Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Receitas caseiras para tratar úlceras no estômago

Tipo:

138437000.jpg

O estresse, a má alimentação e o consumo excessivo de certos medicamentos são fatores que podem causar muitos problemas em nosso organismo. Um deles são as úlceras gástricas ou pépticas.


Confira também:

- 229 Receitas Low Carb

Se você tem sofrido desse problema, não deixe de ler este artigo, onde conhecerá algumas receitas caseiras para úlceras no estômago. O incômodo e a dor com certeza farão parte do passado.

Úlceras estomacais: o que devemos saber?

São, basicamente, lesões na mucosa gástrica que podem ser causadas por:

  • Presença de uma bactéria (Helicobacter Pylori);
  • Nervosismo;
  • Sedentarismo;
  • Falta de exercícios;
  • Comida muito picante ou gordurosa;
  • Estresse;
  • Preocupações;
  • Má alimentação;
  • Consumo de fármacos (como anti-inflamatórios e analgésicos)

As úlceras estomacais são muito dolorosas e, em ocasiões, os pacientes apresentam também náuseas e vômitos. Se o problema não for tratado de forma adequada desde o princípio, pode causar patologias mais sérias e graves que requerem até cirurgias para recuperar as profundas feridas no revestimento do estômago. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer estomacal.

Acidez-estomacal

Como dito antes, as úlceras podem ser causadas por uma má alimentação. Portanto, é aconselhável:

  • Consumir mais alimentos de origem vegetal (frutas e verduras) e proteínas de origem vegetal (óleos, legumes, frutos secos);
  • Comer carnes magras, como peixe e frango;
  • Consumir cereais integrais como arroz, macarrão, pães, ao invés de refinados (de cor branca);
  • Evitar o consumo de café, bebidas alcoólicas e alimentos processados, embutidos, fritos, picantes e açucarados;

É possível tratar as úlceras com remédios naturais?

Além de seguir uma dieta mais saudável, podemos melhorar a situação escolhendo plantas medicinais específicas que promoverão a cura. Porém, sempre é bom consultar um médico para se assegurar sobre a dose adequada e a existência ou não de efeitos colaterais. Algumas das opções naturais para amenizar as úlceras estomacais são:

Alcaçuz

Costuma ser usado para dar sabor a algumas receitas. Pode ser comprado como planta, mas não é recomendável para pessoas que sofrem de problemas de pressão alta, porque pode aumentá-la. Então, a melhor opção é procurar pelo alcaçuz DGL (sem glicerina), já que não tem contraindicações.

O extrato de alcaçuz protege o estômago dos efeitos dos medicamentos. Deve ser consumido antes de comer para que crie uma “película protetora” nas paredes estomacais.

Ginseng

É conseguido em muitas casas de produtos naturais e tem propriedades antimicrobianas. A raiz de ginseng combate as infecções causadas pela bactéria Helicobactr Pylori e também ajuda a diminuir o dano nas células gástricas.

Estomago-500x322

Aloe vera

Tem milhares de aplicações externas e usos internos. O gel de aloe vera (ou babosa) é usado para cicatrizar feridas na pele, mas também é bom para as mucosas do estômago. Consuma diariamente um copo de aloe vera misturada com água (de preferência em jejum).

Algumas pessoas comem o talo da babosa depois de tirar os espinhos. Tenha muito cuidado se optar por fazer isso, pois o mesmo pode ter efeitos laxantes, e não repita o tratamento mais de duas vezes por semana.

Pimenta caiena

Apesar de ter propriedades irritantes, foi demonstrado que um de seus componentes principais (a capsaicina, que é o que a torna picante) ajuda a proteger as mucosas estomacais e ao mesmo tempo inibe o crescimento da bactéria que causa as úlceras.

Couve

Na realidade o suco de couve é o que precisamos consumir. Pode ser preparado por nós mesmos com um liquidificador ou um triturador de alimentos (não se esqueça de adicionar água). É uma verdura muito poderosa para curar as úlceras estomacais.

Além disso, é possível comer a couve com saladas ou outros pratos, e de preferência, crua.

Acidez-estomacal

Mirtilo

Os número de fanáticos por essa pequena fruta de cor escura cresce cada vez mais, afinal, é uma fruta que serve para pessoas diabéticas, com problemas renais, com colesterol, sobrepeso, hipertensão… E também para aqueles que desenvolveram úlceras pépticas. É aconselhável consumi-lo como suco natural. Ajuda a prevenir as feridas nas paredes do estômago e desinflamar e relaxar o sistema digestivo.

Calêndula

Essa linda flor alaranjada tem efeitos benéficos para a pele e, assim como o aloe vera, cicatriza as feridas. É muito boa para tratar as úlceras. Podemos consumi-la preparando um chá.

Ingredientes

  • 1 punhado de flores de calêndula;
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Ferva a água e adicione as flores. Quando começar a ferver, deixe 5 minutos e, depois, tire do fogo e deixe repousar por mais 5 minutos. Coe e tome com uma colher de sopa de mel (que é um antisséptico de grande qualidade).

Chá verde

Na realidade, qualquer alimento que contenha uma boa quantidade de flavonoides. Por exemplo:

  • Uvas vermelhas;
  • Maçãs;
  • Ameixas;
  • Salsinha;
  • Feijão manteiga;
  • Lentilhas;

Foi demonstrado que todos esses alimentos têm a capacidade de desinflamar o sistema digestivo, inibir o crescimento da bactéria que causa as úlceras e curar feridas nas paredes do estômago. Adicione estes alimentos a sua dieta diária e você verá os efeitos.

Banana

De acordo com alguns estudos, a banana tem a capacidade de proteger o estômago das úlceras devido a um composto chamado protease, que aniquila as bactérias antes que possam começar a causar danos.

Ela engrossa as paredes estomacais e ajuda a produzir mais quantidade de mucosa gástrica, que constitui uma excelente barreira para que os ácidos digestivos não causem estragos.

Dor-no-estomago


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário