Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Truque do ovo express no café da manhã: dica de blogueira que secou 45 kg funciona?

Tipo:

720296431.jpg

A história da mineira Adriana Thyssen é bastante inspiradora: depois de ver a balança marcar 107 kg, ela decidiu mudar de vida e, sem dinheiro para uma cirurgia bariátrica, teve que contar somente com sua força de vontade. Em um ano e meio, Adriana secou 45 kg, sem dietas mirabolantes ou personal trainer, e decidiu criar o Instagram Blog da Drika, para contar sua trajetória. Quer uma das dicas dela? Comer ovo no café da manhã, todos os dias.


Comer ovo todo dia no café da manhã pode ajudar a emagrecer. Ele aumenta a sensação de saciedade – ou seja, a gente demora mais para sentir fome”, explica a blogueira, que gosta de deixar o ovo “molinho” no meio, cozinhando durante apenas quatro minutos.

Comer ovo cru faz mal?

O meio da gema do ovo preparado pela blogueira fica molinho, com aspecto de “ovo cru”. No entanto, a nutricionista Tamara Rocha, do Espaço CM Nutrição, adverte que esta não é a melhor forma de consumir o alimento. “Comer ovo cozido com gema mole é arriscado. Existe a chance de contaminação por salmonella, que pode causar gastroenterite, uma inflamação grave do sistema gastrointestinal”, explica a profissional.

Tamara diz que há dados do Ministério da Saúde mostrando que seis em cada dez pessoas que consomem ovos crus ou mal cozidos já tiveram febre, diarreia, dor de estômago e náusea depois do consumo – sintomas relacionados à contaminação bacteriana que pode ocorrer através da ingestão da gema mole. “A salmonella é uma bactéria presente na casca do ovo e, desde 1999, é a principal causadora de surtos de contaminação alimentar no Brasil”, expõe.

Como consumir?

A nutricionista recomenda que se cozinhe o ovo por aproximadamente sete minutos, em uma temperatura alta (pelo menos acima de 70°C), para garantir a morte de todas as bactérias através da fervura. Outro cuidado que pode ser tomado é verificar as condições dos ovos na hora da compra. “Prefira sempre os mais frescos, limpos e sem rachaduras”, ensina ela.

Ovo todo dia pode?

Apesar de a receita de ovo cozido de Drika não estar de acordo com o que a Tamara recomenda, comer o alimento todos os dias é, de fato, um hábito que pode fazer bem para a saúde no entendimento da nutricionista.

De acordo com ela, o consumo de até sete ovos por semana é saudável e traz alterações insignificantes nas taxas de colesterol. Para quem tem perfil lipídico alterado, o ideal é não passar de três ovos por semana. Os dados são de uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Tamara diz que o ovo é uma excelente fonte de nutrientes importantes como proteínas – que fazem com que o alimento tenha um alto poder de saciedade – vitaminas (vitamina B2, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12) e minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro). Segundo ela, a maior parte deles se encontra na gema, mas a clara também é fundamental porque tem albumina – uma das principais proteínas do corpo, responsável pelo transporte de nutrientes, pelo controle da distribuição de líquido pelo organismo e também pela recuperação muscular.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

RECEITA DE JUJUBA SIMPLES CASEIRA, FÁCIL DEMAIS DE FAZER! DELICIOSA, DÁ ATÉ PRA VENDER!!
RECEITA DE JUJUBA SIMPLES CASEIRA, FÁCIL DEMAIS DE FAZER! DELICIOSA, DÁ ATÉ PRA VENDER!!

Ingredientes 6 envelopes de gelatina em pó sem sabor (72g) 3 xícaras...

546776_10151718071060479_658828808_n
Brigadeiro de Batata Doce

Experimente essa delícia, Brigadeiro de Batata Doce!

942771_667978706545576_188509387_n
Canjiquinha Mineira

Adora culinária mineira? Então você vai amar essa #receita de canjiquinha!

CREME DE CONFEITEIRO PARA DEIXAR SUAS SOBREMESAS MUITO MAIS DELICIOSAS! INCRIVELMENTE DELICIOSO
CREME DE CONFEITEIRO PARA DEIXAR SUAS SOBREMESAS MUITO MAIS DELICIOSAS! INCRIVELMENTE DELICIOSO

Ingredientes:  4 unidades de gema de ovo  100 gramas de açúcar refinado  50...

Deixe seu comentário

X