Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Remédios caseiros para o inchaço estomacal

Tipo:

810178000.jpg

De repente suas calças estão mais apertadas ou sente que seu estômago está prestes a explodir? Apesar de fazer exercício, reduzir as calorias e as medidas você percebe que não consegue diminuir a parte do abdome? Por quê? Pode ser que esteja sofrendo de inflamação. Conheça neste artigo quais são os melhores remédios caseiros para o inchaço estomacal.


Se você não é de comer em excesso ou se satisfaz com poucas porções, não é normal se sentir muito estufado, como se tivesse uma grande pedra no estômago. As razões para o inchaço podem ser variadas, desde intolerância a algum alimento até alergias estomacais provocadas por ingredientes que irritam as mucosas ou, em outros casos, por problemas de digestão dos alimentos. Tanto é assim que muitos que sofrem de inchaço estomacal são intolerantes à lactose.

Além de pôr mais atenção no que você come e quais são as consequências em seu estômago, você pode combater essa sensação com remédios caseiros e algumas dicas naturais. Saiba mais!

Espasmos abdominais

Como desinchar o abdome?

Deixe de consumir tanto sal

O sódio faz muito mal à saúde se consumido em quantidades elevadas. A dose diária recomendada para um adulto é de 1.500 mg. No entanto, o tipo de alimentação que temos e a falta de uma dieta saudável faz esse valor dobrar. Então, uma boa ideia é não adicionar sal em seus pratos. Você também pode analisar os rótulos dos alimentos e comprar os que contenham menos sódio.

Acrescente mais potássio em sua dieta

Os alimentos que são ricos em potássio, como bananas e espinafre, permitem remover o excesso de líquido retido em todo o corpo, incluindo o abdome. Você pode fazer uma deliciosa vitamina, misturando uma banana e um mamão ou comer uma batata assada com a pele e meia xícara de espinafre cozido.

Banana

Não consuma álcool

As bebidas alcoólicas são prejudiciais para a nossa saúde, por diversas e óbvias razões. Se tiver inchaço abdominal, pode ser devido à fermentação do álcool no intestino, causando gases no estômago e inflamação.

Cozinhe os vegetais

É verdade que comer vegetais crus é mais benéfico para o nosso corpo do que consumi-los cozidos, mas se você se sente muito inchada, a segunda opção é a melhor alternativa. A comida sem cozinhar pode causar inflamação, porque leva mais tempo para ser digerida.

Alimentos que reduzem a inflamação estomacal

Antioxidantes

Ao comer esse tipo de alimento, você não só estará ajudando a desinchar o corpo, mas também permitirá que muitas toxinas sejam eliminadas. No grupo de antioxidantes encontram-se: mirtilos, maçãs, cebolas, aipo e alho. Consuma quatro porções das frutas indicadas e duas ou três dos vegetais.

Fibra

A fibra ajuda a combater a inflamação do estômago. Para isso, não hesite em adicionar à sua dieta frutas, legumes, cereais integrais, arroz, farinha e aveia. Cuidado com a quantidade, pois o excesso de fibra provoca gases.

Arroz-integral

Poucas gorduras

Os alimentos com baixo teor de gordura são excelentes para reduzir a inflamação do estômago, já que são muito mais saudáveis do que aqueles gordurosos. Troque o bolo do café da manhã por uma xícara de cereais e frutas. Em vez de batatas fritas, coma cenoura ou aipo. Prefira carne grelhada ou assada em vez de frita.

Especiarias

Cominho, orégano e erva-doce servem para combater o inchaço causado por gases.

  • A erva-doce também é eficiente como antisséptico, o que a torna excelente para casos de diarreia.
  • O cominho tem propriedades sedativas e diuréticas, sendo recomendado para a retenção de líquidos.
  • O orégano tem a capacidade de melhorar a digestão e, sendo diurético, também ajuda a manter a saúde do fígado e dos rins.

Cominos-500x261

Ervas

Uma boa infusão de tília permite combater o estresse, graças às suas propriedades calmantes. Outras plantas medicinais também atingem este objetivo, reduzindo o apetite e a ansiedade por comer, e, em seguida, enchem o estômago. As folhas de bétula também são muito boas para suprimir a inflamação, especialmente se ela é causada pelo período menstrual.

Receita caseira para o inchaço abdominal

Uma mistura mais que eficaz para este problema está composta por quatro ingredientes que permitem eliminar o líquido e os gases que provocam inflamação.

  • O primeiro é o iogurte. Apesar de algumas pessoas serem intolerantes aos lácteos, também é verdade que o iogurte tem bactérias “boas” para eliminar a comida que se fermenta no intestino.
  • O segundo é o gengibre. É muito eficiente para os casos de indigestão, inchaço e gases. Isto se deve ao fato de o gengibre ser carminativo, além de ser bom para evitar as cãibras.
  • O terceiro ingrediente é a banana, rica em potássio, ajuda na eliminação do sódio.
  • E por último o cardamomo, uma especiaria de origem indígena que melhora a digestão.

No liquidificador coloque um ou dois copos de iogurte desnatado, duas bananas picadas, uma colher de chá de gengibre ralado e ¼ de colher de chá de cardamomo em pó. Como um extra, você pode adicionar meio copo de leite desnatado, duas colheres de sopa de mel e metade de um copo de gelo. Misture bem e beba.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X