Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Você Possui Manchas Brancas Semicirculares nas Unhas? Descubra o Que Elas São!

Tipo:

e16e34a1d19d910540baa7af731cf8aa.jpg

Muitas pessoas ficam intrigadas com asmanchas brancas semicirculares que aparecem perto das cutículas, sem entender ao certo do que isso se trata. Para entender o que essas manchas representam é preciso conhecer um pouco daformação das unhas.

Segundo o biólogoErich Espinelo, especialista em Microbiologia e Parasitologia doPortal Diário de Biologia, a composição das unhas envolvequeratinae sua função éproteger as extremidades dos dedos, auxiliando no manuseio de pequenos objetos.

Em sua formação, as unhas possuem epitélios básicos, conhecidos como: matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e o hiponíquio. Namatriz ungueal, as células se proliferam, começando a formação da unha. Após o processo estar concluído, oprato unguealé formado, cobrindo oleito ungueal– a região que fica abaixo da unha.É justamente no prato que aparece a parte esbranquiçada em formato semicircular, chamada de “lúnula”.

“A lúnula e a matriz ungueal são as partes mais importantes e fundamentais da unha, porque é neste local onde estão as células germinativas para a formação da mesma, ou seja, qualquer desordem, alteração, interferência ou trauma neste local acaba prejudicando todo o processo de crescimento e desenvolvimento saudável da unha”, escreveuEspinelo.

Segundo ele, devido a sua importância,é essencial que verifiquemos sempre se há alguma alteração estética na região. Isso pode indicaralgum problema de saúde ou disfunção no organismo.

Apesar de ser mais visível no polegar e no dedão do pé,a lúnula está presente em todas as unhas, justamente por ela fazer parte do processo de crescimento celular que forma a queratina.

O formato da unha dependerá do formato da própria lúnula.Os semicírculos são os mais comuns, mas podem haver formações mais retilíneas, modificando formato das unhas.

Muitas mulheres costumam remover a cutícula em manicures. Na verdade,a cutícula chama-se hiponíquio, e tem como objetivoproteger a matriz ungueal e a lúnula de bactérias, vírus e fungos.

Com sua remoção, as unhas são atacadas e sua formação é afetada diretamente, além de facilitar o aparecimento de infecções e doenças.

A recomendação dos especialistas é que as cutículas não sejam removidas, pois elas atuam como uma proteção natural.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

e4d5e75d3cc3f1e64f20ad7c561580d8.jpg
Primeiro todos se admiram com sua beleza. Mas logo a verdade deixa todos chocados.

Primeiro todos se admiram com sua beleza. Mas logo a verdade deixa...

336678000.jpg
5 doenças que seu útero pode ter e você não sabia: lista inclui até varizes

. Endometriose, câncer e ferida no colo são alterações que ocorrem no...

1001293_633951169948330_825277732_n
Torta de cebola

Em 35 minutinhos você prepara essa suculenta torta de cebola. Vem ver...

12846000.jpg
Rondelli com massa de pastel

Você vai se surpreender na hora de fazer, muito fácil!

Deixe seu comentário