Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Você REALMENTE precisa perder peso? Descubra agora mesmo com conta simples

Tipo:

barriga-desenho-abre-430x285

Praticamente todas as mulheres, até as mais magrinhas, sempre afirmam que precisam emagrecer alguns quilinhos e, para isso, apostam em dietas e rotina pesada de exercícios. Mas como saber, exatamente, se você está abaixo ou acima do peso ideal ou mesmo se está dentro da média estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS)?

Uma conta bastante simples ajuda a calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), uma taxa que indica seu peso ideal e faz vice entender se realmente precisa emagrecer. Apesar de não levar em conta o porte da pessoa e sua atividade física, o IMC tem como principal vantagem a facilidade de cálculo e obtenção de resultado.

Para conhecer o seu IMC basta dividir o seu peso (em kg) pela altura ao quadrado (em cm). Por exemplo: Se seu peso é 56 Kg e sua altura é 1,68 m, seu IMC é 19,8 Kg/m². O cálculo realizado foi: 56 dividido por (1,68)², resultando 19,8 Kg/m². Após o resultado, você deve consultar uma tabela e conferir em qual faixa você está:

  • IMC menor do que 18.5 kg/m²: peso abaixo do normal.
  • IMC 18.5 a 24.4 kg/m²: seu peso está dentro da faixa considerada normal.
  • IMC entre 24.5 a 29.9 kg/m²: pré-obesidade.
  • IMC entre 30.0 a 34.9 kg/m²: obesidade classe I.
  • IMC entre 35.0 a 39.9 kg/m²: obesidade classe II.
  • IMC de 40 ou mais: obesidade classe III.

É válido lembrar que para obter uma avaliação mais precisa é preciso consultar um especialista que poderá medir a porcentagem de gordura, músculo e água no corpo, gerando um diagnóstico ainda mais certeiro.

Depois de conhecer o resultado e identificar se você precisa apenas manter o peso ou mesmo eliminar quilos extras, a dúvida pode surgir ao tentar conhecer a quantidade de calorias que você deve consumir diariamente para controlar os ponteiros da balança. Para isso, precisa de uma nova matemática que vai calcular a sua Taxa de Metabolismo Basal.

A Taxa de Metabolismo Basal representa a quantidade mínima de calorias necessárias para manter as funções vitais do organismo em repouso sem comprometer a saúde. Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física e pode ser conhecida com base nos seguintes dados:

  • Mulheres: peso corporal (em kg) X 0,9 x 24
  • Homens: peso corporal (em kg) x 24

Dependendo do seu estilo de vida, você deve fazer este cálculo:

  • Pessoa sedentária: Metabolismo Basal (MB) x 1,2
  • Pessoa pouco ativa (1 a 3 dias de exercício por semana): MB x 1,375
  • Pessoa moderadamente ativa (3 a 5 dias de exercício por semana): MB x 1,55
  • Pessoa muito ativa (6 a 7 dias de exercício por semana): MB x 1,725
  • Pessoa hiperativa (2 horas por dia ou de exercício mais intenso): MB x 1,9

Por exemplo, se você é uma mulher que pesa 60 kg e se exercita dois dias por semana, seu cálculo seria este: 60 x 0,9 x 24 = 1296 e 1296 x 1375 = 1782 calorias por dia. A partir do resultado você pode, se necessário, reduzir o número de calorias consumidas ou aumentar o seu gasto calórico através de exercícios físicos.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário