Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Truques para comer menos

Tipo:

beber-agua-saciedade-500×340

Muitas pessoas ganham peso apesar de escolherem alimentos saudáveis porque não sabem ou não se limitam na quantidade de alimentos que ingerem todos os dias. Se aprendêssemos a comer menos e nos sentirmos saciados sem que tivéssemos que comer além do necessário, poderíamos manter o peso equilibrado e, inclusive, ir perdendo o peso que nos sobram de maneira bem natural.


Neste artigo, indicaremos alguns truques para começar a comer menos e ir acostumando a deixar de comer quando seu corpo já tenha suficiente alimento, sem necessidade de seguir comendo por outros motivos como a ansiedade, a gula ou até por mero capricho.

Na mesa
Temos aqui alguns conselhos fáceis que nos ajudarão a controlar a quantidade de comida que queremos e devemos comer: Durante o dia façamos varias refeições( pequenos lanches) para quando chegar o horário de almoçar ou jantar não estejamos com tanta fome. Seguimos as seguintes recomendações: café da manhã, um lance leve antes do almoço, almoçar, lanche da tarde e jantar.

Comeremos sempre sentado, sem pressa, evitando fazer as refeições no local de trabalho. Evitaremos falar excessivamente ou realizar qualquer atividade durante as refeições, como ver a televisão, ou falar sobre assuntos importantes ou que causem algum estresse.

Se sentir alguma sensação de tristeza ou raiva espere por alguns minutos e tente manter o controle procurando se acalmar para em seguida comer. Coloque no prato a quantidade exata que se deseja comer,e se sobrar, guardar na geladeira para que não tenha a tentação de querer acabar com tudo que esteja no prato.

Evitaremos entre os horários das principais refeições, beliscar e priorizemos comer no prato para que vejamos a quantidade exata que consumimos.

Alimentos ricos em fibra
A fibra é um nutriente presente em muitos alimentos que fornecem facilmente uma sensação no estômago de saciedade e nos ajudam a ficarmos satisfeitos de maneira simples, permitindo que assim nos sintamos com menor quantidade de alimentos.

Mesmo que saibamos que nossa alimentação deve ser completa e equilibrada não deverá faltar em cada um de nossos menus diários:

Frutas, principalmente as macias como, por exemplo: maçã, ameixa, pêssego, damasco, melão entre outras.
Vegetais e hortaliças como o repolho, a beterraba, acelga, cenoura, etc.
Cereal integral como o arroz, o trigo, a quinoa e o milho.
Legumes cozidos
Frutos secos como avelã ou nozes.
Frutas secas como ameixas, uva passa e/ou damasco seco.
Champions
Algas

Algas
Dentro dos alimentos que mencionamos anteriormente destacamos as algas por ser um alimento saciante, saudável e ainda pouco conhecido.

As algas contêm mucilagens, que têm, por sua vez, a propriedade de absorver a água, de dar sensação de saciedade, e, portanto, de aumentar o volume de satisfação alimentar.

Recomendamos especialmente as seguintes algas:

Ágar-ágar
Fucus
Espirulina
Kemp
Wakame
Kombu
Espaguete do mar
Podemos consumi-las incluindo nas nossas receitas, como, por exemplo, nas sopas, cozidos, arroz e massas em geral ou simplesmente como um suplemento alimentar.

Água antes das refeições
Uma maneira excelente de não comer com muita vontade, e com o risco de cometer abusos, consiste em beber um ou dois copos de água meia hora antes das refeições.

Sempre recomendamos beber água durante todo o dia, mas, nesse caso em especial, indicamos antes das principais refeições para saciar o estômago e evitar comer em excesso e rápido.

Também podemos comer uma fruta algum tempo antes das refeições, já que graças a seu conteúdo de água e fibra fará um efeito similar, e, além disso, é muito mais digestivo e saudável comê-las antes do que como uma sobremesa.

Infusão digestiva como sobremesa
Na hora da sobremesa, é um dos momentos que menos controle se tem. Por um lado, porque em muitos casos, nosso corpo já obteve o que necessitava, e, inclusive, já estamos saciados e cometemos o erro de escolher uma sobremesa que muitas vezes não é digestiva e que engorda muito.

Por esse motivo, se psicologicamente sentimos necessidade de consumir alguma coisa a mais depois das principais refeições, então o melhor a fazer é pedir uma infusão digestiva ou até um café. Se ainda sentir a necessidade de consumir algo porque comeu pouco, escolha uma maçã ou pera porque não são incompatíveis com as comidas, da mesma forma que você pode elaborar algumas receitas com essas frutas:

Compota de maçã e uva passas
Maçã ao forno com canela e mel
Peras ao vinho
Carpaccio de pera com amêndoas torradas e fatiadas
Imagens cortesia por tzejen, David Robert Wright e hedonistin.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

23244588_368689693594386_3414026705383865976_n
Pavê de Bis®

Ingredientes: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

page50
Alivie estresse e dor de cabeça em 30 segundos estimulando pontos do seu corpo

A técnica que vamos ensinar agora é conhecida como acupressão.

11076283_1002422976434479_7325663978312793336_n
Torta de pão de forma cremosa com atum

Que bonita essa torta de pão de forma cremosa com atum *-*...

297344000.jpg
Misturinha mágica para lavar roupa, na mão ou na maquina. As roupas ficam 1000% mais cheirosas e totalmente brancas

. Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X