Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolinho de Arroz

Tipo:

7e622f626e66caa4751d6987887579cd.jpg

Crocante e durinho por fora, úmido e macio por dentro, o bolinho de arroz da minha tia Neusa, é o melhor bolinho de arroz da vida.


Confira também:

- 229 Receitas Low Carb

E o que torna muito melhor que todos os outros, são dois segredinhos bem simples, mas que fazem toda a diferença: Leva metade dos grãos inteiros e metade triturado. E a massa é feita com farinha de amido, em vez de somente com farinha de trigo, o que o deixa mais leve, mais ‘sequinho’ e muito mais crocante.

O preparo não poderia ser mais simples. E você ainda reaproveita 100% das sobras de arroz, sem desperdício. A dica é juntar as sobras, por menor porção que seja, guarde-a num recipiente com tampa e mantenha no freezer, até juntar a quantidade necessária e suficiente para preparar uma ou duas receitas de Bolinho de Arroz.

E além de fritos eles também podem ser assados, 20 minutos no forno e estão prontos. Muito embora, Bolinho de Arroz para ser gostoso tem que ser frito e ponto final!

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras de arroz cozido
  • 1 cebola grande ralada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 /2 xícara de chá de amido de milho – maisena
  • 1 xícara de cebolinha picada
  • 1 colher rasa de sobremesa de fermento
  • 2 ovos inteiros
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 litro de óleo para fritar

COMO FAZER:

Em uma panela, coloque óleo para aquecer.

Enquanto isso, enquanto o óleo aquece

Em uma frigideira pequena, coloque 1 colher de sopa de azeite e refogue 1 cebola ralada por 2 minutos ou até secar um pouco a água que forma e ela ficar translúcida. Reserve.

Em um bowl, junte o arroz já cozido, 1 cebola ralada refogada e reservada, 2 ovos inteiros, 1 xícara de cebolinha picada, 1/2 xícara de queijo ralado e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cuidado com o sal, uma vez que o queijo parmesão é salgado.

Com um garfo, amasse 50% dessa mistura ou para facilitar use o mixer e triture dando alguns pulsar de modo que metade do arroz triture e a outra metade continue com os grãos ainda inteiros. Ou coloque metade dessa mistura no processador de alimentos.

Junte as farinhas, trigo e maisena, 1/2 xícara de cada e 1 colher rasa de sobremesa de fermento em pó. Misture bem. Dependendo do tamanho dos ovos e da cebola, talvez você precise acrescentar um tantinho mais ou a menos de farinha. Então coloque-a aos poucos, até o dar o ponto.

E está pronto, agora é só moldar e fritar.

Para moldar, utilize 2 colheres. Com uma colher, pegue uma porção de arroz e transfira essa porção para outra colher dando forma e moldando os bolinhos.

Procure colocar sempre a mesma porção de arroz na colher, para que eles fiquem todos do mesmo tamanho.

Com a colher coloque diretamente no fogo, e deixe fritar até que fiquem dourados, durinhos e crocantes.

Dicas de fritura:

1. O óleo não pode estar muito quente, senão o bolinho queima por fora. Nem muito frio também senão o bolinho encharca no óleo

2. Não coloque muitos bolinhos de uma só vez na panela para fritar. Apenas 4 ou 5 por vez. É necessário deixar um espaço entre eles, para que o oxigênio circule durante a fritura e eles não rachem.

3. Aqueça o óleo em fogo alto e durante o cozimento a chama do fogo deve ser média.

4. Leve os bolinhos, imediatamente após fritos, numa peneira para escorrer o óleo.

Esta técnica garante bolinhos enxutos e secos, muito mais que no tradicional papel. Dica boa da tia Neusa para levar para vida inteira! ??

Depois é só servir

hummm … melhor Bolinho de Arroz da vida é este, feito feito com amido de milho.

Muito mais leve, sequinho, e crocante! Experimenta ??


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário