ainda...

Coxinha de Leite Ninho – Feita com Morango e Nutella
Coxinha de Leite Ninho – Feita com Morango e Nutella

INGREDIENTES 10 morangos 1 lata de leite condensado 1 caixinha de creme...

SAM_1536-768×464
BOLO DE BANANA DE LIQUIDIFICADOR

MODO DE PREPARO Coloque 1 xícara de açúcar na panela para derreter,...

Receitas da Semana...

Coxinha de tapioca com queijo branco não leva farinha ou óleo no preparo
Coxinha de tapioca com queijo branco não leva farinha ou óleo no preparo

Imagine uma versão de coxinha que não coloca a dieta – muito...

pudim-de-leite-condensado-2-1
Pudim de Leite Moça

Coloque o açúcar na forma de pudim. Leve ao fogo até obter...

PALITOS CROCANTES DE 5 MINUTOS! O LANCHINHO PRÁTICO MAIS GOSTOSO QUE EXISTE!
PALITOS CROCANTES DE 5 MINUTOS! O LANCHINHO PRÁTICO MAIS GOSTOSO QUE EXISTE!

Ingredientes 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de...

Captura de Tela 2018-01-05 às 02.19.17
QUEIJO EMPANADO – ÓTIMA OPÇÃO DE PETISCO E TIRA GOSTO

Queijo Brie Empanado é uma deliciosa opção de petisco ou lanche para...

Deixe seu comentário

X