Separamos para você uma dica incrível do Canal Balcony & Garden, de como cultivar alface em garrafa pet, com a qual você perceberá que existem inúmeros benefícios nessa técnica de cultivo sustentável, entre os quais podemos citar: a própria sustentabilidade, com a redução de resíduos plásticos ao reutilizar garrafas pet, baixo custo, espaço otimizado, sabor fresco e nutrientes das verduras livres de agrotóxicos, atividade recreativa, podendo envolver as crianças e tantos outros. Então não espere mais, venha conferir e mãos à obra!
Como fazer para cultivar alface em garrafa pet
Para aprender como fazer para cultivar alface em garrafa pet, precisaremos de alguns utensílios e outros itens que você já deve ter em casa e outros facilmente encontrados para comprar. Seguindo todas as etapas do passo a passo desta dica incrível, será possível cultivar em sua residência, verduras livres de agrotóxicos, garantindo uma alimentação saudável e nutritiva para toda a família. Sem contar com a compensadora conexão com a natureza, a economia financeira, a satisfação e realização de ver as mudas crescerem e se transformarem em pés de alface saudáveis, que é extremamente gratificante, gerando um senso de realização pessoal! Confira tudo logo abaixo!
Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.
Utensílios e itens necessários para a dica de como cultivar alface em garrafa pet
- uma peneira de plástico de tamanho médio
- um pedaço de plástico
- sementes de alface de boa qualidade
- terra adubada
- um estilete ou tesoura
- regador
- água
- galões de água pet, limpos e vazios, com tampa
- suportes plásticos de 3 pontas
- tiras de pano
- uma bacia grande de plástico
- fertilizante “NPK 20-20-20”
- um pote de plástico
- fertilizante “30-10-10”
Modo de preparo
- Utilize uma peneira de plástico e forre-a com um pedaço de plástico. Em seguida, adicione e espalhe a terra adubada uniformemente.
- Distribua as sementes de alface na terra e cubra-as com uma fina camada de terra peneirada, pressionando delicadamente com as mãos.
- Com o auxílio de um estilete ou tesoura, corte e remova toda a sobra de plástico ao redor da peneira.
- Regue generosamente com água usando um regador e reserve. Lembre-se de fazer regas diárias sem encharcar demais a terra, para o desenvolvimento das mudinhas.
- Pegue um galão de água de plástico limpo e vazio e corte-o ao meio com o estilete.
- Em seguida, corte mais um pedaço da parte do meio abaixo da parte da tampa e descarte.
- Certifique-se de remover qualquer rebarba que possa estar em volta da tampa.
- Pegue os galões cortados da parte de baixo (que não têm a tampa) e faça três furos na parte de cima de cada um deles. Encaixe nos furos um suporte plástico duro de três pontas, que será utilizado para pendurá-los.
- Encaixe a parte cortada do galão, onde fica a tampa, de ponta cabeça na parte de baixo que você também cortou e que agora está com os suportes. Certifique-se de que as duas partes estejam bem encaixadas, com a parte de cima onde fica a tampa virada de cabeça para baixo por cima da outra. Repita esse processo com todos os galões que for utilizar.
- Separe novamente a parte do galão que possui a abertura da tampa. Agora, pegue a própria tampa do galão, faça um furo no centro dela e fixe-a com cola, virada de ponta cabeça, dentro da parte do galão com a abertura. Certifique-se de que a tampa esteja bem presa e encaixada. Faça isso com todos os galões.
- Corte tiras de pano e insira-as nos furos da tampa que você furou e colou. Certifique-se de que uma ponta fique para baixo da tampa e a outra para cima.
- Em uma bacia grande de plástico, coloque terra adubada e adicione fertilizante “NPK 20-20-20”, misturando bem com as mãos.
- Usando um pote de plástico, pegue porções da terra preparada na bacia e coloque na parte de cima de cada um dos suportes de galões que você preparou, ajustando e pressionando suavemente com as mãos.
- Agora, levante um pouco a parte que contém a terra e, na parte inferior do galão sem abertura, adicione água. Observação: a tira que você inseriu no centro da tampa terá uma ponta submersa na água e outra na terra, garantindo a umidade necessária para as plantas.
- Após 7 dias, quando as mudinhas de alface que você plantou na peneira estiverem prontas, será hora de utilizá-las.
- Usando os dedos, crie um pequeno buraco na terra do galão. Pegue uma mudinha de alface da peneira e plante-a nesse buraco, pressionando ao redor para assegurar que esteja firme.
- Repita este procedimento até plantar uma mudinha de alface em cada suporte de galão. Em seguida, pendure os suportes em um local coberto, mas bem ventilado, como uma varanda, por exemplo.
- Após 10 dias, você notará que os pés de alface estarão crescendo e se desenvolvendo nos suportes dos galões. Nesse momento, é indicado aplicar uma pequena quantidade de fertilizante “30-10-10” ao redor de cada pezinho de alface. Contudo, é importante não exagerar para evitar possíveis danos às plantas causados pelo excesso de nutrientes.
- Ao longo dos dias, acompanhe o crescimento e desenvolvimento das suas alfaces. Após 25 dias, elas estarão prontas para serem colhidas e consumidas! Aproveite ao máximo!
- Agora que você aprendeu como cultivar alface em garrafa pet, sinta-se à vontade para repetir essa técnica, realizando o plantio de novas mudas e seguindo o passo a passo!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é
trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP