Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Tremor nas pálpebras quer dizer que você precisa desacelerar: entenda

Tipo:

tremor-palpebra-indica-fadiga-430×285

Você já deve ter vivido a experiência. De repente, sua pálbebra começa a ter espasmos involuntários e você se torna refém de um tique nervoso terrível, que não sabe como evitar. É algo incontrolável e os intervalos de descanso desse tremor são tão rápidos quanto a velocidade dos espasmos. Cuidado, você pode estar no auge do estresse.


Você chegou ao seu limite. O sintoma pode ser um dos tantos sinais que o corpo dá de sua fadiga, ansiedade, resultado de noites mal dormidas, problemas pessoais, ingestão excessiva de cafeína, carência de vitaminas, idade avançada, excesso de horas em frente ao computador, no trabalho, preocupada.

A consequência? Seu corpo manda um primeiro sinal de alerta de que está sobrecarregado. O tremor que, geralmente é unilateral, ou seja, acontece de um lado só, aparece quando liberamos hormônios do estresse direto para o sistema nervoso autônomo. Esses hormônios levam os estímulos para as pálpebras, que passam a ter contrações involuntárias, ou seja, impossíveis de se controlar. Às vezes, as contrações podem acontecer em outras regiões do rosto e corpo, como braços, ombros e costas.

Mudança de hábito

Não outra solução, senão desacelerar. Na medida do possível, evite se estressar. Quadros com esse nível de estresse que não são encarados como sinal de alerta e negligenciados, podem desencadear doenças cardíacas, depressão, ansiedade ou hipertensão, por exemplo.

É preciso mesmo repensar a vida, escolhas pessoais e profissionais, quais são seus reais objetivos e alternativas de percurso para alcançá-los. Tente identificar a causa do tremor involuntário das pálpebras e mude de atitude.

– Fadiga: pode ser causada pelo uso contínuo de computadores ou monitores (síndrome da visão do computador). Intercale as horas de trabalho com períodos de descanso dos olhos. A cada par de delas, mude o foco de visão durante 15 minutos, antes de prosseguir;

– Estresse: identifique situações do ambiente de trabalho ou familiar que estejam ligadas ao aumento da ansiedade. É possível, inclusive, buscar tratamento medicamentoso através de relaxantes musculares leve, sob indicação médica;

– Secura nos olhos: o sintoma também pode estar relacionado ao uso contínuo de computadores. Usar colírios lubrificantes preventivamente é indicado, assim como aumentar a umidificação do ambiente de trabalho;

– Cafeína: se a causa for associada ao consumo excessivo de cafeína, de bebidas energéticas ou de cigarro, suspenda o consumo completamente até que o surto passe. Depois, tente ir reduzindo as doses gradualmente.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X