Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Truque para a insônia: sal e açúcar

Tipo:

acucar-truque-insonia-500×375

A insônia é um transtorno que provoca dificuldades para pegar no sono ou manter-se dormindo. Esse transtorno faz com que não consigamos dormir a noite toda ou até com que acordemos cedo demais pela manhã.


Este problema é considerado o transtorno do sono mais comum na população em geral. Afeta em grande parte as mulheres, idosos e pessoas com problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

A dificuldade para dormir e a falta de descanso provocam um impacto negativo na vida da pessoa que sofre com ela, e pode chegar a afetar a vida social, laboral e outros âmbitos importantes da vida.

Levando em conta o quanto a insônia é prejudicial para a saúde física e mental, hoje em dia há muitos medicamentos e tratamentos que podem ajudar a combatê-la para que deixe de ser um problema.

No entanto, os medicamentos comerciais devem ser consumidos apenas com recomendação de um especialista, e mesmo assim de forma moderada, pois exagerar ou se automedicar pode causar efeitos colaterais.

Por este motivo, uma das melhores opções é recorrer a alternativas naturais que, por suas propriedades, contribuem para melhorar a qualidade do sono sem causar efeitos prejudiciais para a saúde. O remédio de sal e açúcar é um truque muito popular entre as pessoas que têm dificuldades para dormir. Quem o experimentou garantiu que é uma forma muito eficaz de vencer a batalha contra a insônia.

Em que consiste o truque do sal e açúcar para combater a insônia?

Uma das causas principais da insônia é o estresse físico e emocional que produz uma reação bioquímica que interfere na produção dos hormônios do sono.

Ao aumentar o nível de hormônios do estresse, os padrões de sono se perturbam e a consequência é a dificuldade para se manter dormindo ou ter um sono sem interrupções.

É aí que o sal e o açúcar desempenham um papel importante, já que ambos poderiam exercer um controle sobre os hormônios do estresse e levá-los a um ciclo normal para que não interfiram no sono.

No livro Comer por calor, do pesquisador independente Matt Stone, menciona-se este truque como uma solução para dormir melhor.

“A mistura de sal e açúcar é uma necessidade absoluta para situações de tensão durante a noite. Em insônias durante as 2 e às 4 horas da manhã, acompanhados de uma sensação de excesso de adrenalina que circula pelo sistema (picos de adrenalina no momento), o sal e o açúcar sob a língua são o único caminho a seguir”.

Sal e açúcar para a insônia?

Atualmente, a maioria das pessoas tem consciência de que os excessos de sal e açúcar podem ser prejudiciais para a saúde por poder desencadear o surgimento de muitas doenças.

No entanto, o seu consumo moderado é aceito em nível nutricional, já que o corpo precisa de ambas as substâncias em quantidades mínimas.

Ainda que o sabor não seja muito agradável, os benefícios da mistura de sal e açúcar são mais do que suficientes para considerá-la.

Fortalece o sistema imunológico.
Ajuda a reduzir a dor de cabeça.
Aumenta os níveis de energia.
Aumenta os níveis de serotonina e eletrólitos.
Tem propriedades anti-estresse.

Receita deste incrível remédio

Para preparar este truque contra a insônia você vai precisar de:

1 colher de sal marinho sem refinar (5g)
5 colheres de açúcar mascavo (25g)
1 colher de açúcar demerara
Como preparar
Coloque todos os ingredientes em um saco ou frasco e agite bem. O açúcar demerara é um ingrediente que tende a se separar dos outros, razão pela qual não é utilizado sozinho.

A proporção recomendada para esta receita é de 1 colher de sal para cada 5 de açúcar, mas se ficar muito salgado, você pode reduzir a quantidade.

Como consumir?
Antes de dormir ou durante a noite, coloque uma pequena quantidade da mistura sob a língua e espere até que se dissolva por completo.

A mistura restante pode ser mantida perto da cama, em um local onde possa ser facilmente encontrada no meio da noite.

Na hora de consumi-la, pegue uma pitada e coloque sempre sob a língua.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 3.33 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X