Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

TRATE DIABETES, EMAGREÇA E PREVINA O CÂNCER COM SUCO DA BATATA YACÓN

Tipo:

575f72b2a0a31bc65c95da6d84d99964.jpeg


O alimento contém frutooligossacárico, um carboidrato que atua de forma semelhante às fibras no nosso organismo


Originária da Cordilheira dos Andes, a batata yacón possui sabor adocicado e formato semelhante à batata-doce.

Também conhecida como “batata do diabético”, este tubérculo é uma excelente fonte natural de insulina e contém poucas calorias.

Devido às suas propriedades, a yacón é um ótimo alimento para tratar diabetes, emagrecer e prevenir o câncer.

Batata yacón para tratar diabetes
Um estudo realizado pela Universidade de Franca (UNIFRAN), no interior de São Paulo, comprovou que o consumo diário da batata yacón pode auxiliar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. Isto porque o alimento contém frutooligossacárico, um carboidrato que atua de forma semelhante às fibras no nosso organismo.

Os carboidratos presentes na yacón são de lenta absorção, o que significa que liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades. Assim sendo, os nutrientes equilibram as taxas de glicose do organismo, auxiliando no controle do diabetes.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), as pessoas diabéticas que consumiram até 100 g do tubérculo diariamente observaram uma redução da glicose no sangue.

Yacón no processo de emagrecimento
A batata yacón também auxilia no processo de emagrecimento por três razões principais: por ser rica em frutooligossacárico; por aumentar a sensação de saciedade, o que evita a ingestão de calorias extras; e por conter poucas calorias.

Ao contrário dos carboidratos simples, o carboidrato denominado frutooligossacárico é absorvido lentamente pelo organismo, o que contribui para evitar o aumento da taxa de glicose no sangue e os consequentes picos de insulina.

Cerca de 90% da composição deste alimento são fibras, o que contribui para o aumento da sensação de saciedade e evita o “ataque à geladeira”.

Além disso, a batata yacón tem apenas 33 calorias em uma porção de 100 gramas, enquanto a batata inglesa tem 53, e a batata-doce, 77 calorias.

Yacón contra o câncer de cólon
A batata yacón contém fibras solúveis que auxiliam na saúde intestinal, protegendo o organismo contra o câncer de cólon e outras doenças, como as infecções bacterianas.

Receita do suco de batata yacón
Consumir o suco de yacón é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios deste alimento. Confira a receita a seguir:

Ingredientes
1 copo de água mineral ou de coco;
5 a 6 cm de batata yacón crua fatiada.
Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba.

Atenção!

Este suco pode ser consumido diariamente, no entanto, o seu médico deve saber que você está ingerindo este remédio natural. Lembre-se que o alimento pode influenciar na glicemia e na eficácia de determinados medicamentos para tratar diabetes.

Fonte: remedio-caseiro

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X