Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Conhecendo a hidropisia

Tipo:

553927000.jpg

A hidropisia é uma condição que consiste na retenção de fluidos nos tecidos internos, entretanto não é uma doença como tal, mas sim um sintoma que acompanha outros problemas de saúde, como afecções no sistema circulatório, além de dificuldades no funcionamento dos rins e no aparelho digestivo. A hidropisia é a retenção de líquidos no peritônio (membrana que forra os órgãos localizados na região do tórax); geralmente este sintoma aparece na parte superior do corpo, porém podem existir casos nos quais o transtorno se manifeste nos tornozelos, nos pulsos e inclusive na região do pescoço.


A hidropisia, um importante sinal de alerta

Se seus sintomas não forem tratados, o correto funcionamento dos órgãos vitais tais como, o coração, o fígado e os pulmões poderá ser afetado, pois a presença de líquido no seu interior exerce uma pressão sobre eles, reduzindo o espaço disponível para trabalharem. Quando o inchaço aparece na parte inferior do corpo, denomina-se edema, mas este não altera a cor normal da pele e nem provoca dor ao tato. Se um paciente mostrar indícios de hidropisia, deve-se descobrir qual é o problema detrás dessa condição. Um possível motivo pelo qual aparece este sintoma é a insuficiência cardíaca congestiva, pois ao se alterar o ritmo nas pulsações produzidas pelo coração, pode desencadear uma retenção de líquidos, um sintoma muito complicado observado geralmente nas extremidades.

Coração

A hidropisia pode aparecer também nos pulmões, sendo a tosse o principal sintoma deste transtorno. Quando o paciente expectora constantemente e surgem sintomas de inchaço em alguma região do corpo, deve consultar imediatamente um médico. Nesse caso o paciente será tratado com diuréticos que estimulam a eliminação de líquidos por meio da urina. Além disso, depois dos problemas renais é bem comum a aparição da hidropisia. Quando a pessoa padece de insuficiência renal os rins não têm a capacidade de filtrar a água presente no sangue e consequentemente reduz a produção de urina. A Hidropisia por insuficiência renal também pode começar com a inflamação progressiva nas extremidades, sendo este um dos sintomas mais importantes.

Nota: Para o tratamento da retenção de líquidos, recomendamos ler os seguintes artigos:

  • Como combater a retenção de líquidos
  • Como prevenir a retenção de líquidos

Não esqueça!

Retenção_de_liquido

Esta condição pode chegar a afetar a qualquer pessoa e o seu tratamento dependerá do tipo de hidropisia que sofra, pois pode ser um problema que afete gravemente a saúde e o bem estar de quem o padece. Além disso, está diretamente relacionado com problemas graves, como falhas nos sistemas corporais ou órgãos específicos, como o coração e os rins, sendo estes os dois principais causadores da hidropisia. Este distúrbio no organismo deve ser tratado urgentemente, pois caso contrário pode chegar a causar a morte.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA: 1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO: 1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR: 1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1380283_680972771912836_1642899842_n
Brigadeiro com sorvete

Procurando uma gordice para essa noite de sábado? Veja essa receita de...

934760_10151650469240479_1970057175_n
Creme de Tomate

Bateu aquela fominha e não sabe o que preparar? Creme de Tomate...

11401059_1051587658184677_3222063471758161129_n
Torta alemã

Tem um amigo louco por torta alemã? Então marca ele nos comentários...

Bolo de 1 Ovo Só
Bolo de 1 Ovo Só

MODO DE PREPARO: Em uma tigela, bata todos os ingredientes à mão....

Deixe seu comentário

Receita do Dia: BOLO CAIPIRA DA MINHA AVÓ

X