Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Remédios caseiros para o inchaço estomacal

Tipo:

810178000.jpg

De repente suas calças estão mais apertadas ou sente que seu estômago está prestes a explodir? Apesar de fazer exercício, reduzir as calorias e as medidas você percebe que não consegue diminuir a parte do abdome? Por quê? Pode ser que esteja sofrendo de inflamação. Conheça neste artigo quais são os melhores remédios caseiros para o inchaço estomacal.


Se você não é de comer em excesso ou se satisfaz com poucas porções, não é normal se sentir muito estufado, como se tivesse uma grande pedra no estômago. As razões para o inchaço podem ser variadas, desde intolerância a algum alimento até alergias estomacais provocadas por ingredientes que irritam as mucosas ou, em outros casos, por problemas de digestão dos alimentos. Tanto é assim que muitos que sofrem de inchaço estomacal são intolerantes à lactose.

Além de pôr mais atenção no que você come e quais são as consequências em seu estômago, você pode combater essa sensação com remédios caseiros e algumas dicas naturais. Saiba mais!

Espasmos abdominais

Como desinchar o abdome?

Deixe de consumir tanto sal

O sódio faz muito mal à saúde se consumido em quantidades elevadas. A dose diária recomendada para um adulto é de 1.500 mg. No entanto, o tipo de alimentação que temos e a falta de uma dieta saudável faz esse valor dobrar. Então, uma boa ideia é não adicionar sal em seus pratos. Você também pode analisar os rótulos dos alimentos e comprar os que contenham menos sódio.

Acrescente mais potássio em sua dieta

Os alimentos que são ricos em potássio, como bananas e espinafre, permitem remover o excesso de líquido retido em todo o corpo, incluindo o abdome. Você pode fazer uma deliciosa vitamina, misturando uma banana e um mamão ou comer uma batata assada com a pele e meia xícara de espinafre cozido.

Banana

Não consuma álcool

As bebidas alcoólicas são prejudiciais para a nossa saúde, por diversas e óbvias razões. Se tiver inchaço abdominal, pode ser devido à fermentação do álcool no intestino, causando gases no estômago e inflamação.

Cozinhe os vegetais

É verdade que comer vegetais crus é mais benéfico para o nosso corpo do que consumi-los cozidos, mas se você se sente muito inchada, a segunda opção é a melhor alternativa. A comida sem cozinhar pode causar inflamação, porque leva mais tempo para ser digerida.

Alimentos que reduzem a inflamação estomacal

Antioxidantes

Ao comer esse tipo de alimento, você não só estará ajudando a desinchar o corpo, mas também permitirá que muitas toxinas sejam eliminadas. No grupo de antioxidantes encontram-se: mirtilos, maçãs, cebolas, aipo e alho. Consuma quatro porções das frutas indicadas e duas ou três dos vegetais.

Fibra

A fibra ajuda a combater a inflamação do estômago. Para isso, não hesite em adicionar à sua dieta frutas, legumes, cereais integrais, arroz, farinha e aveia. Cuidado com a quantidade, pois o excesso de fibra provoca gases.

Arroz-integral

Poucas gorduras

Os alimentos com baixo teor de gordura são excelentes para reduzir a inflamação do estômago, já que são muito mais saudáveis do que aqueles gordurosos. Troque o bolo do café da manhã por uma xícara de cereais e frutas. Em vez de batatas fritas, coma cenoura ou aipo. Prefira carne grelhada ou assada em vez de frita.

Especiarias

Cominho, orégano e erva-doce servem para combater o inchaço causado por gases.

  • A erva-doce também é eficiente como antisséptico, o que a torna excelente para casos de diarreia.
  • O cominho tem propriedades sedativas e diuréticas, sendo recomendado para a retenção de líquidos.
  • O orégano tem a capacidade de melhorar a digestão e, sendo diurético, também ajuda a manter a saúde do fígado e dos rins.

Cominos-500x261

Ervas

Uma boa infusão de tília permite combater o estresse, graças às suas propriedades calmantes. Outras plantas medicinais também atingem este objetivo, reduzindo o apetite e a ansiedade por comer, e, em seguida, enchem o estômago. As folhas de bétula também são muito boas para suprimir a inflamação, especialmente se ela é causada pelo período menstrual.

Receita caseira para o inchaço abdominal

Uma mistura mais que eficaz para este problema está composta por quatro ingredientes que permitem eliminar o líquido e os gases que provocam inflamação.

  • O primeiro é o iogurte. Apesar de algumas pessoas serem intolerantes aos lácteos, também é verdade que o iogurte tem bactérias “boas” para eliminar a comida que se fermenta no intestino.
  • O segundo é o gengibre. É muito eficiente para os casos de indigestão, inchaço e gases. Isto se deve ao fato de o gengibre ser carminativo, além de ser bom para evitar as cãibras.
  • O terceiro ingrediente é a banana, rica em potássio, ajuda na eliminação do sódio.
  • E por último o cardamomo, uma especiaria de origem indígena que melhora a digestão.

No liquidificador coloque um ou dois copos de iogurte desnatado, duas bananas picadas, uma colher de chá de gengibre ralado e ¼ de colher de chá de cardamomo em pó. Como um extra, você pode adicionar meio copo de leite desnatado, duas colheres de sopa de mel e metade de um copo de gelo. Misture bem e beba.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

993645_648666681810112_1287116182_n
Biscoitinhos de Nutella

Fazem sucesso entre a criançada! Que tal aproveitar o domingão e preparar...

311146000.jpg
Isso é o que acontece no seu corpo quando você come chocolate amargo

O chocolate amargo é um os alimentos mais consumidos em todo o...

Como-limpar-eletrônicos-com-risco-ZERO-de-estragar
Como limpar eletrônicos com risco ZERO de estragar

Os aparelhos eletrônicos estão presente em quantidades cada vez maiores dentro das...

PÃO DE FORMA MICROONDAS
PÃO DE FORMA MICROONDAS

MODO DE PREPARO: MISTURE OS FARELOS E O FERMENTO ADICIONE O REQUEIJÃO...

Deixe seu comentário

X