Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Cesariana ou parto normal? A escolha pode interferir até mesmo no peso do seu filho

Tipo:


Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão curiosa, porém alarmante: filhos de cesariana têm 15% mais chance de se tornarem adultos obesos do que filhos de parto normal.

Antes desse estudo, o nascimento por meio de cesariana já estava associado à maior propensão dos bebês desenvolverem obesidade infantil. Agora, sabe-se que a cesárea também pode ser a causa dos quilinhos a mais da vida adulta.

Cesárea x parto normal
O objetivo do estudo era investigar a relação entre a cesariana e o risco de obesidade nos filhos. Por isso, os pesquisadores acompanharam por 16 anos (entre 1996 a 2012) mais de 22 mil crianças que nasceram de mais de 15 mil mulheres. Questionários foram aplicados entre as idades de 9 a 14 e 20 a 28 anos.

Os resultados mostraram que bebês que nascem de cesarianas têm um risco 15% maior de sofrer obesidade infantil que os filhos de parto normal. Porém, essa maior incidência continua perdurando até a vida adulta.

Mesmo os bebês crescendo e se tornando adultos, a tendência se manteve. Quando foram analisados perto dos 20 anos, os nascidos de cesárea ainda carregavam uma média de 0.3 pontos extras no seu índice de massa corpórea. Entre irmãos, então, essa tendência à obesidade dos nascidos de cesariana era ainda mais contrastante: eles têm até 64% mais chance de se tornarem obesos que seus irmãos nascidos de partos naturais.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário