Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Receitas caseiras deixam móveis e acessórios com cara de novos

Tipo:

limao-faxina

Muita gente investe na decoração, e, depois, não sabe como manter móveis e outros acessórios com cara de novos. E mais: desconhece dicas caseiras (algumas do tempo da vovó!) que fazem verdadeiros milagres. O segredo está em lançar mão de produtos que estão ao alcance de todos, muitas vezes, na despensa da cozinha de casa.


Uma opção para deixar a casa brilhando é usar limão. A fruta pode ser usada para retirar ferrugem de talheres e peças de alumínio, além de ser um ótimo lustrador de móveis, quando misturado com óleo de cozinha.

O vinagre, por exemplo, é ótimo para limpar tapetes, carpetes e remover o mofo dos azulejos. Quando usado na limpeza de janelas, deixa os vidros limpos, sem gorduras ou manchas.

O ideal é usar vinagre branco ou de maçã que, de quebra, ainda conferem um cheirinho agradável. Aliás, se este for o objetivo, recomenda-se colocar uma ou mais bacias de vinagre no ambiente. O resultado poderá ser sentido em pouco tempo.

Durante uma obra recente, a arquiteta Monique Granja viveu momentos de tensão ao descobrir que o piso de mármore chinês da cliente estava com uma mancha causada por um caixa de papelão. A solução veio de uma receita caseira, que evitou a troca da peça:

“Usei água oxigenada 40 volumes sobre a mancha que, aos poucos, desapareceu sem deixar rastros – conta a arquiteta, que ainda dá outra dica: – Costumo usar álcool para tirar manchas de caneta em tecidos, pois ele remove a tinta com facilidade. Mas há quem use leite também”, completa.

Outra solução barata e eficaz, o sal tem mil e uma utilidades, inclusive o de retirar manchas de gordura e vinho tinto do tapete. No primeiro caso, deve-se usar sal e álcool (na proporção de uma colher de chá de sal para quatro de álcool) e esfregar bastante para, em seguida, enxaguar com água. No segundo, o primeiro passo é secar o vinho derramado e pulverizar a área com sal, que deve descansar por 15 minutos. Por fim, é preciso limpar toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.

Mas, se o problema não for a decoração, e sim os insetos que teimam em fazer parte dela, a receita certa é a de álcool com cravo-da-índia. O ideal é que a mistura fique pelo menos três dias em descanso para que o álcool absorva o perfume da especiaria. Para usá-la, use um borrifador.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X