Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Sopa creme de Abóbora com gengibre

Tipo:

02c8dd24ff528f93871dde6b11effb2c.jpg

Que frio e que fome!

Ainda é outono, mas aqui em São Paulo tem feito dias bem gelados. E aí na sua cidade? Como anda a temperatura?
Por aqui parece inverno. E inverno combina com… comida.

Não é à toa que ficamos mais famintos nos dias frios. O que pode gerar um perigo no ganho extra de peso.

Isso porque o nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura ideal, em torno de 36 graus. Abaixo disso, ele dispara uma espécie de sinal vermelho para o cérebro, chamando a atenção que a energia está acabando, é a fome. É a hora de parar para reabastecer. E nada cai melhor do que uma sopa bem quentinha.

A sopa junta o útil ao positivo. Ela entra no nosso organismo, equilibrando a temperatura corporal e saciando a fome, sem juntar muitas gordurinhas. Há até um estudo comprovando que quem toma sopa todos os dias acaba ingerindo menos calorias do que aqueles que preferem outro tipo de alimento, sem ter qualquer prejuízo nutricional.

Para facilitar a sua vida, sexta feira passada abrimos a ‘Temporada de Sopas’, com receitas inéditas, uma para cada dia da semana, assim você já vai se inspirando e se preparando para o inverno que está chegando.

Para inaugurar a temporada, como hoje é segunda feira, o dia internacional do regime, Sopa Creme de Abóbora com gengibre é a pedida ideal.

A abóbora é hipocalórica e o gengibre, um alimento que ajuda a controlar o peso, reduz a celulite e de quebra ainda te mantém longe da gripe ?? quer melhor?

Então bora para cozinha, preparar a sua, além da abóbora e do gengibre você vai precisar mais de 15 minutinhos e só.

Em poucos passos a sopa está pronta para servir.

Ingredientes:

1 kilo de Abóbora Japonesa

De 1litro até 1 e 1/2 litro de água

1 tablete de caldo de galinha

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola cortada brunoise

2 dentes de alho descascados e amassados.

1 colher de café de gengibre ralado

1/2 xícara de cebolinha picada fresca

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, – não precisa ser de pressão, coloque 1 litro de água, mais o tablete de caldo de galinha e a abóbora cortada sem as sementes e em pedaços grandes com casca e tudo.

A quantidade exata da água usada, vai depender de abóbora para abóbora e de fogão para fogão. Existem abóboras mais aguadas que outras, que requerem uma quantidade de água bem menor que a indicada.

Para não correr o risco de ficar um caldo ralo, por excesso de água, acrescente a água aos poucos. Comece com 3 xícaras e somente se houver necessidade vá acrescentando mais água, que normalmente não ultrapassa a quantidade de 1 e 1/2 litro.

Leve ao fogo médio. A casca, difícil de descascar enquanto crua, sai bem facilmente após cozida

Tampe e deixe cozinhar por 10-15 minutos ou até amolecer.

Enquanto isso … enquanto cozinha descasque os 2 dentes de alho e corte a cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise.

Lave descasque e fatie o gengibre, rale no ralador cerca de 1 colher de café. Reserve

Em uma outra panela, faça um ‘sofrito’ com 2 colheres de sopa de azeite + 2 dentes de alho amassados, deixe por 1-2 minutos só até alourar, tom amarelo bem clarinho. Cuidado para o não escurecer, alho queimado amarga e estraga qualquer prato.

Junte 1 cebola cortada brunoise e pimenta do reino a gosto, deixe suar por 1-2 minutos até ela ficar translúcida. Desligue o fogo e reserve.

A esta altura a abóbora já deve estar macia. Espete o garfo. Transfira abóbora cozida para uma tábua.

Retire a casca, que agora sai bem facilmente. Não despreze a água do cozimento da abóbora, nós vamos reutiliza-la no preparo da sopa.

Coloque os pedaços de abóbora cozida na panela do ‘sofrito’ de alho e cebola, mais a água do cozimento e bata com o mixer ou leve ao liquidificador.

Lique o fogo para aquecer por mais 1 minutinho. Junte 1 colher de café de gengibre ralado.

Atenção ao gengibre, ele dá o tom de sabor nesta sopa, tem papel fundamental, mas deve ser acrescentado na medida correta.

Gengibre tem gosto forte, não deve predominar na sopa. Lembre-se é sopa de abóbora não de gengibre. Ele deve ficar como coadjuvante, nunca como ator principal. Seu sabor entra para dar um toque e deve ficar lá no fundo do paladar.

Sugiro começar com 1 colher de café, aí você experimenta e se achar muito ‘sutil’ acrescenta mais um pouco, mas só mas um pouco rsss devagar para não estragar.

Desligue o fogo. Acrescente 1/2 xícara de cebolinha picada fresca + pimenta do reino, um fio de azeite e experimente o sal, se necessário for acrescente sal.

Está pronta, é só servir.

Magra, gostosa e quentinha… Uma delícia!

Sopa creme de Abóbora com gengibre, uma maneira saborosa, leve, saudável e pouco calórica para aquecer o corpo neste inverno.

Experimenta, esta sopa S U R PR E E N D E e a alma também agradece de tanto prazer.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário