Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Açúcar refinado, um alimento estimulante do câncer

Tipo:

Azucar-refinada-estimulante-del-cancer-500×281-500×281

São muitos os fatores que estão relacionados com a aparição dos diferentes tipos de câncer, mas o fator que coincide em todos os tipos é a alimentação. Durante muitas décadas, os pesquisadores se centraram na averiguação de qual seria a relação existente entre o tipo de alimentação e o desenvolvimento de câncer, e eles chegaram à conclusão de que alguns alimentos podem aumentar o risco de sofrer esta doença.


Entre os principais alimentos relacionados com a aparição do câncer encontramos o açúcar refinado, este que está presente na maioria dos lares e que tanto nos atrai por seu sabor.

O açúcar, um alimento do câncer

De acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, o açúcar refinado representa um alto risco para a saúde, a tal ponto que deveria ser considerado tão tóxico em relação ao álcool e ao tabaco. Vários estudos determinaram que o consumo frequente de açúcar é a causa de mais de 35 milhões de mortes a nível mundial a cada ano, pois além de estarem altamente vinculados com a aparição de diabetes, também se relacionam com o desenvolvimento de outros problemas crônicos como o câncer.

Entre os efeitos nocivos do consumo de açúcar encontramos: diabetes, síndromes metabólicas, hiper e hipoglicemia, refluxo gastroesofágico (DRGE) e doenças cardíacas. Com relação ao seu vínculo com o desenvolvimento do câncer, o açúcar segue sendo matéria de investigação e grande quantidade de experimentos, que com o passar dos anos puderam sustentar que efetivamente existe uma relação forte entre o desenvolvimento de câncer e o consumo de açúcar.

Na comunidade médica convencional sempre se promoveu a ideia de que o vínculo entre o consumo de certos tipos de alimentos e o desenvolvimento de câncer é “fraco”, pois considera-se que nesta relação não existem padrões médicos válidos. No entanto, há um grande número de cientistas médicos e muitos médicos alternativos que sabem que para tratar o câncer de uma forma eficaz, segura e econômica, é essencial cortar a ingestão de determinados alimentos que estimulam os tumores e as células cancerosas, como é o caso da glicose. Esta estratégia terapêutica tem como finalidade “matar de fome” os tumores mediante a modificação da dieta, que é um ponto chave para ganhar a batalha contra o câncer.

Um dos primeiros a descobrir que o câncer se alimenta de açúcares foram os pesquisadores do Instituto do Câncer Huntsman em Utah, Estados Unidos. Na pesquisa publicada na revista Proceedings da Academia Nacional das Ciências, foi acrescentado que desde 1923 sabia-se que as células tumorais necessitam de muito mais glicose do que as células normais. A pesquisa explica como este processo ocorre e como é possível regular o consumo de açúcar para controlar o crescimento do tumor.

Por outro lado, uma pesquisa do Dr. Thomas Graeber e seus colegas, publicada em 2012 na revista Molecular Systems Biology, pode demonstrar que privar as células cancerosas de glicose ativa conduz à morte das mesmas, devido à acumulação tóxica de espécies reativas, como o oxigênio.

O consumo de açúcares refinados está estreitamente vinculado com o câncer, pois além de ser uma de suas causas, também alimenta as células cancerosas quando o paciente já desenvolveu a doença. Esses achados deveriam ser levados em consideração nos tratamentos contra o câncer, pois possivelmente ajudem a melhorar os resultados. Quando as células cancerosas conseguem se estabelecer no organismo, dependem da disponibilidade de glicose estável como fonte de energia.

Todas as pessoas podem fazer alguma coisa para prevenir o câncer e eliminar facilmente fatores óbvios, como é o caso do consumo de açúcares refinados. Ainda que não esteja claro de que a alimentação não é o único fator que pode desencadear esta doença, o certo é que desempenha um papel muito importante, mesmo que muitos considerem que não seja desse jeito.

Cada um de nós deve se conscientizar do dano que podemos estar causando em nosso corpo com o consumo excessivo de alimentos cancerígenos, como o açúcar refinado, e considerar reduzi-lo ou eliminá-lo por completo da dieta. Lembre-se de que este açúcar está presente em muitos dos alimentos que consumimos diariamente: bolos, doces, biscoitos, sobremesas, alguns cereais, pães ou molhos, entre outros.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

pagg-430×285
Bebida extremamente eficaz para fazer desaparecer a barriga

A mistura especial para eliminar a barriga pode ser a solução para...

Captura-de-Tela-2015-09-02-às-19.25.45-610×300
O que ela faz com uma camiseta velha você vai querer fazer AGORA! Genial!

Depois de ver este vídeo você não vai mais querer jogar fora...

Torta de Paçoca e Brigadeiro
Torta de Paçoca e Brigadeiro

Base: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X