Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Yaz, Yasmin e Elani são duas vezes mais perigosas que outras pílulas; entenda

Tipo:

9de7ae2339082a8566e71672aadd9f75.jpg

Você provavelmente já escutou que apílula anticoncepcionalestá associada a um maior risco de formação de trombose na corrente sanguínea, mas existem algumas marcas que oferecem mais perigo que outras, como é o caso da Yaz, Yasmin e Elani Ciclo. Entenda por que a seguir.


Pílulas que mais causam trombose

As pílulas Yaz, Elani Ciclo, Yasmin e suas versões genéricas contêm drospirenona, um tipo de progestina (hormônio que atua como se fosse a progesterona) que não é encontrado na maioria dos anticoncepcionais. Apesar de igualmente eficaz na prevenção da gravidez, essa substância se relaciona com uma maior ocorrência de trombose.

A formação de trombos na corrente sanguínea pode causar desde interrupção do fluxo sanguíneo nas pernas até infartos e AVCs, casos que podem levar à morte.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula, entre outras coisas, a comercialização de medicações, anunciou em 2012 que mulheres que tomam Yaz, Yasmin e outras pílulas feitas com drospirenona têm mais risco de ter trombose.

THINKSTOCK

A pílula pode causar sangramentos encefálicos.

O órgão chegou a essa conclusão depois de analisar seis estudos sobre o risco da drospirenona. Quatro dessas pesquisas mostraram que essas pílulas tinham risco aumentado para trombose, sendo que um dele demonstrou que o risco é de 1,5 a 2 vezes maior em comparação com pílulas que contêm a progestina levonorgestrel.

Para comprovar esses achados, o FDA fez um estudo próprio e revisou o registro médico de 800 mil mulheres entre os anos de 2001 e 2007. Foi encontrado que as chances de ter trombose usando pílulas como Yaz e Yasmin é de 10 em cada 10 mil mulheres, enquanto a taxa é de 6 em cada 10 mil mulheres considerando outras pílulas anticoncepcionais.

Devo parar de tomar Yaz, Yasmin e Elani?

Ao invés de retirar esses produtos do mercado, o FDA optou por incluir o aviso na bula do medicamento. Aqui no Brasil, a Anvisa permite que o medicamento seja comercializado, mas emitiu um comunicado aos médicos solicitem que todos os casos de trombose causados pelo medicamento sejam registrados em seu sistema.

Por isso, o ideal é conversar com seu médico sobre a real necessidade de optar por essas marcas de pílula, sendo que outras podem igualmente prevenir a gravidez oferecendo risco menor.

dicas caseiras

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

73182_10151559972370479_1734960638_n
Delícia de abacaxi

Uma delícia perigosa: se fizer uma vez, vão te pedir pra fazer...

Hamburgueres de batata e legumes
Hambúrguer de Batata e Legumes

Modo de preparo: Retire a pele às batatas e coza-as em água...

20342_highlight
Lasanha com massa de panqueca

Como será uma lasanha com massa de panqueca? Hummm... Pegue essa receita...

dq
Depois que aprendi a fazer repolho com sardinha na frigideira nunca mais fiz de outra maneira

Créditos Canal Culinária em Casa Nesta receita, aprenderemos a preparar uma sensacional salada...

Deixe seu comentário

X