Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Rabada com polenta

Tipo: Carnes

15873198_707048309455912_2984152670498187100_n (1)

Ingredientes:
Para a rabada:
– 1 kg de rabo de boi em pedaços
– 2 cálices de vinho tinto seco
– 1 colher de sopa de tempero preparo com sal, pimenta do reino e 1 dente de alho amassado (usei 4 dentes de alho, cominho e páprica picante também)
– 1 cebola média picada
– 1 pimentão amarelo cortado em tiras
– 2 dentes de alho picados
– 1 pimenta calabresa
– 1 folha de louro
– 1 litro de água quente
– 1 maço de agrião limpo
Para a polenta:
– 1/2 litro de água fervente
– 3 colheres de fubá de milho
– 2 conchas de caldo da rabada
– 1 tablete de caldo de frango

Preparo:
Rabada:
Tempere o rabo com o tempero. Coloque numa vasilha com tampa, adicione o vinho tinto, tampe e deixe marinando na geladeira por 1 hora. Vire uma vez para pegar tempero nos dois lados da carne.
Coloque uma panela de pressão para esquentar em fogo alto. Quando estiver bem quente, adicione um fio de azeite e doure a carne, selando bem de todos os lados. Acrescente o alho, a cebola, o pimentão, a folha de louro e a pimenta calabresa. Misture e refogue um pouco mais.
Em seguida, coloque a marinada e a água quente na panela. Tampe e quando começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Abra a panela e verifique se a carne está soltando do osso. Mantenha a carne cozinhando em fogo baixo. Se necessário, acrescente um pouco de água e acerte o sal.
Desligue o fogo e acrescente as folhas de agrião.
Polenta:
Enquanto a rabada cozinha, prepare a polenta. Coloque 1/2 litro de água para ferver com o tablete de caldo de frango. Quando atingir a fervura, acrescente o fubá e misture com ajuda de um fouet ou colher de pau. Se necessitar de mais fubá, acrescente mais um pouco dissolvido em água fria, para não empelotar. Faça isso até atingir a consistência desejada. Assim que estiver bem cozido e liso, coloque 2 conchas do molho que se formou na rabada, para agregar mais sabor. Se for necessário, antes de desligar acerte o sal.
Sirva em seguida montando a polenta por baixo e os pedaços da rabada por cima.
Hummmm! Delícia!.Créditos:Dani Carneiro.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Deixe seu comentário