Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Seu pé está cascudo? Nem pense em lixar! Veja o que acontece quando você faz isso

Tipo:

448823000.jpg

.


As rachaduras e ressecamento excessivo nos pés estão frequentemente relacionados a fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vasculares também podem provocar a secura nos pés, no entanto, parte do problema estético e do desconforto também podem ser intensificados por um único hábito do seu dia a dia: lixar os pés.

Por que a pele engrossa?

Nossos pés possuem tecidos mais resistentes de pele, mais que qualquer outra parte do corpo devido ao peso do corpo que sustentam e ao constante atrito que sofrem. Toda vez que lixamos os pés, estamos estimulando ainda mais a produção de queratina, que é a substância que endurece a pele.

Lixar os pés constantemente acaba fazendo a pele engrossar ainda mais, porque o corpo entende esse processo como uma agressão. Assim, o organismo resolve naturalmente produzir um tecido mais resistente com o intuito de se proteger. Para evitar que a pele engrosse, lixas são usadas somente quando for muito necessário, no caso de uma lesão como calo.

Ao remover demais a camada de células mortas, o organismo reage para produzir uma camada ainda mais espessa. O ideal é lixar muito esporadicamente e hidratar muito bem o pé.

Como evitar o pé cascudo

Ao invés do uso de lixas, os pés necessitam de hidratação intensa, em alguns casos, até mais que o resto do corpo. E, o procedimento ideal para retirada das células mortas e ressecamento natural sem agredir a pele é a esfoliação, seguida da hidratação dessa região dos pés.

Quanto mais hidratada a pele, mais elástica e macia ela fica, diminuindo a agressão sofrida no dia a dia. Com uso de esfoliantes e hidratantes específicos, diferentes dos usados no restante do corpo (já que os pés necessitam de hidratação profunda com emoliência), as asperezas e calosidades diminuem consideravelmente. Para manutenção, use óleo vegetal nos pés, no mínimo, uma vez por semana.

O que é recomendado?

Sempre o mais aconselhado é reforçar na hidratação das solas dos pés e calcanhares. Os cremes mais indicados para as rachaduras são os mais espesso, próprios para a região ou que contenham vaselina ou lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele.

Uma receita caseira eficiente, além dos escaldas-pés com hidratação eficiente é abafar a pele por algumas horas. Enrole os pés em filme plástico para dormir após uma hidratação ou use uma meia grossa de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante para acordar com os pés muito mais macios.

No caso de seus pés apresentarem rachaduras muito profundas o recomendável mesmo é procurar um especialistas (pedólogo, dermatologista ou clínica especializada) para fazer o procedimento correto. Qualquer intervenção pode ser bastante dolorida, além de haver o risco de piorar a lesão.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

34280a528685d13a086f006a8c7cca78.jpg
EM CASO DE UM ATAQUE DO CORAÇÃO, VOCÊ SÓ TEM 10 SEGUNDOS PARA SALVAR SUA VIDA; SAIBA O QUE FAZER!

Você saberia agir em situações delicadas como ataques cardíacos, caso estivesse só?...

Como Fazer Doce de Leite com Leite Condensado
Como Fazer Doce de Leite com Leite Condensado

INGREDIENTES: 1 Lata de leite condensado Água para cobrir MODO DE PREPARO:...

10417595_851774191499359_6026236914227765761_n
Yakisoba com Macarrão Integral (Renata) na Wok

Rapidinho você prepara esse yakissoba com macarrão integral. Dica perfeita para o...

Deixe seu comentário

X