Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Truques infalíveis para descascar cebola sem chorar

Tipo:

442586921.jpg

Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, a cebola é um ingrediente chave no preparo de diversos pratos, ajudando a realçar o sabor das refeições. Com propriedades anti-inflamatórias, este alimento aumenta a proteção do organismo contra gripes e ajuda a combater infecções.


O único probleminha da cebola é que, quando vamos cortá-la, é difícil não nos debulharmos em lágrimas.

Por que choramos ao cortar cebola?

Ao cortarmos uma cebola, sentimos um ardor nos olhos e logo depois começam as lágrimas. Isto ocorre devido às células da cebola, que são ricas em enzimas e em sulfuretos.

Ao serem cortadas, as células se rompem e reagem, resultando em uma substância que é transformada em um gás que, quando atinge os olhos, provoca irritação.

Como os olhos estão constantemente úmidos, o gás entra em contato com a água e ali é produzida uma fraca solução de ácido sulfúrico, o que leva o organismo a produzir mais lágrimas.

Dicas para cortar cebolas sem chorar

Nem todo mundo tem a agilidade e a habilidade de um chef de cozinha e corta a cebola tão rápido que nem dá tempo de chorar, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois existem algumas dicas que afastam as lágrimas na hora de lidar com a cebola.

Confira a seguir alguns macetes para cortar cebolas tranquilamente:

  • Antes de cortar, coloque a cebola na geladeira durante o período de 2 horas. Este método reduzirá a quantidade de enzimas liberadas;
  • Usar facas bem afiadas é um ótimo macete para cortar cebolas sem chorar, pois elas rompem menos células do alimento e, consequentemente, menos gás irritante aos olhos será produzido. Por este motivo, evite o uso da faca cega e aposte em uma afiada, pois o utensílio fatia a cebola em vez de esmagá-la, o que reduz a liberação das enzimas;
  • Uma das dicas simples para cortar cebolas sem chorar é cortá-las sobre a tábua ao lado da chama do fogão ligado, pois o fogo consome parte dos gases irritantes aos olhos;
  • Outro truque é colocar uma leiteira com água fervendo ao lado da tábua de cortar. Isto fará com que o vapor afaste o gás irritante que a cebola solta e agride os olhos;
  • Outro macete para evitar o choro enquanto corta cebolas é realizar o procedimento debaixo da água, seja em água corrente ou dentro de um recipiente cheio do líquido. Este método requer cuidados extras, mas pode ser muito eficiente para acabar com as lágrimas.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

24862156_385176275279061_603656674775147084_n
Salpicão de frango completo

Tempo: 15min (+1h de geladeira) Rendimento: 4 porções Dificuldade: fácil Veja também:...

04ac3d62da344ebe9caa5e47642588d6
Você vai secar a sua barriga consumindo esta bebida todos os dias!

Esta é uma bebida muito fácil de preparar e com grandes benefícios...

994863000.jpg
O bebê adormecer na cadeirinha pode ser mais PERIGOSO do que pensa! Pode ser mortal!

  Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X