Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Tratamento natural para catarata – Aprenda Como Fazer em Casa!

Tipo:


Conhecer sobre o tratamento natural para catarata é fundamental tanto para evitar quanto para aliviar os desconfortos causados por esta doença que afeta sobretudo a população mais idosa. Para saber no que consiste este tratamento, acompanhe nosso post.

Qual o tratamento natural para catarata?
Por mais que muitas pessoas não saibam disso, a melhor maneira de tratar a catarata de forma natural é por meio da alimentação. Vários alimentos oferecidos pela natureza pelo fato de serem ricos em diversos tipos de vitaminas e nutrientes, conseguem inibir o avanço da doença. Esses alimentos são:

Alho

Reconhecido por se tratar de um poderoso agente no fortalecimento das defesas imunológicas, o alho também favorece a saúde da visão. Por esta razão, recomenda-se ingerir pelo menos 3 dentes de alho cru todos os dias, preferencialmente misturado em saladas.

Cenoura

A cenoura é um dos alimentos que mais favorecem a visão. Rica em vitaminas A, B e C, ela consiste numa poderosa aliada da saúde ocular. A melhor forma de usufruir dos benefícios da cenoura para o tratamento natural da catarata consiste em fazer sucos preferencialmente combinados com laranja, potencializando os efeitos.

É indicado beber 1 corpo grande de suco de cenoura pelo menos 3 vezes por semana.

Tratamento natural para catarata

Manga

A manga também é rica em diversas vitaminas que auxiliam na manutenção da saúde dos olhos. Assim como no caso da cenoura, recomenda-se ingeri-la pura ou em sucos ao menos 2 ou 3 vezes por semana.

Limão

O limão é tido como um excelente combatente natural dos efeitos do envelhecimento, entre eles o surgimento da catarata. Por este motivo, é indicado ingerir todos os dias 1 copo de suco de limão (com água) e sem açúcar.

Laranja

Assim como o limão, a laranja, repleta de vitamina C, é rica em antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres responsáveis pela deterioração celular, incluindo as células oculares. Por isso, além de utilizar a laranja no preparo do suco de cenoura, também é interessante consumir diariamente pelo menos 1 copo de suco natural de laranja puro (sem água e sem açúcar).

Abóbora (alaranjada)

A abóbora de coloração alaranjada é outro dos alimentos ricos em betacaroteno e em demais substâncias essenciais para os olhos. Para usufruir dos benefícios da abóbora, recomenda-se ingeri-la por meio de caldos, sopas ou refogados (sempre com pouquíssimo óleo).

Espinafre

O espinafre atua na inibição do agravamento da catarata, agindo na preservação dos tecidos oculares. Por isso, recomenda-se comer esta hortaliça ao menos 2 vezes por semana.

Cuidados extras no tratamento natural para catarata
Evitar o consumo de açúcar

Embora poucas pessoas saibam disso, o consumo de açúcar contribui para causar danos no sistema nervoso, o que também afeta a visão. Para diminuir a ingestão de açúcar, a dica é moderar o consumo de refrigerantes, doces etc, buscando também substituir o uso diário de açúcar por mel ou adoçante.

Evitar o consumo de álcool e cafeína

O álcool e a cafeína consistem em dois perigosos inimigos da saúde dos olhos. Portanto, para prevenir e agir no tratamento natural para catarata é fundamental reduzir drasticamente o consumo dessas duas substâncias.

Abandonar o vício do cigarro

No caso de fumantes, é imprescindível abandonar de vez o vício do cigarro, já que as substâncias altamente tóxicas contidas nele prejudicam bastante a saúde do sistema ocular.

Ingerir água

Para manter a saúde dos olhos, é fundamental manter as mucosas desta região bem hidratadas. Isso é feito pura e simplesmente ao ingerir pelos menos 2 litros de água todos os dias, contribuindo para a saúde do corpo como um todo.

Proteger os olhos dos raios solares

Proteger os olhos dos raios solares, sobretudo nos momentos do dia em que eles são mais intensos, é essencial para prevenir e tratar a catarata. Portanto, o uso de óculos de sol de qualidade e até mesmo de chapéus é imprescindível.

Fazer consultas oftalmológicas

Além de utilizar os tratamentos naturais para a catarata, é indispensável consultar regularmente um oftalmologista. Este é o médico responsável por identificar qualquer alteração ocular, recomendando o tratamento adequado conforme cada caso.

A depender do quadro apresentado de catarata, algumas vezes é necessário procedimento cirúrgico. Em suma, embora o tratamento natural para catarata apresente excelentes resultados, o acompanhamento médico é obrigatório, sobretudo no caso de diabéticos e pessoas acima dos 60 anos.

Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário