Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Doce de mamão gostoso igual esse é a primeira vez que você vai fazer

Tipo:

doce-de-mamao-08-11.jpg

O doce de mamão verde é uma sobremesa tradicional da culinária brasileira que agrada a todos os paladares! Fácil de fazer, embora com várias etapas no preparo, o resultado final é compensador! Ideal para servir de sobremesa, essa gostosura acompanha muito bem um queijo fresco! Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly e faça o delicioso doce de mamão, que todos vão amar!


Como fazer doce de mamão

Para o doce de mamão, começaremos higienizando bem o seu mamão verde, calçando luvas nas mãos e utilizando bicarbonato de sódio para passar bem no mamão com casca. Depois, enxaguaremos bem em bastante água corrente, retirando e desprezando as pontas dos dois lados. Cortaremos o mamão ao meio e tiraremos as sementes todas com uma colher. Precisaremos de uma bacia grande com água quente, para seguir com o preparo. Utilizaremos um descascador de legumes para fatiar as metades do mamão. Concluiremos a receita seguindo atentamente todas as orientações do passo a passo. Depois é só servir e apreciar seu incrível doce de mamão!

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Ingredientes da receita de doce de mamão

  • 1,200g de mamão verde
  • 600g de açúcar
  • bicarbonato de sódio o quanto baste + 1 colher (sopa) rasa
  • 1 xícara (chá) de água (220ml)
  • 2 pedaços de canela em pau
  • agulha e linha de costura
  • água quente (o quanto baste) 

Modo de preparo

  1. Primeiramente, para higienizar bem o seu mamão verde, calce luvas nas mãos devido ao leite que a fruta solta, e vá passando bicarbonato de sódio, no mamão com casca, esfregando bem.
  2. Em seguida, enxágue bem em água corrente e depois corte e descarte as pontas de ambos os lados.
  3. Parta ao meio e, com o auxílio de uma colher, retire todas as sementes do mamão.
  4. Para a próxima etapa, tenha, disponível, uma bacia espaçosa com água quente (pode ser que você precise de mais de uma).
  5. Segure firmemente o mamão com uma das mãos e, com a outra mão, vá fatiando a metade do mamão com casca, usando um descascador de legumes, formando tiras finas. Pegue do início e passe até o final, obtendo as fatias. Adicione-as na vasilha com água quente. Caso você não tenha um descascador de legumes, pode também utilizar um ralador.
  6. Repita esse processo com todo o mamão e quando chegar no final do pedaço do mamão, descarte, para não se machucar.
  7. O próximo passo é enrolar as fitinhas. Você vai precisar de linha de costura e uma agulha nova, ou higienize a que você tem com álcool.
  8. Passe a linha na agulha e dê um nó no final.
  9. Vá retirando cada uma das fatias de mamão da bacia e enrolando, formando um rolinho. Aperte bem cada um dos rolinhos e, no final da emenda, atravesse a agulha, puxe e traga até o final. Nesse primeiro rolinho da carreira que você irá formar, passe a linha mais uma vez com a agulha, para firmar bem, para não soltar na hora de cozinhar.
  10. Repita o processo fazendo rolinhos e passando a linha com a agulha para formar “colares”, até terminarem as fatias de mamão. Volte cada “colar” pronto para a bacia com água, mas primeiro descarte aquela água quente, trocando por água fria.
  11. Leve a bacia com água para a geladeira, mantendo por 24 horas, trocando a água nesse intervalo, por, pelo menos, 3 vezes. Na última água que trocar, adicione 1 colher (sopa) rasa de bicarbonato de sódio e dê uma misturada.
  12. Deixe o mamão de molho nessa última água com o bicarbonato, por, pelo menos, 1 hora. Isso fará com que o mamão fique mais firme e resistente, evitando que desmanche na hora de cozinhar.
  13. Decorrido esse tempo, descarte essa água e enxágue muito bem, em água corrente por 3 vezes.
  14. Pegue uma panela grande de fundo grosso, e adicione: o açúcar, a canela em pau e a água. Leve ao fogo para ferver e formar uma calda.
  15. Com a calda fervendo, adicione cuidadosamente, todos os “colares” de mamão e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 45 minutos.
  16. Para saber se o mamão está cozido e no ponto certo, observe a parte branca, que deve estar transparente, mas pega a cor da calda. E essa calda não engrossa muito, ela fica rala, é assim mesmo.
  17. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o doce esfriar na própria calda.
  18. O doce estando frio, vá retirando os “colares” da calda e corte a linha, soltando todos os rolinhos e passando-os para uma travessa. Reserve a calda da panela.
  19. Para armazenar seu doce, coloque-o numa vasilha ou vidro com tampa, despejando a calda reservada por cima.
  20. Sirva e delicie-se com seu fantástico doce de mamão! Bom proveito!

Você também vai gostar de:

Pãozinho de banana feito na frigideira para você substituir o pão na hora café da manhã
Coxinha muito saborosa usando a coxa de frango inteira fica uma maravilha
Fiz uma torta na travessa que ficou pronta em 10 minutos é só bater tudo no liquidificador
Bolinho de batata recheado com queijo e usando também o arroz que sobrou de ontem

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Coloque CRAVOS da ÍNDIA no LIMÃO e se SURPREENDA com o RESULTADO

Rolinhos primavera assados e sem glúten: uma versão saudável e crocante

Bolo de abacaxi invertido sem farinha de trigo e sem fermento

Torta de maçã com mais fruta do que massa

Misturinha para Limpar pisos: Receita caseira faz milagre com piso manchado e encardido

Bolinhos doces de banana e iogurte

Rosca de polvilho de padaria

Macarronada com Carne moída e um molho secreto que você vai adorar

Delicioso bolo de iogurte sem açúcar e sem farinha de trigo

Torta salgada de pão velho da Ana Maria Braga!




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1230043_10151873188025479_947948738_n
Doce Fácil de Abóbora com Coco

Bateu aquela vontade de um docinho? Doce fácil de abóbora com coco!

paozinho
Pãozinho caseiro, massa simples, não precisa sovar, quando sai do forno com aquele cheirinho

Ingredientes: 1 colher de sal 1 colher de sopa de fermento biológico...

pudimm
Pudim de Leite Rápido na Airfryer

Ingredientes: Pudim: 1 lata de leite condensado (395 g); 2 ovos; 1¼...

19907_647358545274259_131168504_n
Macarrão penne ao molho de camarão

Macarrão + molho de camarão = Delícia no jantar dessa quinta-feira. Que...

Deixe seu comentário

X