Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Remédios naturais para reduzir inflamações

Tipo:

aadsdsd

Muitas doenças se manifestam em forma de inflamação, ocasionando mal-estar e, às vezes, dor. Desde as dores musculares ou articulares até inflamações na pele, na garganta, nos olhos, nas gengivas, nos ouvidos, no fígado, nos rins, no intestino, etc.
Ainda que cada uma possa apresentar sintomas e causas diferentes, existem alguns alimentos e remédios naturais que ajudam a amenizar a inflamação e aliviar os sintomas, independentemente de sua origem. Apresentaremos em seguida:

Dieta vegetariana alcalina

Sempre que sofremos com uma inflamação, em qualquer lugar, estamos tendo também um excesso de acidez no sangue, por isso, o primeiro remédio que propomos é seguir com uma dieta vegetariana alcalina, ao menos durante a inflamação. Todos os alimentos que contêm proteína animal, como a carne, o peixe ou os lácteos, tendem a piorar as inflamações.

Muitos alimentos de origem vegetal também acidificam o organismo, e o correto é ter um pH equilibrado, consumindo alimentos ácidos e alcalinos. Mas neste caso, posto que exista um excesso de acidez, prefira comer alimentos alcalinos. Quais são os alimentos mais alcalinos?

Sucos vegetais (cenoura, maçã, aipo, espinafre);
Espinafre cru;
Brócolis;
Cenoura;
Beterraba;
Alface;
Alho;
Figos secos;
Uvas passas;
Tâmaras;
Uvas;
Mamão;
Quiuí;
Maçã;
Pera;
Avelãs;
Amêndoas;
Stevia;
Chá verde.

Frio e calor

Às vezes, as inflamações necessitam de frio, sobretudo nos primeiros momentos, quando estão quentes e vermelhas, e outras vezes necessitam de calor, quando sentimos que a zona inflamada está fria (geralmente as articulações necessitam de calor). Bastará que toque a pele da zona inflamada para saber. Em alguns casos, não precisará nem encostar, pois a pessoa o sentirá sem a necessidade de apalpar.

Calor: aplique uma compressa quente
Frio: aplique uma bolsa de gelo coberta com um pano

Emplastros de coalhada

Um emplastro curioso que podemos fazer para refrescar a zona inflamada, especialmente se ela estiver quente, é de queijo Quark, coalhada ou requeijão. Aplique diretamente sobre a pele e cubra com um pano. Deixe atuar por pelo menos meia hora.

Óleos frios e quentes

Os óleos vegetais e essenciais podem ter efeitos opostos. Alguns refrescam e outros esquentam. Mostraremos quais são:

Óleos essenciais que refrescam: cipreste, menta.
Óleos essenciais que esquentam: gengibre, canela.
Tais óleos essenciais devem ser misturados com óleos vegetais, adicionando unicamente umas gotinhas, e maior quantidade destes óleos base:

Óleos base frios: coco, amêndoa.
Óleos base neutros: gergelim.
Óleos base quentes: oliva.

Compressas de couve

A couve é um excelente alimento anti-inflamatório. Para preparar umas compressas de couve, use a couve verde. Coloque as folhas alguns instantes em água fervendo. Em seguida, amasse as folhas para que saia o suco. Ponha as folhas diretamente sobra a zona inflamada, tape com um pano e ponha por cima um papel plastificado. Deixe por 30 minutos ou mais.

Este remédio também serve para as dores menstruais, colocando a folha sobre o ventre.

Inflamações faciais

A face é uma zona delicada e que dificilmente poderemos aplicar emplasto ou cataplasmas, e inclusive o uso de óleos pode ser incômodo. Aqui, temos alguns remédios simples para aliviar inflamações tipo dermatite, conjuntivite etc.

Bolsinhas de camomila: guarde na geladeira as bolsinhas que ficam depois de tomar o chá, elas serão muito úteis para serem aplicadas sobre os olhos inflamados, com os olhos fechados;
Rodelas de pepino: as rodelas de pepino fresco também servem para desinflamar os olhos e as pálpebras. Aplique de 15 a 60 minutos.
Aloe vera: o aloe desinflama e cicatriza. O melhor é ter a planta e cortar um pedaço, mas também pode comprá-lo em gel e, inclusive, misturá-lo com óleos.
Calêndula: excelente para inflamações na pele. Pode conseguir em forma de creme.

Chás de urtiga

Enquanto durar a inflamação, também podemos tomar chás de plantas medicinais anti-inflamatórias, entre elas, destacamos a urtiga pelas suas propriedades drenadoras e purificantes. Prepare um litro de chá e tome ao longo do dia, se preferir adocicada, com um pouco de stevia, pois o mel e o açúcar teriam a função contrária, por serem alimentos ácidos.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

NUNCA-PONHA-ROUPAS-PARA-SECAR-DENTRO-DE-CASA-O-EFEITO-SECUNDÁRIO-PODERÁ-SER-MORTAL-430x285
Nunca ponha roupas para secar dentro de casa, o efeito secundário poderá ser mortal!

Provavelmente já ouviu dizer que nunca se deve secar roupa onde se...

omelete-doce-f8-114387
Omelete Doce

Omelete na versão doce, leva goiaba, morango e sorvete! Vem conferir essa...

1395346_944119805598130_5879096077741060021_n
Empadão de frango delicioso

Esse empadão tem um cheirinho inebriante, ninguém resiste! Agora conta pra gente:...

large_tiririca-lava-jato-capa
Tiririca reage de modo exemplar após sofrer tentativa de suborno da Lava Jato

Citado na delação premiada do senador Delcídio do Amaral, o deputado federal...

Deixe seu comentário