Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Tratamentos naturais para a conjuntivite

Tipo:

550037000.jpg

A conjuntivite é uma infecção no olho que envolve a conjuntiva (membrana que cobre a região branca do olho), os sintomas incluem vermelhidão, coceira e sensibilidade à luz e também lacrimejo excessivo, ou fluxo espesso. Essa infecção pode ser causada por um vírus, fungos, bactérias ou causas ambientais.


Os tratamentos caseiros e naturais a base de plantas podem apresentar resultados muito bons no alívio e cura da conjuntivite.

Plantas medicinais

EUFRÁSIA

Ajuda a diminuir a vermelhidão e inflamação associadas à conjuntivite. Prepare uma infusão dessa planta e lave os olhos.

CÚRCUMA

Parente do gengibre, o extrato da raiz de cúrcuma ajuda a combater infecções e reduzir inflamações das pálpebras, graças a seus componentes; também reduz a vermelhidão e irritação comuns à infecção.

RAIZ DE REGALIZ

Ajuda no trato de infecções virais ou bacterianas.

Remédios naturais para conjuntivite alérgica e bacteriana

A conjuntivite alérgica pode ser resolvida sem nenhum tratamento, sempre que a reação se produza quando a pessoa é exposta a um alergênico em particular. Ainda que os sintomas não desapareçam de imediato, uma vez que a exposição a substancia provocadora da alergia diminua os sintomas começam a desaparecer.

COMPRESSAS ÚMIDAS

Molhar um pano com água fria ajuda a reduzir a inflamação das pálpebras e a irritação provocada tanto pela conjuntivite bacteriana quanto pela alérgica. Também é possível preparar uma infusão de camomila ou eufrásia e umedecer um pano limpo, colocando-o sobre os olhos depois que a infusão esteja fria, o que ajudará a reduzir o inchaço.

Se, pelo contrário, os olhos apresentarem uma secreção espessa, provocada pela infecção ou ao acordar com os olhos colados é válido usar uma compressa úmida e quente sobre as pálpebras fechadas, para eliminar toda a matéria seca e irritante para os olhos, mantendo-os limpos.

Conjuntivite viral

Essa pode afetar os dois olhos ou limitar-se a um só e pode ser consequência de um resfriado ou infecção respiratória. A causa viral mais comum são os adenovírus, mas também pode ser causada por um vírus da herpes simples.

Geralmente resolve-se sozinha em dez dias a um mês, mas é possível fazer uso de medicamentos antivirais, se a causa é herpes simplex, mas outros vírus causadores da conjuntivite não respondem a medicamentos.

Imagem oferecida por Petr Kratochvil

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X