Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Massagem em grávidas: 9 dicas para fazer e aliviar dores e inchaço

Tipo:

Massagem-em-grávidas-9-dicas-para-fazer-e-aliviar-dores-e-inchaço

Durante a gravidez é natural que as mulheres se queixem de dores nas costas e nas pernas. O peso da barriga e o inchaço são os principais responsáveis pelos incômodos. Além da boa alimentação e da prática de atividades físicas, que já são velhas conhecidas da gestação saudável, as massagens também pode ser boas saídas. E mais: alguns movimentos simples podem ser feito em casa, pelos pais – que, além de amenizar as dores da mãe, ainda cria um vínculo com o feto.


Massagem para grávidas: como fazer

As técnicas, no entanto, além de serem leves com o intuito de relaxar, devem ter alguns cuidados. Fazer na região da barriga somente após o primeiro trimestre e parar ao sentir qualquer tipo de dor estão entre os principais deles. Gestantes com hipertensão e problemas no coração ou nos rins devem solicitar autorização do obstetra. Durante os movimentos, deixe fora a lombar e os tornozelos, regiões que estimulam a contração uterina e podem adiantar o trabalho de parto.

– Antes de começar, ache a posição confortável para ela. A primeira opção é a de lado, com cabeça e pernas apoiadas em travesseiros.

– Dependendo da região que for massagear, coloque a gestante de bruços apoiadas em travesseiros. Lembre-se de que a posição precisa ser muito confortável para ela.

– Os movimentos precisam ser extremamente leves. A intenção não é apertar nenhuma região e tampouco drenar líquidos. Tenha a mão sempre leve.

– Para aliviar a dor nas costas, massageia com leveza usando a parte macia do punho a coluna vertebral. Comece da nuca e desça até o quadril, depois suba. Um lado e depois o outro.

– Com movimentos leves, massageia o osso que fica em cima das nádegas. O pulso fechado pode facilitar o movimento. Faça os movimentos para dentro e, depois, para baixo, em direção aos pés.

– Para a dor nas pernas, massageia a região. De baixo para cima, como se a sua mão abracasse toda a região e fosse deslizando até o bumbum. Depois, faça movimentos circulares com o polegar e o indicador. Evite a região interna das coxas.

– Nenhuma pressão deve ser colocada sobre a barriga ou a região uterina. Quando as mãos foram passar pela região, não devem exercer nenhuma força.

– Tornozelos e pulsos devem ser evitados, já que são os responsáveis pelas contrações uterinas.

– Ao notar qualquer desconforto, pare o movimento imediatamente. A massagem visa relaxar a gestante e não pode, em hipótese alguma, causar dor, tontura ou falta de ar.

– Por fim, além dos movimentos de massagem, também é possível deixar o momento mais agradável com carinho. Preparar um banho quente com velas, fazer carinho nos cabelos ou propor uma caminhada leve são ótimas alternativas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X