Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Remédios naturais para os rins

Tipo:

713550009.jpg

Os rins são os órgãos encarregados de filtrar as toxinas e os minerais encontrados no sangue, por isso são tão importantes para o corpo.


Sem os rins funcionando corretamente, todo o organismo poderia colapsar em pouco tempo, por esse motivo, devemos nos preocupar com a saúde desses órgãos e primar para que exerçam corretamente sua função.

Como podemos prevenir doenças nos rins?

Uma das maneiras mais fáceis, econômicas e naturais de prevenir que os rins sofram de várias doenças é consumir água, aproximadamente 8 copos por dia, com a finalidade de mantermos o corpo suficientemente hidratado para prevenir possíveis infecções nos rins e no aparelho urinário.

Outra maneira muito fácil, além de deliciosa, de hidratar o organismo é consumindo melancia, fruta considerada como um poderoso diurético e recomendada como um remédio natural para os cálculos renais.

E ainda, para prevenir os cálculos renais, podemos tomar a infusão dos talos de aipo (ou salsão), ou consumir o talo do aipo nas saladas.

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas na medida do possível, dessa maneira poderemos prevenir cálculos e infecções, e nos asseguramos de que os rins estarão saudáveis por muitos anos.

Alguns alimentos devem ser evitados, principalmente aqueles que contenham altos níveis de oxalato, tais como beterraba, espinafre, acelga, soja, gérmen de trigo, amendoim e o chocolate.

03 - Aipo

Como combater os cálculos renais?

Dentre as doenças que podem afetar o bom funcionamento dos rins, estão os temidos e dolorosos cálculos.

Porém, afortunadamente, existem os benefícios de alguns remédios naturais, que podem combater a esse problema.

Um desses remédios naturais é a mescla de azeite de oliva com suco de limão e um toque de vinagre de maçã.

Esses ingredientes devem ser muito bem misturados, e assim que a dor provocada pelos cálculos comece a incomodar, tomamos uma colher de chá de hora em hora, até que a dor desapareça.

Outra forma de acabar com os cálculos renais é tomar o suco de granadilha, conhecida também como passiflora, várias vezes ao dia.

Também podemos contar com a raiz de dente-de-leão, uma opção eficaz para limpar o aparelho urinário e ajudar a eliminar os cálculos renais.

Nesse caso tomamos pelo menos duas ou três infusões ao dia desta raiz, isso será mais do que suficiente para manter os rins saudáveis.

Outro dado importante é que o magnésio substancia essencial para nosso organismo, evita a produção de cálculos renais, ajudando a evitar a dor causada pelos mesmos.

Consumindo aproximadamente 300 mg diários de magnésio, teremos mais do que o suficiente para alcançarmos nosso objetivo inicial, que é cuidar bem dos rins.

Será uma boa ideia consultar e aprender quais são os alimentos que podem nos oferecer as quantidades necessárias deste mineral, e claro, inclui-los em nossa alimentação diária, para manter os cálculos bem longe de nossos rins.

Chá de quebra pedra

Sem dúvidas essa é a receita mais famosa no combate aos cálculos renais, ou popularmente falando, pedra nos rins.

Quebra pedra é o nome popular dado a uma planta cientificamente conhecida como Phyllanthus. A espécie mais utilizada em nosso país é a Phyllanthus niruri.

É importante ressaltar que o chá não funciona exatamente como o seu próprio nome diz, “quebrando as pedras”.

Sua função é apenas a de evitar a formação dos cálculos renais, e nesse quesito o chá é extremamente eficaz.

Ou seja, quando apresentamos uma tendência a sofrer de cálculos, o consumo regular do chá descarta a possibilidade, porém depois que apresentamos o problema o chá não será verdadeiramente eficaz para resolve-lo.

Mas por que funciona na prevenção e alivio dos sintomas? Essa planta é uma verdadeira salvação para os ureteres, pois age na região como antiespasmódica, relaxante muscular e anestésica, além de ser diurética. 

Mesmo não quebrando literalmente os cálculos renais, ela torna o canal mais relaxado e a expulsão mais fácil.

remedios-aturais-rins-quebrapedra. MCarlos

Como preparar?

Muito simples. Precisaremos apenas de 10 g das folhas secas de quebra pedra (2 colheres de sopa aproximadamente) e 1 litro d’água.

Com os ingredientes à mão, fervemos as folhas por cerca de 10 minutos em 1 litro d’água. O consumo deve ser de 2 a 3 xícaras por dia.

Cuidados

Não devemos prolongar o consumo do chá por mais de 20 dias, apesar de seus benefícios, pode ser tóxico e prejudicial.

Caso sua eficácia seja lenta, é recomendável consumir o chá por três semanas, realizar uma pausa de uma semana para voltar a consumi-lo novamente.

Além disso, gestantes, mulheres em período de lactância e crianças não devem consumir o chá.

Por fim, é necessário saber que devemos cuidar de cada um dos órgãos, para melhorarmos nossa qualidade de vida e prolongarmos nossos dias, afim de continuarmos a desfrutar dos benefícios que só a natureza pode nos proporcionar.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X