Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolo japonês: esse bolo super leve que viralizou na internet é perfeito para acompanhar seu café

Tipo:

bolo-japones-06-11.jpg

Descubra o segredo por trás do bolo japonês que conquistou a internet! Levinho, fofo e delicioso, essa iguaria também conhecida como ‘castella’ ou ‘Kasutera’ promete encantar o seu paladar! Que tal desfrutar de um momento de puro prazer culinário? Então, mãos à obra, confira a receita do Canal Gordices da Teka, faça o incrível bolo japonês e surpreenda-se com esse delicioso sabor!


Como fazer bolo japonês

Para a receita de bolo japonês, precisaremos para a massa de: gemas, sal, farinha de trigo, açúcar, manteiga e leite. Mexeremos esses ingredientes com um fouet, para obter uma massa, que deverá ficar numa consistência homogênea. Para o merengue, utilizaremos: açúcar, claras e suco de limão, que bateremos até atingir o ponto de neve, segundo o passo a passo, juntando-o na massa, mexendo com uma espátula. Transferiremos a mistura para uma forma para pão já untada e revestida com papel-manteiga também já untado, e a assaremos no forno por uns 30-35 minutos. Quando retirarmos do forno, esperaremos esfriar, para desenformar. Sirva e deguste seu divino bolo japonês!

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de bolo japonês 

Para o bolo 

  • 108g de farinha de trigo 
  • 40g de açúcar peneirado
  • 66g de leite integral  
  • 6 gemas de ovos
  • 1 colher (café) rasa de sal 
  • 70g de manteiga derretida

Para o merengue 

  • 1 colher (sobremesa) de suco de limão
  • 95g de açúcar
  • 6 claras de ovos

Obs.: Esta receita não leva fermento.

Modo de preparo

Do bolo 

  1. Para o bolo, comece pesando todos os ingredientes em gramas, para garantir um resultado final excepcional, uma vez que esta é uma receita adaptada e as medidas são fracionadas em gramas.
  2. Em uma tigela, misture as gemas, a manteiga derretida e o açúcar, misturando com um fouet. Depois, adicione a farinha de trigo já peneirada e continue misturando.
  3. Inclua o leite, mexendo suavemente. 
  4. Acrescente a mistura de merengue à massa na tigela, mexendo delicadamente com uma espátula para a massa ganhar mais aeração.
  5. Passe a massa para uma forma para pão (26cm x 12cm) que já esteja untada e forrada com papel-manteiga, que deve também ser untado com manteiga.
  6. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C em banho-maria (colocando apenas um pouco de água na assadeira onde a forma do bolo será colocada) por cerca de 30-35 minutos.
  7. Ao tirar do forno, espere amornar e vire em uma travessa ou num prato, se preferir.
  8. Por fim, sirva e aprecie o seu sensacional bolo japonês!

Do merengue

  1. Para o merengue, comece batendo as claras e o suco de limão na batedeira, em velocidade máxima. 
  2. Com a batedeira em funcionamento, adicione o açúcar gradualmente, batendo a cada adição, até a formação de picos firmes.

Você também vai gostar de:

Coração acebolado: faça esse acompanhamento perfeito para você servir com petisco na sua casa
Churros caseiro delicioso e fácil perfeito para uma festinha de aniversário
Lasanha à bolonhesa com molho branco a receita de almoço perfeita para seu domingo em família
Pão sírio caseiro para você fazer um lanche leve e delicioso para sua família

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Joguei CRAVO na VELA e Parei de GASTAR no mercado, dica de milhões

Bolo de Pão de Queijo no liquidificador

Coloque CRAVOS da ÍNDIA no LIMÃO e se SURPREENDA com o RESULTADO

Rolinhos primavera assados e sem glúten: uma versão saudável e crocante

Bolo de abacaxi invertido sem farinha de trigo e sem fermento

Torta de maçã com mais fruta do que massa

Misturinha para Limpar pisos: Receita caseira faz milagre com piso manchado e encardido

Bolinhos doces de banana e iogurte

Rosca de polvilho de padaria

Macarronada com Carne moída e um molho secreto que você vai adorar




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

tratamento-caseiro-queda-de-cabelo
3 tratamentos caseiros contra a queda de cabelo

Tanto as mulheres quanto os homens (principalmente) sofrem com a queda de...

21617974_363504214112934_604208179331685469_n
Queijadinha Cremosa

Ingredientes 3 latas de leite condensado 5 ovos inteiros 2 colheres (sopa)...

23472765_371143690015653_4823642383774844022_n
Nuvem de côco

Ingredientes: 2 pacotes de bolacha champanhe (aquela com açúcar mais fino) 1...

Deixe seu comentário

X