Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Conheça o poder da folha de louro, são tantas utilidades que eu nem acreditei

Tipo:

folha de louro

Para que serve:

A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações.


1. Atuar como antimicrobiano

Os óleos concentrados nas folhas de louro têm ação antimicrobiana, atuando contra algumas bactérias como Staphylococcus aureus, Enterococcus sp., Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa, que são responsáveis por infecções da pele, sistema gastrointestinal e vias urinárias, por exemplo. Além disso, o extrato das folhas de louro tem ação antifúngica contra algumas espécies de fungos.

2. Controlar a diabetes do tipo 2

As folhas de louro melhoram a função da insulina, hormônio responsável por fazer com que as glicose entre nas células do corpo para fornecer energia, regulando o açúcar no sangue, sendo importante na prevenção e controle da diabetes.

3. Regular os níveis de colesterol

O extrato das folhas secas do louro tem óleos essenciais, como cineol e polifenois com atividade antioxidante que ajuda a regular o colesterol sanguíneo, diminuindo o colesterol LDL e triglicerídeos, aumentando o nível de colesterol HDL no sangue. Dessa forma, o louro pode ajudar na prevenção e alterações cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

4. Aliviar problemas gastrointestinais

As folhas de louro, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, podem ajudar a tratar diversos transtornos digestivos, como úlceras, por exemplo, além de promover o alívio das cólicas gástricas e intestinais. Além disso, as folhas de louro contém taninos, que possuem uma forte ação adstringente, sendo útil para os casos de diarreia.

Além disso, os compostos ativos da folha de louro provocam um aumento na quantidade da secreção de enzimas e muco gástrico, ajudando a melhorar a digestão, além de ter um efeito protetor das lesões gástricas.

5. Aliviar dor

O louro tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam aliviar dores reumáticas e inflamações osteoarticulares, artrite, entorses e contusões.

6. Prevenir tumores

O óleo essencial de louro e algumas das suas substâncias ativas possuem atividade antioxidante e anti-cancerígena, evitando o crescimento das células tumorais.

7. Aliviar problemas respiratórios

As folhas de louro possuem efeito expectorante e têm a capacidade de eliminar o excesso de catarro e muco presente nas vias respiratórias, de forma que é capaz de promover o alívio da congestão nasal. Isso ajuda a deixar a respiração mais livre, sendo indicado em caso de resfriado, gripe e bronquite.

Além disso, por ter atividade antibacteriana e antisséptica, também é útil para eliminar qualquer bactéria ou vírus que possa causar infecções no sistema respiratório, prevenindo, assim, o aparecimento de doenças.

8. Prevenir cálculos renais

O extrato das folhas de louro, juntamente com outras ervas medicinais, poderia ajudar a prevenir os cálculos renais, já que é capaz de diminuir a quantidade de urease no organismo, que é uma enzima que está associada ao aumento do risco de ter pedra nos rins. No entanto, são ainda necessários mais estudos para confirmar esse efeito do louro.

9. Melhorar a capacidade cognitiva

O louro possui propriedade antioxidante que poderia melhorar a memória e, ao mesmo tempo, diminuir, de forma eficaz, outros problemas cognitivos que podem aparecer com a idade, incluindo doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, por exemplo.

10. Promover o relaxamento

As folhas de louro contém substâncias como o linalol e o cineol, que liberam óleos essenciais que ajudam a relaxar o sistema nervoso central, aliviando o estresse e a ansiedade.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

fb45925df56f79c3913e45424ef582d5.jpeg
Ela enrola as coxas com filme pvc e vai para a cama. Quando ela acorda? Não pode ser

Muitos de nós temos certas “zonas problemáticas” que nunca parecem ficar do...

1509092_992378464105597_3868966999050526948_n
Torta de pão de forma quente

M A R A V I L H A de lanche: torta...

Brigadeiro com Creme de Leite
Brigadeiro com Creme de Leite

Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 caixinha de creme de leite...

AMO FAZER ESSAS BOLACHINHAS PARA O NATAL! FAÇO UMA BACIA ENORME BEEEEM CHEIA E TODO MUNDO AMA!
AMO FAZER ESSAS BOLACHINHAS PARA O NATAL! FAÇO UMA BACIA ENORME BEEEEM CHEIA E TODO MUNDO AMA!

Ingredientes 1 XÍCARA DE FARINHA 1/2 XÍCARA DE AÇÚCAR DE CONFEITEIRO UMA...

Deixe seu comentário

X