Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Relação entre as doenças de garganta e o intestino

Tipo:

Enfermedades-de-garganta-e-intestino-500×323

O título deste artigo pode surpreender, mas não é a primeira vez que encontramos relações surpreendentes entre diferentes partes de nosso corpo, como nos ensina a Medicina Tradicional da China, a reflexologia podal, a iridologia, entre outros. Neste artigo explicaremos como e porque cuidar do intestino caso estejamos padecendo problemas de garganta como amidalite, faringite, rouquidão, etc.
Os remédios dos antepassados
Nossos antepassados tinham muitos conhecimentos de medicina e sempre encontravam remédios simples ao seu alcance para solucionar os problemas do dia a dia. No caso das doenças de garganta, especialmente aquelas que se repetiam nas crianças, optavam pelos enemas.


Antigamente, os enemas eram utilizados com muita frequência, já que assim como sabiam que o mau funcionamento do intestino devia-se a várias doenças, também sabiam que um enema proporcionaria o alívio quase imediato à pessoa.

Geralmente os enemas eram fabricados com peras de sucção, que hoje em dia são vendidas nas farmácias.

Basta introduzir a pera na água morna, preferentemente água mineral e não da torneira, untá-la com um lubrificante ou óleo e introduzi-la no ânus enquanto o paciente estiver deitado sobre seu lado esquerdo. A pessoa deverá aguentar o máximo que puder e evacuar. O tratamento pode ser realizado um par de vezes por dia até a afecção de garganta passar.

Fazer um check-up do intestino

Caso você padeça continuamente de problemas de garganta, sem motivo aparente, e cujos tratamentos médicos são muito custosos, ponha atenção no seu intestino:

Síndrome do cólon irritável: transtorno crônico que provoca dor e estados de diarreia e/ou prisão de ventre alternados. Pode estar relacionado com questões nervosas e emocionais.
Prisão de ventre: é um dos grandes problemas de nossos dias, devido principalmente a uma má alimentação, com muito açúcar e excessivo sedentarismo.
Parasitas intestinais: os parasitas são bem frequentes e, no entanto muito desconhecidos. O mais conhecido é a candidíase, mas existem muitos outros tipos e apresentam sintomas bem diferentes, o que pode confundir o paciente na hora de saber o que tem. Podem provocar cansaço, nervosismo, transtorno de apetite, problemas de digestão, coceira no nariz ou no ânus, etc.
Divertículos: a diverticulose consiste na formação de uma espécie de engrossamento da parede do intestino grosso.

A flora intestinal

Se queremos cuidar de nossa garganta, devemos regular nosso intestino e tratar a doença que estamos cursando. Uma regra fundamental será o cuidado da flora intestinal, a qual é muito afetada pelas doenças intestinais, pela má alimentação e pelo consumo de medicamentos.

Cuidaremos dela de duas maneiras:

Consumindo alimentos que contribuem com seu bom funcionamento, principalmente os alimentos fermentados como o chucrute, iogurte ou kefir, mas deverão ser feitos em casa para evitar o conteúdo de produtos artificiais e assimilarmos os nutrientes que precisamos.
Tomando um suplemento específico para restabelecer a flora intestinal, especialmente se esteve tomando algum medicamento.

Intolerâncias alimentares

Existe um ponto fundamental a ser levado em consideração quando de modo muito repetido sofremos problemas intestinais e de garganta: pensar na possibilidade de ter intolerância a algum alimento, que esteja provocando um dano contínuo e progressivo.

Nas alergias percebemos rápido qual é o alérgeno porque a reação do corpo é instantânea, mas infelizmente não acontece o mesmo com as intolerâncias, que apresentam efeitos nocivos mais lentos e graduais, o que dificulta sua detecção.

Podemos ser intolerantes a quaisquer alimentos e existem muitos tipos de testes de laboratório que o analisam, mas os mais comuns e os que devemos ter mais presentes são a intolerância ao glúten e à lactose. Também podemos sofrer de intolerâncias a determinados frutos secos ou aditivos alimentares.

Banho quente dos pés para alívio imediato da inflamação da garganta

Mesmo que este remédio não cure a doença, oferecerá um alívio imediato da inflamação da garganta, pois ao se esquentarem bem os pés reduzirá rapidamente a temperatura da parte superior do corpo. Mergulhe os pés em água muito quente durante pelo menos 20 minutos. Reponha a água quente assim que for esfriando. Depois cubra bem os pés.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

SUCO TOMATE
Suco de tomate para emagrecer, reduzir colesterol e fortalecer a imunidade.

O suco de tomate ajuda a perder peso e também proporciona muitos benefícios à...

067918b2aaa0b143478116de5c55752e.jpg
Prepare-se para ver a melhor conversa do mundo no WhatsApp

Ainda tem muito tempo para acabar 2016, mas já decidimos: a Dona...

181f81034c356b8da5d02ae9776aa080.jpg
Ela mergulha lã num pote de cola e o que faz depois é realmente ORIGINAL!

UAU! Algo que vai certamente impressionar os teus convidados! Além disso nem...

Receitas da Semana...

L-petRQbBnk-HD
CUSCUZ de TAPIOCA! Simples DE FAZER com poucos INGREDIENTES e o SABOR é INCRÍVEL!

Ingredientes (10 porções) 1/2 kg de tapioca (em grãos) 1 coco ralado...

Screenshot at May 19 17-42-11
Essa sobremesa vai fazer sucesso na sua família! Apenas 2 ingredientes sobremesa fácil e rápida!!

Ingredientes: 4 caixinhas de creme de leite (200g cada) 2 gelatinas sabor...

1472830_711311638878949_1983585489_n
Frango com legumes

É opção saborosa e leve. Inclua no seu livro de receitas!

Pão Caseiro de Leite Ninho
Pão Caseiro de Leite Ninho

Ingredientes: 600g de farinha de trigo (sem fermento) 250ml de leite 5...

Deixe seu comentário

X