Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Recomendações para evitar ou atenuar estrias

Tipo:

Recomendações-para-evitar-ou-atenuar-as-estrías-500×307-500×307

Depois da gravidez e quando engordamos ou emagrecemos muito rapidamente, é provável que apareçam umas marcas brancas ou avermelhadas em diferentes partes do corpo (sobretudo nos quadris, ventre e coxas). Uma grande quantidade de mulheres sofre com este problema… A boa notícia é que se pode evitar ou reduzir!


Neste artigo damos recomendações para evitar ou atenuar estrias e também como removê-las de forma natural.

Se você tiver predisposição genética para estrias (por exemplo, se sua mãe as teve ou tem), não deve se alarmar mas fazer o possível para que não apareçam com tanta “força”.

Use creme hidratante para evitar ou atenuar estrias
Creme-hidratante

Não apenas quando se está grávida, mas em qualquer momento da vida (e, principalmente, a partir dos 20 ou 25 anos), é preciso utilizar um bom creme hidratante. Desse modo, a pele fica mais resistente e hidratada e terá menos possibilidades de sofrer de estrias.

Aplique, diariamente, um creme com ingredientes naturais e, de preferência, que seja espesso.

Se as primeiras estrias já tiverem se desenvolvido, a aplicação do creme também é benéfica para que não elas não aumentem. E uma boa opção para hidratar a pele, sem recorrer a cremes que se vendem em lojas, é usar óleos e babosa.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo de gérmen de trigo (10 g)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (25 g)
  • 1 colher de sopa de gel de babosa (20 g)

 Preparação

  • Misture tudo em um recipiente e aplique na área afetada com movimentos circulares.
  • Deixe passar, pelo menos 15 minutos,  antes de enxaguar com água morna.

Aproveite a vitamina E

Você pode conseguir uma cápsula de vitamina E em lojas de produtos naturais e acrescentar ao creme hidratante que usa diariamente. Estas vitaminas têm propriedades muito interessantes para atenuar as estrias, não só as que estão aparecendo, como também aquelas que têm vários anos.

Massagem com gema de ovo
Gema-de-ovo

O ovo é uma excelente fonte de proteínas, tanto quando o comemos, como quando o usamos  externamente. É recomendado para dar brilho ao cabelo e para eliminar estrias recém-formadas.

Aconselha-se para mulheres em seus primeiros meses de gravidez porque, além disso, previne futuras formações de cicatrizes.  Você só tem que bater um ovo e passá-lo pela área afetada, uma vez por dia.

Utilize óleos essenciais

A eficácia dos óleos essenciais para tornar a pele mais bonita é amplamente conhecida. Este remédio caseiro não eliminará as estrias a 100% se elas forem muito grandes, profundas ou antigas, mas pode ajudar a atenuá-las ligeiramente.

Lembre-se de que os óleos essenciais não se aplicam diretamente sobre a pele, pois podem provocar irritação ou alergia. Devem ser misturados com azeite de oliva ou óleo de amêndoas. Você também pode misturar com o creme que usa habitualmente.

Os melhores óleos essenciais para ajudar a reduzir as estrias são os de:

  • Lavanda
  • Olíbano (Incenso indiano)
  • Rosa
  • Rosa mosqueta
  • Gerânio
  • Mirra

Conselhos para reduzir as estrias

Depois de formadas, as estrias se podem atenuar com receitas caseiras, mas também com hábitos mais saudáveis. Evite que se tornem cada vez mais profundas ou largas:

Proteja a pele do sol

No início, as estrias  apresentam uma cor vermelha intensa mas, com o passar do tempo, o tom vai empalidecendo até ficar mais claro que a pele. Se você proteger as estrias dos raios UV será mais difícil ficarem mais marcadas.
Pele-com-protetor-solar

A radiação solar prejudica a pele e piora sua aparência.

Se você for à praia, não hesite em aplicar um protetor solar com,  pelo menos, FPS 15. Depois de tomar sol poder usar o gel de babosa.

Mantenha a hidratação e faça esfoliação

Além de beber seus 2 litros de água por dia, é preciso hidratar a pele com um creme de qualidade. Lembre-se de que se a pele perder elasticidade, ficará mais propensa a se estirar com as alterações de peso ou durante a gravidez.

Se você tiver a pele muito seca, hidrate todos os dias, pela manhã e à noite.

Também é aconselhável esfoliar, uma vez por semana, com algum produto natural como o açúcar, o café ou a aveia. Não se esqueça de hidratar o corpo após este  tratamento.

Não fume
Habito-de-fumar

As mulheres grávidas não deveriam fumar, este conselho também se aplica àquelas que têm este mau hábito fora das gestações.  O fumo do cigarro faz muito mal à pele.

Os compostos que entram no organismo o prejudicam por dentro. E, atenção, o contato com alguém que fuma, em casa ou no trabalho, também pode provocar estragos em sua pele.

Disfarce as estrias

Mesmo não sendo uma forma de eliminá-las, você pode ajudar a não ficarem tão visíveis. Algumas mulheres optam por se bronzear e outras por se maquiarem. Essas podem ser soluções temporárias para uma ocasião específica.

Faça exercício físico
Mulher-fazendo-exercicio

O esporte ajuda a pele a ficar mais firme e saudável. Graças a ele, você eliminará as toxinas, controlará seu peso e evitará que a pele estique.

Tente fazer um treino aeróbico 2 ou 3 vezes por semana. Não é aconselhável escolher exercícios  de musculação porque é contraproducente para o problema das estrias: estica a pele e rompe as fibras.

Consuma mais vitamina C

Ela está presente nos citrinos e em várias frutas como o kiwi ou morangos. É um nutriente muito importante para a saúde, pois além de evitar doenças, a vitamina C aumenta a produção de colágeno, a proteína responsável por dar firmeza, integridade e flexibilidade aos tecidos.

Também ajuda a desinflamar a pele e a protegê-la da radiação solar.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

22688465_725704467618467_950006821806449038_n
Rabanada No Forno, sem fritura, mais macia e suculenta

Ingredientes 1 lata de leite condensado; 1 colher (chá) de essência de...

micropuntura-estrias-7
Tratamento para estrias “apaga” marcas; veja antes e depois

Geralmente desencadeadas por aumento de peso ou volume corporal repentino, as marcas...

Deixe seu comentário

X