Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Seu pé está cascudo? Nem pense em lixar! Veja o que acontece quando você faz isso

Tipo:

448823000.jpg

.


As rachaduras e ressecamento excessivo nos pés estão frequentemente relacionados a fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vasculares também podem provocar a secura nos pés, no entanto, parte do problema estético e do desconforto também podem ser intensificados por um único hábito do seu dia a dia: lixar os pés.

Por que a pele engrossa?

Nossos pés possuem tecidos mais resistentes de pele, mais que qualquer outra parte do corpo devido ao peso do corpo que sustentam e ao constante atrito que sofrem. Toda vez que lixamos os pés, estamos estimulando ainda mais a produção de queratina, que é a substância que endurece a pele.

Lixar os pés constantemente acaba fazendo a pele engrossar ainda mais, porque o corpo entende esse processo como uma agressão. Assim, o organismo resolve naturalmente produzir um tecido mais resistente com o intuito de se proteger. Para evitar que a pele engrosse, lixas são usadas somente quando for muito necessário, no caso de uma lesão como calo.

Ao remover demais a camada de células mortas, o organismo reage para produzir uma camada ainda mais espessa. O ideal é lixar muito esporadicamente e hidratar muito bem o pé.

Como evitar o pé cascudo

Ao invés do uso de lixas, os pés necessitam de hidratação intensa, em alguns casos, até mais que o resto do corpo. E, o procedimento ideal para retirada das células mortas e ressecamento natural sem agredir a pele é a esfoliação, seguida da hidratação dessa região dos pés.

Quanto mais hidratada a pele, mais elástica e macia ela fica, diminuindo a agressão sofrida no dia a dia. Com uso de esfoliantes e hidratantes específicos, diferentes dos usados no restante do corpo (já que os pés necessitam de hidratação profunda com emoliência), as asperezas e calosidades diminuem consideravelmente. Para manutenção, use óleo vegetal nos pés, no mínimo, uma vez por semana.

O que é recomendado?

Sempre o mais aconselhado é reforçar na hidratação das solas dos pés e calcanhares. Os cremes mais indicados para as rachaduras são os mais espesso, próprios para a região ou que contenham vaselina ou lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele.

Uma receita caseira eficiente, além dos escaldas-pés com hidratação eficiente é abafar a pele por algumas horas. Enrole os pés em filme plástico para dormir após uma hidratação ou use uma meia grossa de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante para acordar com os pés muito mais macios.

No caso de seus pés apresentarem rachaduras muito profundas o recomendável mesmo é procurar um especialistas (pedólogo, dermatologista ou clínica especializada) para fazer o procedimento correto. Qualquer intervenção pode ser bastante dolorida, além de haver o risco de piorar a lesão.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1012424_644541372222643_1826129848_n
Queijadinha

Deliciosa fica pronta em só 30 minutinhos!

388059_599796223363825_1667417901_n
Bolo queijadinha de micro-ondas

É feito no micro-ondas e fica gostosão. Aprenda a preparar! Humm

Deixe seu comentário

X