Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Doce de mamão gostoso igual esse é a primeira vez que você vai fazer

Tipo:

doce-de-mamao-08-11.jpg

O doce de mamão verde é uma sobremesa tradicional da culinária brasileira que agrada a todos os paladares! Fácil de fazer, embora com várias etapas no preparo, o resultado final é compensador! Ideal para servir de sobremesa, essa gostosura acompanha muito bem um queijo fresco! Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly e faça o delicioso doce de mamão, que todos vão amar!


Como fazer doce de mamão

Para o doce de mamão, começaremos higienizando bem o seu mamão verde, calçando luvas nas mãos e utilizando bicarbonato de sódio para passar bem no mamão com casca. Depois, enxaguaremos bem em bastante água corrente, retirando e desprezando as pontas dos dois lados. Cortaremos o mamão ao meio e tiraremos as sementes todas com uma colher. Precisaremos de uma bacia grande com água quente, para seguir com o preparo. Utilizaremos um descascador de legumes para fatiar as metades do mamão. Concluiremos a receita seguindo atentamente todas as orientações do passo a passo. Depois é só servir e apreciar seu incrível doce de mamão!

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Ingredientes da receita de doce de mamão

  • 1,200g de mamão verde
  • 600g de açúcar
  • bicarbonato de sódio o quanto baste + 1 colher (sopa) rasa
  • 1 xícara (chá) de água (220ml)
  • 2 pedaços de canela em pau
  • agulha e linha de costura
  • água quente (o quanto baste) 

Modo de preparo

  1. Primeiramente, para higienizar bem o seu mamão verde, calce luvas nas mãos devido ao leite que a fruta solta, e vá passando bicarbonato de sódio, no mamão com casca, esfregando bem.
  2. Em seguida, enxágue bem em água corrente e depois corte e descarte as pontas de ambos os lados.
  3. Parta ao meio e, com o auxílio de uma colher, retire todas as sementes do mamão.
  4. Para a próxima etapa, tenha, disponível, uma bacia espaçosa com água quente (pode ser que você precise de mais de uma).
  5. Segure firmemente o mamão com uma das mãos e, com a outra mão, vá fatiando a metade do mamão com casca, usando um descascador de legumes, formando tiras finas. Pegue do início e passe até o final, obtendo as fatias. Adicione-as na vasilha com água quente. Caso você não tenha um descascador de legumes, pode também utilizar um ralador.
  6. Repita esse processo com todo o mamão e quando chegar no final do pedaço do mamão, descarte, para não se machucar.
  7. O próximo passo é enrolar as fitinhas. Você vai precisar de linha de costura e uma agulha nova, ou higienize a que você tem com álcool.
  8. Passe a linha na agulha e dê um nó no final.
  9. Vá retirando cada uma das fatias de mamão da bacia e enrolando, formando um rolinho. Aperte bem cada um dos rolinhos e, no final da emenda, atravesse a agulha, puxe e traga até o final. Nesse primeiro rolinho da carreira que você irá formar, passe a linha mais uma vez com a agulha, para firmar bem, para não soltar na hora de cozinhar.
  10. Repita o processo fazendo rolinhos e passando a linha com a agulha para formar “colares”, até terminarem as fatias de mamão. Volte cada “colar” pronto para a bacia com água, mas primeiro descarte aquela água quente, trocando por água fria.
  11. Leve a bacia com água para a geladeira, mantendo por 24 horas, trocando a água nesse intervalo, por, pelo menos, 3 vezes. Na última água que trocar, adicione 1 colher (sopa) rasa de bicarbonato de sódio e dê uma misturada.
  12. Deixe o mamão de molho nessa última água com o bicarbonato, por, pelo menos, 1 hora. Isso fará com que o mamão fique mais firme e resistente, evitando que desmanche na hora de cozinhar.
  13. Decorrido esse tempo, descarte essa água e enxágue muito bem, em água corrente por 3 vezes.
  14. Pegue uma panela grande de fundo grosso, e adicione: o açúcar, a canela em pau e a água. Leve ao fogo para ferver e formar uma calda.
  15. Com a calda fervendo, adicione cuidadosamente, todos os “colares” de mamão e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 45 minutos.
  16. Para saber se o mamão está cozido e no ponto certo, observe a parte branca, que deve estar transparente, mas pega a cor da calda. E essa calda não engrossa muito, ela fica rala, é assim mesmo.
  17. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o doce esfriar na própria calda.
  18. O doce estando frio, vá retirando os “colares” da calda e corte a linha, soltando todos os rolinhos e passando-os para uma travessa. Reserve a calda da panela.
  19. Para armazenar seu doce, coloque-o numa vasilha ou vidro com tampa, despejando a calda reservada por cima.
  20. Sirva e delicie-se com seu fantástico doce de mamão! Bom proveito!

Você também vai gostar de:

Pãozinho de banana feito na frigideira para você substituir o pão na hora café da manhã
Coxinha muito saborosa usando a coxa de frango inteira fica uma maravilha
Fiz uma torta na travessa que ficou pronta em 10 minutos é só bater tudo no liquidificador
Bolinho de batata recheado com queijo e usando também o arroz que sobrou de ontem

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Aprenda a fazer doce de leite caseiro sem açúcar

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

10906014_961566567186787_5655492416447785897_n
Donuts americanos

Esses donuts são tão bons que até o Homer Simpson aprova!!

çç
RECEITA DA MINHA MÃE: BOLO SONHO MAGNÍFICO! O BOLO MAIS PERFEITO E DELICIOSO QUE EXISTE!

Ingredientes Recheio: 450g de leite integral 2 gemas 80g de açúcar refinado...

Sanduíche com Massa de Pastel

É feito em só 3 passos. Boa dica para uma lanche gostosão...

Deixe seu comentário

X