Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Menino morre com suspeita de febre maculosa em Belo Horizonte e gera alerta de saúde

Tipo:

tirar-carrapato1

O menino Thales Martins Cruz, de apenas 10 anos, ficou internado no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, diagnosticado com uma doença infecciosa chamada de maculosa e que é transmitida pela picada do carrapato estrela.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado dos exames ainda está sendo aguardado para confirmar o estado clínico do menino que faz parte das atividades dos Escoteiros do Brasil, na seção de Minas Gerais, há sete anos.

Um desses eventos do grupo aconteceu no dia 20 de agosto, no Parque Ecológico da Pampulha, segundo o diretor de gestão institucional da entidade, Marcos Gomide. Em homenagem ao colega, os escoteiros decretaram três dias de luto em homenagem ao menino.

Em defesa ao parque, a Fundação Zoo-Botânica, de BH, divulgou uma nota informando que “ações preventivas, no sentido de evitar a incidência de carrapatos no Parque Ecológico da Pampulha, área de conservação ambiental, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, são realizadas periodicamente”.

Toda a vegetação do local é podada e a irrigação de toda a área de visitação do parque é periódica, principalmente nos tempos de seca. Em junho de 2013, foram tomadas atitudes preventivas para que não acontecesse a circulação de animais hospedeiros de parasitas, como capivaras e cavalos.

Thales passou por análises feitas pela Fundação Ezequiel Dias e ficará pronta em uma semana. Por meio de nota o Hospital das Clínicas informou que o paciente estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde a último sexta-feira e morreu dois dias depois disso.

Nesse ano foram registrados cerca de 15 notificações por suspeita de febre maculosa que foram descartadas, não deixando que a doença seja confirmada. Em 2015, o número de notificações era de 62 e todos os casos investigados receberam o mesmo destino, não gerando confirmação alguma.

Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos. A doença tem um ciclo de incubação que dura de cinco a dez dias, até se manifestar. Um dos maiores problemas apontados é o fato de que os sintomas se parecem com os de outras doenças como a dengue. A demora de um diagnóstico pode levar à morte.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

FRANGO
O segredo do frango de forno perfeito, eu nunca pensei que ficaria tão bonito e saboroso

INGREDIENTES: 1 unidade frango inteiro de 2 kg 1 cabeça alho 2 unidades limão 1 colher de sopa sal azeite...

10300207_828358947174217_5338226003624343845_n
Docinhos de leite em pó

A gente fica maluco com esses docinhos de leite em pó! Coberto...

desnutri__o1
Ela pesava 10 quilos e chocou o Brasil em 1991. Hoje, ninguém acredita em seu estado

Você deve se lembrar dela: a menina de 10 anos, moradora do...

1472777_712652572078189_1954980764_n
Bolo de banana no liquidificador – receita vinda direto da Bahia

Feito no liquificador fica pronto em 20 minutinhos. Perfeito para acompanhar aquele...

Deixe seu comentário

X